Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

4 indicadores de desempenho de fornecedores para agregar mais segurança e eficiência nas parcerias

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

May 24, 2021

May 24, 2021

May 24, 2021

Ao começar uma parceria com um novo fornecedor, é feito um contrato que estipula datas, valores e os processos nos quais ele fará parte na empresa. 

Entretanto, mesmo com tudo acordado e documentado, é quase que impossível ter uma garantia de que tudo está sendo seguido 100% à risca do que foi acordado no momento da assinatura do contrato. 

Por isso, uma das formas mais eficientes de entender a qualidade da parceria com um fornecedor e a performance dele ao longo de um período de tempo é através dos indicadores de desempenho de fornecedores.

Quer saber quais são as métricas que possibilitam um olhar mais estratégico para essa parceria? Continue a leitura e confira 4 indicadores de desempenho de fornecedores para implementar nos seus processos agora!

A avaliação começa antes mesmo da parceria

Antes mesmo de olharmos para os exemplos de indicadores de desempenho de fornecedores, precisamos reforçar um ponto de extrema importância nesse processo: a homologação de fornecedores.

De nada adianta ter um processo de avaliação extenso e bem planejado se os fornecedores cujos quais a empresa está trabalhando não são responsáveis, seguros ou oferecem benefícios à parceria.

Vamos exemplificar: imagine que o principal fornecedor da empresa, que entrega todas as matérias-primas corretamente dentro do prazo, entra na lista suja do trabalho escravo

Todo o trabalho acompanhando os indicadores de desempenho desse fornecedor irão por água abaixo, já que ele possivelmente será trocado após esse problema reputacional, que pode atingir a sua organização.

Ou seja, para evitar problemas de fornecimento, finanças ou de reputação, é importante se preocupar em fazer um bom processo de homologação, que irá reduzir as chances de “surpresas” negativas durante a relação.

A Linkana está aqui para lhe ajudar. Com ela, todo o processo de Compliance é automatizado, assim como na avaliação de parceiros para que sua empresa tenha mais segurança e eficiência ao criar sua rede de fornecedores. 

Indicadores de desempenho de fornecedores: conheça os principais

Agora que todos os seus parceiros foram avaliados e estão aptos para seguir trabalhando com a sua organização, chegou o momento de iniciar a implementação dos indicadores para garantir que os acordos entre contratante e contratado estão sendo seguidos.

Nesse processo, é importante selecionar indicadores abrangentes, que avaliarão desde o desempenho dos parceiros nos processos de compras anteriores até mesmo a saúde financeira dele.

É sugerido também não deixar as regras da ISO 9001 de lado durante a análise, já que mudanças de qualidade e custos podem afetar a sua organização, assim como os clientes finais. 

Ainda não conhece a norma ISO 9001? Esse vídeo, do Grupo Voitto, pode lhe ajudar:

https://www.youtube.com/watch?v=kdlizwJLCME

Saúde financeira

Vamos seguir olhando para o exemplo anterior? Suponha que, após seu fornecedor entrar na lista suja do trabalho escravo, você se reúne com ele e decide seguir com a parceria após ele afirmar que mudanças estão sendo feitas para que ele seja removido da lista.

Mas apesar de você ter seguido com o fornecedor, muitos outros contratantes cancelaram os contratos por causa do risco de imagem, levando-o a pedir falência apenas 6 meses após o escândalo.

É importante lembrar que acidentes acontecem e problemas pontuais podem surgir em qualquer negócio. Mas por melhor que um fornecedor pareça estar, dificuldades financeiras aparecem e podem impactar a sua produção e, por consequência, seu fluxo de caixa.

Por isso, um monitoramento frequente do CNPJ do fornecedor lhe ajudará a saber se há restrições ou processos em andamento que o envolvem – um processo relativamente simples, mas que pode ajudar a sua empresa.


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Eficiência na performance

Se você está começando uma relação com um novo parceiro, muita atenção nesse que é um dos mais importantes exemplos de indicadores de desempenho de fornecedores.

Quando começamos uma parceria, temos muitas dúvidas sobre o que realmente será entregue por esse fornecedor. Por isso, nossa sugestão é iniciar essa experiência com cautela, ou seja, pedidos menores.

Se for possível, busque também relatos de outros clientes para entender se o fornecedor já trabalha com empresas do mesmo tamanho e qual o nível de satisfação delas.

Ademais, um questionário enviado diretamente para a empresa que fornecerá produtos pode ajudar. Dentre os pontos que podem ser abordados, estão as garantias para atrasos e defeitos e certificações ISO 9001.

Precisão nas entregas

A logística é uma das partes mais importantes dentro de um supply chain - e, por isso, esse é um relevante indicador de desempenho de fornecedores.

Com o atraso de entrega de uma matéria-prima, a produção da empresa como um todo pode ter problemas e a situação pode impactar os resultados da organização. É por isso que é tão importante entender se os prazos estão sendo cumpridos e, portanto, se esse fornecedor pode ser confiado.

Frequência de devoluções e trocas de insumos

Esse indicador de desempenho de fornecedores pode parecer irrelevante comparado aos outros, mas não se engane: esse é um ponto de atenção dentro de qualquer organização.

Saber quantos dos insumos foram devolvidos e quantos foram entregues com defeitos ou em quantidades ou características erradas pode ajudar na análise desse fornecedor para entender seu nível de cuidado e atenção com os produtos.

Não se esqueça de que podemos ajudar

Espero que com esse artigo você tenha entendido quais são alguns dos principais indicadores de desempenho de fornecedores e como sua organização pode se certificar de que sua produção não será prejudicada por causa de terceiros.

Mas é importante reforçar que grande parte desse trabalho será em vão caso sua organização não se preocupe em se certificar que está trabalhando com parceiros que agregam segurança e confiança aos relacionamentos.

E é para isso que a Linkana está aqui para lhe ajudar. Quer conhecer nosso trabalho de perto?

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market