Novidades

Novidades

Novidades

Linkana: o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

August 18, 2022

August 18, 2022

August 18, 2022

O processo de onboarding de novos fornecedores pode ser burocrático, demorado, custoso e apresentar muitos riscos para grandes empresas, especialmente se feito de forma manual e subjetiva.

Quando precisam buscar, negociar e comprar de novos fornecedores de produtos ou serviços, compradores não possuem maneiras estruturadas de buscar e analisar dados relevantes para aquele fornecimento, tais como dados comerciais, de risco e diversidade

O processo de decisão final acaba dependendo muito mais das poucas informações que o comprador conseguiu coletar e analisar e da sua intuição e experiência pessoal, do que de uma análise objetiva de informações disponíveis. Tal cenário dificulta uma tomada de decisão imparcial e focada no melhor interesse da empresa.

Para auxiliar neste processo, aumentando a confiança interna e externa e diminuindo os riscos, nós criamos a Linkana. Nós atuamos nas seguintes dores de líderes de compras: 

  • Processos ineficientes ou falhos

  • Política de onboarding complexa

  • Riscos não controlados

  • Certificação de fornecedores D&I

O que é a Linkana?

A Linkana é uma plataforma de gestão de fornecedores em rede, que otimiza o sourcing, onboarding e análise de spend com uma base de dados de perfis de fornecedores certificados para cadastro, risco, qualidade e diversidade. Com mais de 1,5 milhão de dados e informações coletadas, a plataforma consegue reduzir em até 90% o tempo de análises de dados de fornecedores.

O grande diferencial da Linkana em relação aos seus concorrentes é reunir tudo em um só lugar. Nós permitimos a centralização de todo o processo de gestão de fornecedores de seus clientes em uma única plataforma, e de maneira integrada, em contraponto à fragmentação do processo em múltiplas ferramentas (ex.: ferramenta para coleta de dados de homologação, e-procurement para cadastro, bureau de due diligence para compliance, planilha para documentos com vencimento, etc).

Além dos benefícios estratégicos para a organização, nós temos ainda uma série de outras vantagens no que diz respeito ao relacionamento com os parceiros comerciais da empresa. Algumas das vantagens são a redução de burocracia, automação de processos, redução de riscos, redução de custos, ganho de agilidade e eficiência na gestão de fornecedores.

Além disso, a nossa plataforma é capaz de entregar insights em tempo real que soluções concorrentes não são capazes de entregar, graças ao conceito de perfis universais de dados de fornecedores, que traz efeito de rede dos seus vários clientes na coleta automatizada e validação inteligente de dados em fontes públicas e privadas.

Como funciona a Linkana?

A Linkana é uma empresa de Software as a Service (SaaS), que cobra um valor mensal de assinatura conforme os planos e módulos escolhidos, bem como a volumetria de fornecedores conectados ou monitorados na ferramenta. 

Os módulos da Linkana possuem propostas de valor diferentes na nossa solução de Supplier Relationship Management (SRM):

Linkana Onboarding - tem como proposta de valor ser um portal de fornecedores automático, configurável de acordo com as necessidades da empresa do cliente, o que inclui funcionalidades como análise de dados automática e portal de fornecedores

Linkana Spend - a principal proposta de valor deste módulo é gerar automaticamente  o que chamamos de "insights inteligentes" da base de fornecedores do cliente, de acordo com os perfis de dados universais recomendados pela Linkana, nosso Supplier Open Profile. 

Linkana Services - Para empresas e organizações que possuem demanda de suporte e tratamento diferenciado, demandas de integração, segurança da informação bem como eventuais melhorias ou serviços adicionais prestados pela Linkana.

Quanto custa o software da Linkana?

Quem paga pelos serviços do software da Linkana é a empresa que precisa fazer a gestão da sua cadeia de fornecimento.

A organização paga um valor mensal da assinatura. Este preço irá variar de acordo com a quantidade de usuários ativos e o volume de fornecedores a serem qualificados e homologados.

Mas mesmo com um número alto de usuários e volume de fornecedores, o valor pago pelo software tem como retorno uma diminuição de custos nos processos de homologação de parceiros, como pode ser percebido no case de sucesso com a Nivea que apresentaremos logo abaixo.

Quem pode se beneficiar dos serviços da Linkana? Confira o case de sucesso da Nivea

Qualquer empresa que lide com muitos fornecedores pode se beneficiar do software da Linkana. Não importa se gerencia centenas ou milhares de fornecedores, ou se é da área de construção civil, saúde, indústria e outros. Os benefícios do uso do software da Linkana são os mesmos.

Prova disso é o case de sucesso da Nivea graças ao uso do software da Linkana. Antes de utilizar a nossa ferramenta de e-procurement, essa gigante do segmento de cuidados da pele tinha um processo de homologação de fornecedores que levava 15 dias, no qual informações se perdiam ou se tornavam inconsistentes por conta do processo burocrático, o que gerava um retrabalho.

Com o uso da Linkana o processo foi simplificado e houve uma redução de mais de 65% no tempo de homologação dos fornecedores. Além disso, o processo de revisão foi centralizado e agora o único trabalho que o comprador precisa fazer para adicionar um novo fornecedor é através de 1 clique.

Também foi possível otimizar o número de informações coletadas para a tomada de decisão e mitigação de vários riscos com um aumento de 70% na volumetria de informações coletadas automaticamente sobre cada fornecedor.

Com a contratação da Linkana, não houve mais inconsistência nas informações coletadas, uma vez que todos os dados eram padronizados e validados pelas duas equipes. Além disso, foi gerada uma redução de custos fiscais devido a problemas de dados bancários, o que fez a NIVEA Brasil virar referência e criar uma melhor prática LatAm pela Global Audit Beiersdorf.

E a sua empresa, já utiliza uma solução prática para desburocratizar e tornar mais eficiente o processo de qualificação e homologação dos seus fornecedores? Entre em contato com um de nossos especialistas para saber como a Linkana pode auxiliar os processos da sua organização!

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market