Como descobrir CNPJ pelo nome ou endereço da empresa [Tutorial]

O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica é o registro principal de uma empresa, ou seja, é a informação oficial mais básica que podemos utilizar para pesquisar sobre uma organização, algo muito útil no processo de qualificação de fornecedores.

No entanto, sempre temos acesso a esse dado. Podemos receber um lead apenas com o nome fantasia ou simplesmente passar em frente uma fábrica durante uma viagem de negócios. Para aproveitar essas oportunidades, vamos mostrar como descobrir CNPJ pelo endereço ou nome da empresa.

Quer ficar por dentro desse tutorial básico e muito útil para identificar boas oportunidades na gestão da cadeia de suprimentos? Então continue lendo!

O que é o CNPJ?

Antes de mostrar como descobrir CNPJ pelo endereço ou nome da empresa, nada melhor que entender o que é esse número e qual sua aplicação. Trata-se de um número único de registro fornecido pela Receita Federal no momento da abertura formal de uma empresa.

Com isso, ela passa a fazer parte de um banco de dados essencial para operação legal e recolhimento de tributos nas esferas municipal, estadual e federal. A identificação também é utilizada para monitorar suas atividades, emitir certificações e permitir o lançamento de notas fiscais.

Para que é utilizado o CNPJ de empresas?

Para a gestão de fornecedores, obter o CNPJ de uma empresa é uma parte essencial do processo de qualificação e homologação de possíveis candidatos à formação da cadeia de suprimentos de uma organização.

Com esse número, a contratante pode pesquisar mais informações sobre a potencial fornecedora, desde dados sobre os seus sócios e infraestrutura até a existência de pendências trabalhistas, embargos ambientais do IBAMA ou obter a CND Federal.

De modo geral, o CNPJ de terceiros faz parte de toda análise de compliance e governança corporativa, ou seja, além de se alinhar na gestão de fornecedores, também faz parte de um bom plano de gestão de riscos.

Antigamente, a checagem de compliance poderia ser um processo custoso e burocrático. A boa notícia é que a tecnologia está revolucionando a forma como se faz a qualificação e o monitoramento de fornecedores.

Prova disso é a Linkana, que permite centralizar o gerenciamento de seus parceiros comerciais em uma plataforma intuitiva, simplificada e que acompanha toda sua estratégia. Basta ter o CNPJ do fornecedor para iniciar o processo, com uma análise automatizada de dados públicos.

Gostou da ideia? Então acesse nosso site e agende uma demonstração gratuita!

Com esse recurso, você deve estar ainda mais interessado em saber como descobrir o CNPJ pelo nome da empresa ou pelo endereço, não é mesmo? Então vamos falar sobre isso.

Encontre o CNPJ e mais 10 outros dados de fornecedores em segundos

CNPJ, Certidões, consulta do CEIS e do CEPIM e outros dados na ferramenta completa Consulta CNPJ da Linkana.

Conheça a Redesim

Em dezembro de 2007 foi instituído a Redesim, Rede Nacional para Simplificação e Legalização de Empresas e Negócios, que é uma base de sistemas informatizados que fazem o que o nome diz, registram e legalizam empresas de maneira facilitada.

A ideia é ter um padrão de procedimentos, reduzir custos ao informatizar a rede de dados e garantir a transparência sobre a atividade de organizações devidamente registradas e em conformidade com as autoridades.

É importante explicar o que é a Redesim, já que as informações contidas nesse sistema servem de base para descobrir o CNPJ pelo nome da empresa.

Passo-a-passo 1: como descobrir CNPJ pelo nome da empresa?

Para identificar o CNPJ de uma empresa a partir do seu nome, seja o nome fantasia ou razão social, o passo-a-passo é o seguinte:

redesim
  1. Acesse a Redesim no site do Governo Federal;
  2. Clique em Consulta Pessoa Jurídica;
  3. Clique em Pesquisa por Nome Empresarial ou Título do Estabelecimento;
  4. Faça o login ou abra sua conta gov.br;
  5. Autorize o uso de dados pessoais pela Redesim;
  6. Clique em Consulta CNPJ;
  7. Selecione o Tipo de Pesquisa (Nome Empresarial, Título do Estabelecimento, etc.);
  8. Digite o nome no campo de pesquisa e clique em pesquisar;
  9. Confira as informações na página de resultados.

