Resources

Gestão de Dados

Gestão de Dados

Gestão de Dados

Validação automática de dados bancários: por que usar esse recurso?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

April 28, 2023

April 28, 2023

April 28, 2023

A validação automática de dados é um processo no qual a autenticação e a comprovação de legitimidade de informações acontecem sem interferência humana

Em outras palavras, consiste em uma atividade cuja confirmação da validade de algum dado ou documento é realizada por meio de sistemas próprios para esse fim.

Quanto a isso, nem é preciso dizer que o uso cada vez mais amplo da tecnologia no dia a dia das empresas tornou as tarefas muito mais fáceis, rápidas e precisas, concorda?

Além disso, ao contar com os softwares certos há um considerável aumento da produtividade dos times, e a redução de falhas e retrabalho, ambas situações características de atividades feitas manualmente, por mais que haja atenção por parte do profissional.

Trazendo tudo isso para a gestão de fornecedores, a validação automática de dados por ser aplicada em diversas frentes, tais como para analisar a veracidade do número do CNPJ apresentado, de certidões, licenças e, especialmente, de informações bancárias.

Ao fazer isso, você protege sua empresa de vários riscos, a exemplo das fraudes financeiras que podem impactar seu negócio de inúmeras formas.

Gostaria de saber como conseguir isso por meio da validação automática de informações, dados e documentos? Então siga a leitura deste artigo que daremos a resposta!

O que é validação automática de dados? 

A validação automática de dados pode ser definida como uma atividade realizada com a ajuda da tecnologia para comprovar a autenticidade e a legalidade dos mais variados tipos de informações.

Comumente, esse recurso é usado para verificar a genuinidade de dados mais críticos, como os bancários, que podem elevar o risco financeiro na estruturação de uma parceria entre duas empresas.

Aqui, vale destacar que é fundamental que todo negócio confira e acompanhe pontualmente os dados apresentados por seus parceiros, a exemplo dos fornecedores. 

Negligenciar esse cuidado pode fazer com que a empresa firme contrato com companhias que não atuam em conformidade com leis e normas vigentes, pratiquem atos ilícitos como fraudes financeiras e lavagem de dinheiro, entre outros que comprometem a imagem e a reputação de quem está contratando.

Dica! Não deixe de ler este artigo: "Homologação de fornecedores: por que é essencial para mitigar riscos?"  

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Para que serve a validação automática de dados bancários? 

Validar automaticamente os dados bancários dos seus fornecedores serve como uma forma de proteger sua empresa de variados riscos, tais como os que acabamos de mencionar.

Por exemplo, ao usar a validação automática de dados para evitar fraudes financeiras, você resguarda seu negócio de fazer depósitos de pagamentos em contas bancárias que não estão vinculadas ao fornecedor contratado

Se, porventura, uma situação como essa acontece, há um sério risco de sua empresa comprometer o relacionamento com a companhia fornecedora que deveria receber o valor. Isso sem falar na evidente perda financeira que o seu negócio terá.

Por isso, esse cuidado está diretamente relacionado ao processo de coleta de dados bancários de fornecedores, importante etapa da homologação que tem por objetivo obter informações que permitam a realização do pagamento pelos serviços e/ou insumos recebidos sem falhas.

7 benefícios da validação automática de dados bancários

Como você já deve estar imaginando, realizar automaticamente a etapa de validação de dados bancários dos fornecedores traz uma série de vantagens para o seu negócio.

Entre os que mais se destacam estão:


  • otimização no tempo gasto nesse processo, deixando os profissionais responsáveis por essa tarefa livres para executarem outras atividades estratégias em favor do crescimento da empresa;


  • aumento da produtividade dos times, pelo mesmo motivo anterior;


  • redução de falhas humanas e, consequentemente, da necessidade de retrabalho, visto que tudo é feito por meio de softwares e aplicações próprias para essa finalidade;



  • aumento da segurança na gestão financeira, visto que erros são mitigados pelo uso apropriado da tecnologia;


  • padronização da etapa de coleta e validação de dados bancários, evitando que cada profissional atue de uma forma;


  • diminuição do risco de perdas financeiras, pelo fato de haver a certeza que os dados bancários utilizados pertencem realmente ao fornecedor em questão. 


Como e por que implementar validação automática de fornecedores?

Os motivos pelos quais você deve automatizar a validação de dados bancários, e outros, na gestão de fornecedores da sua empresa, já deve ter ficado claro pelos benefícios que acabamos de citar, concorda?

Somente por meio da automatização desse processo é possível alcançar as vantagens que mencionamos e, com isso, proteger corretamente sua empresa de riscos financeiros e de comprometer o relacionamento com fornecedores.

Portanto, a pergunta que falta ser respondida é: "Como implementar a validação automática de fornecedores, e de todas as informações que vêm com eles, na sua empresa?"

A resposta para essa questão é: utilizando um bom software de gestão de fornecedores, que seja robusto e completo, e que contemple funcionalidades que permitam a execução dessa tarefa automaticamente — como é o caso do oferecido pela Linkana!

Como a Linkana ajuda a validar automaticamente os fornecedores?

A Linkana é a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques. 

Com isso, aceleramos radicalmente processos de onboarding, de análise e de monitoramento de fornecedores — graças aos dados dos fornecedores já preenchidos por eles ou por outra empresa —, permitindo o uso de dados e insights compartilhados entre as maiores corporações do Brasil.

Uma das funcionalidades presentes no nosso sistema é a verificação automática, recurso que realiza a análise de informações e documentos em fontes internas e externas, a exemplo das validações de dados bancários, por meio de:


  • microdepósitos;


  • cruzamento de base e listas internas de restrições de pessoas físicas e jurídicas, com base fornecedores e partes relacionadas;


  • análise de indicadores financeiros da empresa fornecedora e sua relação de fornecimento.


Quais as vantagens dessa função do sistema da Linkana?

Certamente, um dos maiores benefícios de poder contar com o recurso para verificações automáticas da Linkana é identificar, previamente, todos os riscos presentes na cadeia de fornecedores da sua empresa.

Isto é, trata-se de uma ação preventiva, que ajuda a levantar os fornecedores com potencial de gerar problemas para sua marca, protegendo-a antes de ter que lidar com essas questões.

Mas a Linkana oferece muito mais para você e seu negócio. Outras funcionalidades do nosso sistema são:










Para conhecer cada um deles, em detalhes, preencha agora mesmo o formulário abaixo e agende uma demonstração.

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market