Resources

ESG

ESG

ESG

MSCI ESG Research: o que é e qual a importância dos ratings ESG?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

July 26, 2023

July 26, 2023

July 26, 2023

A MSCI ESG Research é uma solução voltada para análise de critérios ESG da renomada fornecedora de ferramentas e serviços críticos de suporte MSCI.

Nesse cenário, o papel dessa companhia é avaliar empresas com base nesses pilares, a fim de entregar aos investidores que utilizam suas soluções dados relevantes que contribuem com suas tomadas de decisão.

As pesquisas realizadas pela MSCI geram análises de riscos socioambientais e de governança que tendem a influenciar o interesse de investidores sustentáveis. Ela também fornece índices ESG que podem ser amplamente usados para aprimorar a atuação de diversos negócios que visam atender esse critério.

Porém, fica a pergunta: o que tudo isso tem a ver com a realização de uma boa gestão de fornecedores? A resposta é que analisar os riscos ESG que uma empresa fornecedora pode trazer para a sua é essencial para o bom funcionamento do seu negócio.

Aqui, é preciso ter em mente que boas práticas socioambientais e de governança evitam problemas de compliance, financeiros, jurídicos, de comprometimento de imagem, entre vários outros.

Para deixar esse ponto de vista mais claro, siga a leitura deste artigo e confira, agora, o que é e como funciona a MSCI ESG Research, a importância de avaliar as ações adotadas por fornecedores para atendimento desses pilares e qual ferramenta usar para fazer essa mensuração.

Quem é MSCI ESG Research? 

MSCI ESG Research é um braço da companhia MSCI, que se apresenta como fornecedora líder de serviços críticos e ferramentas de suporte para tomadas de decisões voltada para a comunidade global de investimentos. 

Com mais de 50 anos de experiência em pesquisa, dados e tecnologia, as medições, modelagens e levantamentos específicos para análise dos pilares ambientais, sociais e de governança conta com 34 anos de experiência, conforme destacado em sua página oficial.

Nesse segmento, as contratantes da MSCI ESG Research têm a chance de utilizar os dados gerados como ferramentas analíticas, a fim de aprimorarem suas gestões, direcionar melhor seus orçamentos para atendimento dessas práticas e, com isso, se posicionar melhor no mercado de atuação.

Paralelo a essa atividade, os resultados ESG levantados pela MSCI embasam decisões de investidores corporativos, especialmente daqueles que consideram boas práticas socioambientais e governança um dos critérios para suas deliberações.

Assim, a MSCI ESG Research ajuda as empresas a construírem portfólios mais fortes e estruturados, e investidores a ponderarem sobre fatores de riscos e potenciais retornos financeiros antes de aplicarem dinheiro nos negócios que pretendem investir.

Dica! Aproveite e leia também: "ESG e compliance: em quais pontos esses conceitos se relacionam?"

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Como funciona o rating ESG da MSCI ESG Research? 

O rating ESG da MSCI ESG Research funciona a partir da oferta de diversos produtos com soluções ambientais, sociais, de governança e climáticas. São eles:

  • classificações ESG: mensuram a gestão, riscos e oportunidades financeiras a partir das boas práticas ESG adotadas por uma empresa;

  • dados e soluções ESG: provindos de pesquisas, classificações e análises de negócios ambientais e sociais, relacionados à governança corporativa de diversas companhias globais;

  • índices ESG: indicadores utilizados para projetar o desempenho das abordagens de investimentos ESG;

  • índices climáticos: voltados para análise de investidores que lidam, ou pretendem lidar, com alterações climáticas;

  • ESG e analytics: solução que integra dados, pesquisas, índices ESG e climáticos para monitoramento, emissão de relatórios de risco e construção de portfólios corporativos;

  • soluções de clima imobiliário: específico para avaliação de prospectiva de retornos financeiros para ativos e carteiras individuais. 

Qual a importância dos ratings ESG na gestão de fornecedores? 

Considerando a busca por uma gestão de fornecedores realmente eficiente, os ratings ESG são importantes recursos de proteção da sua empresa.

Como dissemos logo na abertura deste artigo, essa análise identifica o nível de comprometimento da empresa fornecedora perante boas práticas socioambientais e de governança.

Isso mostra para você o grau de confiabilidade e de credibilidade desse negócio no que se refere aos reflexos de suas atividades no meio ambiente e na sociedade como um todo. 

Quando uma companhia trabalha embasada nos pilares ESG, todos os envolvidos com suas soluções e funcionamento também se beneficiam. 

Em outras palavras, podemos dizer que, ao firmar parceria com um fornecedor que preza pelo atendimento desse conceito, sua empresa corre menos riscos reputacionais, financeiros, jurídicos, de desabastecimento, entre outros relacionados.

Quando a isso, temos outro artigo sobre o tema que também ajudará você. Por isso, vale a pena a leitura "Riscos ESG de fornecedores: quais os principais e como mitigá-los?"

Como consultar ratings ESG de fornecedores?

Existem diferentes maneiras de consultar ratings ESG de fornecedores. Uma delas é contratando serviços como os oferecidos pela MSCI; outra é utilizando softwares de gestão de fornecedores que contam com essa funcionalidade, como é o caso do sistema da Linkana.

Uma das funcionalidades que oferecemos é o Linkana ESG Rating, ferramenta que mensura automaticamente riscos relacionados a indicadores ambientais, sociais e de governança que podem ser gerados por empresas fornecedoras.

Esse recurso considera dados e informações prestados pelos próprios fornecedores para analisar o percentual de riscos que oferecem. Assim, você tem a chance de tomar uma decisão de contratação mais embasada e alinhada com a realidade entregue por esse potencial parceiro.

ESG rating Linkana

Neste vídeo de Leo Cavalcanti, CEO e cofundador da Linkana, você confere mais detalhes sobre como funciona o Linkana ESG Rating.

https://www.youtube.com/watch?v=T1DmQi-JmKQ

O que mais a Linkana oferece para melhorar sua gestão de fornecedores?

A Linkana é a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques. 

Com isso, aceleramos radicalmente processos de onboarding, de análise e de monitoramento de fornecedores — graças aos dados dos fornecedores já preenchidos por eles ou por outra empresa —, permitindo o uso de dados e insights compartilhados entre as maiores corporações do nosso país.

Em comparação a outros sistemas disponíveis no mercado, nossos principais diferenciais são:

  • PERFIL UNIVERSAL DO FORNECEDOR → Com os perfis de fornecedores compartilhados da Linkana, dados e documentos de fornecedores são reaproveitados em rede, compartilhando informações atualizadas entre múltiplos compradores e acelerando processos de forma automatizada e sem burocracia.

  • MELHORES INSIGHTS → Nossos scores, ratings e certificações proprietários são construídos e compartilhados com a inteligência das maiores corporações do Brasil, garantindo aderência às melhores práticas e exigências de mercado.

  • PLUG N' PLAY →  Conecte seu sistema legado, ERP ou e-procurement com nossa fundação de dados de fornecedores, tornando-a sua fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada em questão de minutos.

Achou interessante e quer levar a ferramenta da Linkana para sua empresa? Então preencha agora mesmo o formulário abaixo!

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market