Nessa tela, é possível conferir o nome da empresa, o CNPJ, a situação cadastral, a UF na qual ela está registrada e outros dados muito úteis para a gestão de fornecedores, entre outras aplicações.

Vale lembrar que Nome Empresarial é o mesmo que Razão Social, ou seja, é o nome oficial da empresa, utilizado como assinatura e identificação da empresa em documentos e contratos. 

Já o Título do Estabelecimento é o Nome Fantasia, que é a forma como uma organização se apresenta para os consumidores, por meio da fachada da loja, publicidades e estratégias de marketing, por exemplo.

Passo-a-passo 2: como descobrir CNPJ pelo endereço?

Agora vamos mostrar como descobrir o CNPJ pelo endereço de uma empresa. Esse modo é menos assertivo que o anterior, mas ainda é uma alternativa válida para obter o número e viabilizar consultas relativas ao processo de homologação de fornecedores.

A recomendação aqui é digitar o endereço e o nome da empresa, conforme visto na fachada ou material de divulgação, no Google ou outra ferramenta de busca de sua preferência. Dessa forma, é possível encontrar o site do fornecedor, se ele tiver um, onde temos uma grande chance de encontrar o CNPJ.

Existem algumas ferramentas online que fornecem a possibilidade de pesquisa de CNPJ por nome, telefone ou endereço de empresas, mas as fontes de dados são as mesmas utilizadas por páginas de busca como Google.

Consulta de CNPJ gratuita com a Linkana

Estamos sempre à procura de meios para otimizar a gestão de riscos e facilitar a realização do due diligence com potenciais fornecedores, por isso, a Linkana desenvolveu um recurso especial para consulta de dados de empresas junto à Receita Federal.

Com um banco de dados de mais de 49 milhões de CNPJs, é possível obter dados sobre situação cadastral, quadro de sócios, gestores e muito mais. Você pode realizar a consulta de maneira prática e gratuita, utilizando o nome ou CNPJ da Empresa.

Viu só como é simples? Agora você já sabe como descobrir CNPJ pelo nome ou endereço de uma empresa. Utilize esse conhecimento para dar o pontapé inicial aos seus processos de qualificação de fornecedores.

Se gostou do conteúdo, não deixe de compartilhar com seus colegas nas redes sociais e acompanhar o nosso blog para mais dicas e informações de qualidade sobre cadeia de suprimentos, gestão de riscos e muito mais.

Não se esqueça de conhecer as funcionalidades do software de gestão de fornecedores da Linkana.

Leo Cavalcanti

Leo Cavalcanti

Advogado, especialista em Planejamento Tributário e Finanças, soma mais de 05 anos de experiência com rotinas de auditoria empresarial e tributária, além de conhecimento em controladoria e práticas de departamento jurídico corporativo. Atualmente é CEO e um dos co-fundadores da Linkana.

Ebook

Diversidade de Fornecedores

Tenha acesso a um guia completo de como estruturar o seu programa de diversidade de fornecedores. Veja erros, acertos, cases de sucesso e boas práticas do mercado!

logo linkana

Podcast

Procurement Hero

Líderes e referências do mercado de procurement batem um papo sobre tecnologia, dados e tendências.

Teste
Descubra se você é um comprador do futuro!

Tenha acesso a um guia completo de como estruturar o seu programa de diversidade de fornecedores.Veja erros, acertos, cases de sucesso e boas práticas do mercado!

logo linkana

Ferramenta

Consulta de CNPJ

Encontre o CNPJ e mais 10 outros dados de fornecedores em segundos.

logo linkana

Ebook

Gestão de Fornecedores

Descubra como fazer um gestão de fornecedores inteligente e guiada por dados na sua empresa!