Resources

Logística

Logística

Logística

OTIF: por que usar o indicador logístico na gestão de fornecedores?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

October 12, 2023

October 12, 2023

October 12, 2023

O OTIF é um indicador que mensura o desempenho das operações de coleta e entrega de uma empresa. 

Em outras palavras, trata-se de um KPI logístico que ajuda a verificar se os prazos de entrega estão sendo cumpridos e de acordo com o padrão de qualidade esperado pelos clientes.

Além de aprimorar a gestão logística, o KPI OTIF é uma importante ferramenta de análise de desempenho de fornecedores. 

Por meio do indicador, é possível verificar, por exemplo, quais agentes da sua cadeia de suprimentos estão cumprindo os prazos de envio de insumos e quais não estão — e, portanto, comprometem o fluxo operacional do seu negócio.

Somado a este fato, o indicador também ajuda a mensurar níveis de qualidade nas entregas, visto que aponta se houve ou não o atendimento às especificações do pedido.

Achou interessante e quer entender melhor como o KPI funciona? Então, siga a leitura deste artigo, pois falaremos o que é o indicador OTIF, como calcular e como usar na gestão da cadeia de suprimentos.

O que é o indicador OTIF?

O OTIF é um indicador logístico que mensura prazos e critérios de qualidade de entrega, como o cumprimento do que foi especificado na contratação e as condições da mercadoria. A sigla em inglês significa On-Time In-Full que, respectivamente, diz respeito ao prazo e ao estado do item entregue.

Quanto à aplicação do KPI OTIF, ele permite mensurar a qualidade do processo logístico de um negócio frente a diversos critérios, tais como:

  • capacidade de entrega no prazo;

  • conformidade com o esperado pelo cliente;

  • quantidade de entregas feita no tempo e nos locais certos.

Por conta das aplicações, este indicador logístico pode ser usado por todas as empresas que fazem algum tipo de entrega, seja no mercado B2B ou B2C.

Leia também: "Logística empresarial: o que é e por que é tão importante?"

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Como calcular o OTIF?

O cálculo do indicador On-Time In-Full é feito a partir da fórmula:

%OTIF = (% On-Time x % In-Full)

Para chegar ao percentual de On-Time e In-Full, é preciso aplicar estas expressões matemáticas separadamente:

On-Time (%): número de pedidos entregues no prazo / total de pedidos

In-Full (%): número de pedidos entregues completos / total de pedidos

Abaixo, explicaremos o que significa cada parte do indicador.

On-Time

O termo se refere ao conceito "no prazo". Na prática, consiste na mensuração do tempo total de uma entrega, indo desde o despacho até a chegada do produto ao destino. A ideia é verificar se todo o processo logístico foi feito dentro das datas estipuladas.

Geralmente, é normal uma empresa trabalhar com prazos de entrega distintos para cada tipo de produto comercializado. 

Ainda assim, o indicador dá uma visão geral do atendimento, ou não, dos limites de entrega. Com isso, é possível verificar o percentual de acerto e, a partir dessa informação, adotar as melhorias necessárias.

In-Full

A segunda parte do indicador OTIF é voltada para o atendimento das especificações do pedido. Na prática, significa garantir que o produto entregue é o mesmo solicitado.

Aqui, também entra a questão da qualidade do item, a fim de evitar que o material entregue tenha falhas e/ou avarias decorrentes do processo logístico.

Sugestão de leitura: "KPIs do setor de compras: qual a importância desse tipo de métrica e 6 dicas para implementar na sua empresa"

Como melhorar o OTIF?

Em linhas gerais, o OTIF ideal deve ficar entre 80% e 90%. Percentuais inferiores indicam processos logísticos ineficientes que requerem ajustes para evitar impacto no fluxo produtivo da empresa. Consequentemente, acendem o alerta para a importância dos resultados no relacionamento com os clientes finais e no faturamento.

Quanto a isso, uma dúvida comum é: "Como melhorar o resultado do indicador On-Time In-Full?". Entre as boas práticas que podem ser adotadas, estão:

  • listar os processos adotados para identificar gargalos e realizar os ajustes necessários;

  • padronizar a dinâmica de entrega;

  • usar sistemas próprios de gestão logística;

  • otimizar o fluxo de entrega por meio de soluções de geolocalização;

  • estabelecer um bom relacionamento com fornecedores, a fim de evitar atrasos na entrega de produtos e/ou serviços.

Qual o impacto do OTIF na gestão da cadeia de suprimentos?

Por falar em fornecedores, tenha em mente que o On-Time In-Full de seus parceiros reflete diretamente no resultado do indicador da sua empresa

Por exemplo, se houver atrasos na entrega de matéria-prima para o seu negócio, o envio dos produtos aos seus clientes também pode atrasar. O mesmo vale para quando a quantidade recebida não é a esperada, situação que impacta o volume produtivo. 

Por motivos como os citados é que o prazo de entrega também deve ser considerado durante a avaliação do desempenho dos fornecedores. Dessa forma, você saberá quais empresas fornecedoras estão cumprindo as datas de entrega acordadas e se a qualidade dos itens recebidos está conforme o esperado.

A prática dá a chance de aprimorar a gestão de fornecedores do seu negócio e, como resultado, melhorar a performance da sua empresa e o relacionamento com os clientes.

Dica! Não deixe de ler este artigo: "4 indicadores de desempenho de fornecedores para agregar mais segurança e eficiência nas parcerias"

Como avaliar o desempenho dos fornecedores rapidamente?

Não existe melhor maneira de avaliar o desempenho dos seus fornecedores do que contando com a ajuda de sistemas próprios para a atividade.

Com a Linkana, por exemplo, você e seu time de compras e procurement fazem avaliação de performance de fornecedores de forma otimizada, verificando se os prazos são cumpridos, se a qualidade dos produtos/serviços está satisfatória, entre outros pontos relacionados.

Essa é uma das maneiras de estabelecer uma relação de confiança com os fornecedores da sua empresa, bem como de mitigar riscos relacionados às suas operações.

Quer saber o que mais oferecemos para aprimorar a gestão de fornecedores do seu negócio? Então, confira este vídeo, com Leo Cavalcanti, CEO e cofundador da Linkana.

https://youtu.be/T4CMXDrgswQ

E para levar funcionalidades como essa para a sua empresa, preencha agora mesmo o formulário abaixo e converse com um dos nossos especialistas!

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market