Resources

ESG

ESG

ESG

ESG para fornecedores de cloud: como escolher parceiros sustentáveis?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

December 30, 2022

December 30, 2022

December 30, 2022

A pandemia da Covid-19 acelerou a adoção de tecnologia em nuvem. Em função disso, a aplicação de ESG para fornecedores de cloud pode aprimorar projetos e investimentos de médio a longo prazo.

O estudo “Sustainable IT – Why it’s time for a green revolution for your organization’s IT”, do Capgemini Research Institute (CRI), aponta que somente 18% das empresas de TI têm estratégia de sustentabilidade.

O levantamento também revela que as companhias de alto nível de maturidade em TI sustentável diminuíram, em média, 12% dos seus custos.

De todo modo, as perguntas em questão são: quais as estratégias ESG dos fornecedores de cloud? E como as empresas de TI se beneficiam com um sistema sustentável, começando pelo armazenamento em nuvem?

Responderemos ao longo deste artigo. Continue com a gente!

Primeiramente, o que é ESG?

A sigla ESG surgiu em 2004, em um relatório feito pelo Pacto Global da ONU, cujo objetivo era engajar empresas para aplicarem princípios que prezam pelo meio ambiente, pelo fim da corrupção, pelos direitos humanos e afins.

O termo ESG é um acrônimo do inglês Environmental, Social e Governance, que, no Brasil, pode ser traduzido como Ambiental, Social e Governança (ASG).

O que é um fornecedor de cloud? 

São diversos os serviços de computação em nuvem, o que pode “atrapalhar” o trabalho de uma equipe de TI, principalmente quando se trata de pequenas e médias empresas. Sendo assim, o problema pode ser solucionado com a aquisição de um fornecedor de gestão em cloud.

Esse tipo de profissional faz a conexão entre sua empresa e os vendedores de serviços de computação em nuvem. Como os fornecedores têm uma boa base de clientes e de produtos, eles ajudam as equipes de TI a conseguir os melhores serviços.

Além disso, o fornecedor de gestão em nuvem auxilia nas atividades operacionais, no gerenciamento de backups, nas manutenções preventivas etc.

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Por que as empresas devem se adequar ao modelo ESG? 

Investir em ESG é uma estratégia interessante, porque envolve empresas, funcionários, fornecedores, investidores e outros stakeholders.

Além do mais, empresas que consideram aspectos ambientais, sociais e de governança são mais valorizadas no mercado em relação àquelas que não se preocupam com o desenvolvimento sustentável. Assim, investir em ESG é uma troca justa entre os envolvidos.

Qual é a relação entre ESG e a computação em nuvem?

Ao disponibilizar recursos computacionais por meio da internet, a computação em nuvem favorece a redução da gestão de resíduos e o uso consciente de recursos naturais.

Diferente do modelo cloud, em que se hospedam informações no data center de terceiros, no modelo on-premises, os servidores são implementados na própria rede interna, o que gera maior consumo de energia, alta necessidade de instalações e um grande volume de resíduos.

Este, por sinal, ainda é um recurso que afeta as empresas que precisam investir em logística reversa, já que o descarte de materiais é realizado de forma inadequada, gerando danos ao meio ambiente.

Logo, a computação em nuvem tem um consumo mais apropriado de recursos, além de mitigar os riscos.

Esse modelo também abre portas para novas demandas e oportunidades para quem deseja se especializar no assunto.

Nesse sentido, é possível perceber a importância de criar estratégias ESG para fornecedores de nuvem. Isso porque a demanda pede por profissionais que contribuam para fomentar a computação em cloud.

A telemedicina, por exemplo, facilitou o acesso à assistência médica devido à computação em nuvem, uma vez que muitos serviços desenvolvidos tornaram a chegada de recursos mais democratizados para os pacientes.

Portanto, a migração em nuvem gera acesso rápido às informações, além de reforçar o compliance e a economia de gastos, conduzindo para uma boa prática ESG.

Tenha com você nosso ebook de Programa de Diversidade de Fornecedores. Busque estratégias para ampliar os horizontes da sua empresa.

A importância de ESG para fornecedores de cloud

As soluções de cloud, alinhadas com as de cibersegurança, possibilitam que as empresas preservem seus dados, em atendimento à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e fortaleçam a governança corporativa.

Logo, buscar no mercado um fornecedor de cloud e cyber que esteja em plena conformidade com a agenda ESG é muito importante. Ao hospedar workloads na nuvem pública dos parceiros, o cliente consome energia limpa.

Ou seja, toda infraestrutura utilizada em tecnologias de nuvem é produzida por fornecedores e adquirida por um cliente. Este, por sua vez, não deve ser prejudicado por componentes poluentes ao meio ambiente.

Por isso, o ambiente em que seus dados residem e as leis locais às quais estão sujeitos podem ser parte essencial do processo para a seleção de fornecedores em cloud. Se você possui requisitos específicos, deve procurar parceiros que ofereçam opções e controle sobre a jurisdição na qual seus dados são armazenados ​​e gerenciados.

Dica de leitura: Práticas ESG: por que adotá-las na sua empresa?

Como encontrar fornecedores sustentáveis?

Contar com fornecedores sustentáveis significa uma empresa mais eficiente e segura, ao mesmo tempo em que oferece um produto ético para os consumidores. 

Se você deseja ter esses benefícios em suas parcerias, algumas das ações que pode tomar são:

  • informar-se sobre as licenças regulatórias e ambientais do fornecedor;

  • fazer uma análise de risco de sustentabilidade adequada à categoria de fornecimento ou tipo de serviço prestado, identificando eventuais infrações ambientais ou processos de direito ambiental;

  • conhecer os processos sustentáveis do fornecedor, como gerenciamento de resíduos, redução de consumo de recursos naturais, responsabilidade social empresarial e políticas de diversidade;

  • verificar questões de governança corporativa e conduta do fornecedor.

E, mais do que contar com a sustentabilidade de fornecedores, isso significa poder implementar a prática do ESG na sua empresa.

Nesse sentido, a Linkana pode ajudá-lo a potencializar o recurso em sua cadeia de fornecimento.

Nosso software identifica e viabiliza as oportunidades para fornecedores controlados por grupo minoritários, como: negros, mulheres, indígenas e LGBTQIA+.

Aliás, nossa plataforma certifica e classifica fornecedores de acordo com boas práticas internacionais em temas como diversidade, inclusão, sustentabilidade, social e governança corporativa.

Isso é feito pelo modelo proprietário de ESG Rating, que classifica e analisa os fornecedores, levando em conta os critérios ambientais, sociais e de governança, como:

  • devida conformidade com a legislação ambiental;

  • autuações de mão de obra infantil e trabalho escravo;

  • certificações de qualidade, como a norma ISO 9001:2015;

  • ações de combate à corrupção, incluindo sanções internacionais;

  • regularidade fiscal, processo falimentar, recuperação judicial e afins. 

Em paralelo, contamos com nossa própria certificação de diversidade e inclusão (D&I) para empresas pertencentes a mulheres, pretos, pardos, PcDs, indígenas e pessoas LGBTQIA+.

Quer saber como funciona? Preencha os dados do formulário abaixo e receba um primeiro diagnóstico ESG e D&I gratuito de sua base ativa de fornecedores:

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market