Descubra quais são os 5 V’s do Big Data e como usar no seu negócio

Por meio da evolução tecnológica, é possível a inserção de diversas estruturas e ferramentas que auxiliam o dia a dia de indivíduos e empresas. Dessa forma, onde todos estão conectados, um grande volume de informações digitais é produzido a todo momento. 

E é nesse sentido que surgiu o conceito de Big Data. 

Os dados produzidos por todas as tecnologias e canais digitais são chamados de Big Data, que trata esse grande volume de informações geradas a cada segundo. Todo o conhecimento gerado pode ser implementado dentro das empresas, na gestão orientada por dados, com o potencial de reestruturar estratégias. 

Além disso, a possibilidade de trabalhar com os 5 V’s do Big Data traz às organizações outras visões e habilidades para acrescentar aos processos dos setores da empresa. Ou seja, essas características podem ser utilizadas de forma abrangente no seu negócio. 

Descubra quais são e como podem ser aplicados os 5 V’s do Big Data dentro da sua empresa para aprimorar seus resultados. 

O que é Big Data?

Big Data é um termo utilizado para se referir aos grandes conjuntos de dados produzidos por tudo que está conectado na internet. As informações ficam armazenadas em uma espécie de nuvem, são compreendidas e usadas por meio de ferramentas especiais capazes de interpretá-las.

Atualmente, o Big Data é uma fonte para adquirir novas estratégias e insights pelas empresas e negócios, uma vez que os dados podem ser utilizados para conhecer o comportamento do mercado. 

Dentro desse conteúdo, é possível analisar a conduta do consumidor, dos concorrentes, fornecedores e, assim, fazer a gestão eficaz de todos esses pontos. 

O que são os 5 V’s do Big Data?

No início da sua concepção, o Big Data resumia- se em 3 V’s; Velocidade, Volume e Variedade. Logo mais, foram adicionadas mais duas características, tornando em Volume, Velocidade, Variedade, Veracidade e Valor os 5 V’s do Big Data.

Esses resumem os desafios logísticos em lidar com uma grande quantidade de dados. A proposta da solução de Big Data é oferecer um tratamento constante para o crescimento desenfreado e complexidade dos dados. 

Resultados impressionantes através da automação de processos
Descubra como a Nivea, a Mitre e outras grandes empresas revolucionaram seus processos de gestão de fornecedores com a plataforma da Linkana.

1. Volume

Em uma reportagem da revista Exame, os dados gerados pelo mundo no ano de 2020 alcançaram 40 trilhões de gigabytes e tendem a aumentar a cada ano. O grande volume de dados do Big Data é um dos desafios no quesito armazenamento, mas para as empresas pode ser uma forte fonte de informações necessárias para os negócios. 

Nesse sentido, ficam disponíveis para consulta em base de dados como Google Analytics, ferramentas de e-mail marketing, analytics de redes sociais e até bases próprias. O grande volume de informações pode ser interpretado e transformado em conhecimento para as empresas que os utilizam. 

2. Velocidade

Outra grande característica do Big Data é a velocidade em que as informações são geradas. Da mesma maneira que um grande volume é produzido de forma extremamente rápida, outras muitas ficam desatualizadas. Dito isso, é importante que as empresas saibam realizar o manejo desse desafio. 

De maneira geral, quanto mais rápido são interpretados os dados produzidos, mais benefícios competitivos as empresas ganham. Além de ser importante a correta compreensão dessas informações, poder tê-las instantaneamente também agrega valor para os negócios. 

Resumidamente, um dos desafios do Big Data é conseguir proporcionar o acesso real time de seus dados devido ao grande volume que as informações chegam à nuvem. Entretanto, as ferramentas disponíveis no mercado já são capazes de selecionar os dados estratégicos e apresentar às empresas. 

3. Variedade

Os dados são apresentados de várias formas no Big Data: imagens, vídeos e documentos chegam através de várias fontes de internet e redes sociais. Com a grande disponibilidade de variação dos dados, os desafios comuns são parametrizar, categorizar, analisar e torná-los coerentes. 

É válido ressaltar que esses dados são de extrema importância para a análise das movimentações do mercado, pois provêm das mais diversas formas de interação de consumidores e fornecedores com o comércio. 

Apesar da tarefa de organizar os dados e deixá-los compreensíveis ser um tanto desafiadora, é possível contratar ferramentas especializadas em processar e categorizar. Tornando assim capazes de serem cruzados e transformados em planos estratégicos. 

4.Veracidade

Para que a gestão empresarial seja beneficiada com as informações, as ferramentas de Big Data precisam ser eficazes em traduzir a veracidade das fontes que disponibilizam esses dados. 

Os processos de limpeza, cruzamento e validação visam à veracidade de informações. Dito isso, é importante para as empresas verificar a confiabilidade das ferramentas do Big Data para que isso seja possível.

5. Valor

Um dos 5 V’s do Big Data está relacionado a agregar valor com os dados extraídos. É importante que a empresa saiba exatamente como utilizar as informações pertinentes às suas estratégias. Para isso, é válida a contratação de tecnologias que agregam valor aos serviços e produtos do negócio. 

A maior vantagem competitiva que seu negócio pode obter é ter a habilidade de utilizar os dados fornecidos pelo Big Data. Grande parte das informações disponíveis e extraídas são comumente já utilizadas pelos setores de gestão da empresa, como gestão de fornecedores, supply chain, gestão de risco, logística, comercial e outros. 

Como aplicar dentro do seu negócio? 

Em linhas gerais, a aplicação dos 5 V’s do Big Data dentro do seu negócio é através das tecnologias e ferramentas capazes de reunir o conjunto de características listadas acima. Da mesma forma que os desafios se constroem, as soluções também. 

Uma gestão baseada em dados envolvendo setores administrativos, comercial e de abastecimento aprimora os serviços e/ou produtos do seu negócio. É válido lembrar que o sucesso da empresa é resultado das escolhas que ela faz, começando pela cadeia de suprimentos de maneira eficaz. 

Uma gestão de fornecimento inteligente e eficiente tem efeitos em diversos setores da empresa. As compras são eficazes e evitam desperdícios. As vendas crescem pela qualidade dos serviços ou produtos e, consequentemente, há o aumento da lucratividade. 

Atualmente no mercado há softwares que com automação de processos robóticos e inteligência artificial que processam os dados do Big Data e oferecem soluções poderosas para as empresas. A Linkana compila, estuda e converte os dados estruturados nos 5 V’s do Big Data relacionado a fornecedores e apresenta de forma simples e eficaz. 

Seja uma das empresas que possuem uma gestão baseada em dados, acesse o site Linkana e faça uma avaliação de fornecedores para o seu negócio. Comece aplicando os 5 V’s do Big Data nas escolhas da sua empresa.

Leo Cavalcanti

Leo Cavalcanti

Advogado, especialista em Planejamento Tributário e Finanças, soma mais de 05 anos de experiência com rotinas de auditoria empresarial e tributária, além de conhecimento em controladoria e práticas de departamento jurídico corporativo. Atualmente é CEO e um dos co-fundadores da Linkana.
logo linkana

Ferramenta

Consulta de CNPJ

Encontre o CNPJ e mais 10 outros dados de fornecedores em segundos.

logo linkana

Podcast

Procurement Hero

Líderes e referências do mercado de procurement batem um papo sobre tecnologia, dados e tendências.

logo linkana

Ebook

Gestão de Fornecedores

Descubra como fazer um gestão de fornecedores inteligente e guiada por dados na sua empresa!