Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Sistema de logística reversa: o que é, como funciona + motivos para aplicar

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

30 de janeiro de 2021

30 de janeiro de 2021

30 de janeiro de 2021

No mundo da logística, constantemente são elaboradas maneiras de fazer o setor evoluir. Isso normalmente tem o objetivo de otimizar o uso de recursos e gerar economia para as empresas. Entre essas possibilidades de evolução, o sistema de logística reversa é um dos mais interessantes, especialmente do ponto de vista socioambiental.

O descarte de resíduos pode ser considerado um desperdício, uma vez que foram empregados recursos na sua fabricação e diversos componentes poderiam ser reciclados e reutilizados, ao invés de ir pro lixo e poluir o meio ambiente.

Como a tratativa de resíduos sólidos gera custos de implementação e demanda mudança de hábitos para fabricantes, fornecedores de suprimentos, distribuidores, lojistas e até mesmo para o consumidor, sua implementação sempre foi um desafio.

Uma proposta de solução é exatamente o sistema de logística reversa, que visa coleta de resíduos sólidos após o uso, entre outros formatos, e sua seguinte reformulação para outras finalidades, basicamente uma forma de reciclagem.

Nosso objetivo hoje é explicar o que é e como funciona o sistema de logística reversa, o que diz a lei brasileira, especificamente a Política Nacional de Resíduos Sólidos, quais os obstáculos da sua aplicação e os benefícios que essa prática traz, inclusive para empresas e suas cadeias de suprimentos.

O que é um sistema de logística reversa?

Primeiramente, é relevante definir o conceito. Sistemas de logística reversa têm o objetivo de coletar e reaproveitar resíduos sólidos, diminuindo a quantidade de detritos jogados na natureza ou descartados de maneira inadequada. Os itens coletados são processados e ganham um novo propósito, muitas vezes se tornam matéria-prima para novos produtos.

Como funciona a logística reversa?

No Brasil, temos três principais tipos de logística reversa, sendo eles:

Logística reversa pós-consumo

O sistema de logística reversa pós-consumo é, sem dúvidas, o mais empregado pelas empresas, consiste no retorno de produtos já consumidos ou que estão próximos do vencimento.

Um exemplo prático desse sistema é o retorno de embalagens. Embalagens reutilizáveis, como garrafas de refrigerante feitas em vidro, são as mais comuns, porém embalagens descartáveis em plástico ou alumínio também são comumente recicladas.

Outro exemplo é o sistema de logística reversa de pneus, que podem ser reaproveitados em processos industriais com outras finalidades, como na produção de solados de sapatos e asfalto.

Logística reversa pós-venda

Quando o consumidor adquire um produto e por qualquer motivo faz sua devolução, seja defeito, arrependimento ou outro, inicia o processo de logística reversa pós-venda.

A empresa ou loja recolhe o produto e ele é reaproveitado, seja em uma nova venda, retirada de peças, venda de peças de mostruário abaixo do valor médio, entre outros.

Reuso

O sistema de logística reversa de reuso é a revenda de resíduos, gerando lucro para empresas através de produtos descartados que são leiloados. Entre os itens que se encaixam nesse modelo, temos livros, eletrônicos, móveis e até mesmo veículos.

Independente do modelo utilizado, vale destacar que um sistema de logística reversa funciona a partir do empenho e avanço da educação ambiental.

O fabricante deve priorizar componentes e embalagens que sejam reaproveitáveis, tendo essa preocupação inclusive na hora de selecionar seus fornecedores. Distribuidores e revendedores seriam responsáveis pela instalação e operação de pontos de coleta, organizados para recolher materiais para o sistema de logística reversa.

Por fim, é imprescindível que o consumidor adote uma postura ativa nesse quesito. Ao consumir produtos, não só priorizar o que gera menos resíduos descartáveis, como fazer a devolução correta dos resíduos sólidos após o uso dos produtos.

Benefícios da logística reversa

Muitos gestores podem ver o sistema de logística reversa e se perguntar “o que eu ganho com isso?”. É comum a crença de que o modelo apresenta apenas custos, mas esse conceito está longe de ser verdade, sendo que a logística reversa traz muitos benefícios para todos.

Confira agora 6 benefícios de implementar a logística reversa:

1. Promove a sustentabilidade

Impulsionada pela logística reversa, a sustentabilidade é promovida e traz consigo uma série de vantagens para a empresa. Entre essas vantagens, podemos incluir aumento no valor da marca, expansão das oportunidades de negócio, motivação de colaboradores e aumento de competitividade.

2. ESG nas empresas

ESG é uma sigla em inglês para environmental, social and governance, ou seja, ambiental, social e governança. Esse índice avalia as práticas de uma empresa para promover um mundo mais sustentável, justo e responsável. 

A logística reversa é uma prática que aumenta a performance da empresa quanto ao ESG e, dessa forma, se faz essencial para atrair investidores, aumentar o valor da marca e gerar novas oportunidades de negócio.

3. Ganhos de confiança e fidelização

O ecologicamente correto ganha cada vez mais força em nossa sociedade. Reconhecendo a responsabilidade dos setores industrial e empresarial nesse contexto, implementar sistemas de logística reversa promovem aumento da confiança nas empresas que atuam de forma sustentável e com respeito ao meio ambiente.

Esse fator aumenta a ética em compras e é essencial para fidelizar consumidores, que demonstram um comportamento cada vez mais crítico e criterioso nesse quesito.


Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

4. Valor à imagem

O senso crítico do consumidor, citado acima, também garante que as empresas que implementam soluções de sustentabilidade ambiental, como sistemas de logística reversa, tenham uma imagem mais positiva perante o mercado e a sociedade.

5. Antecipa tendências e legislação

Esse cenário promissor em relação a práticas em prol do meio ambiente tem grande potencial para que a legislação se torne cada vez mais rigorosa. Dessa forma, empresas que adotam essas práticas hoje, em um ambiente mais brando, desfrutam da oportunidade de se antecipar e implementar medidas de forma gradativa e mais econômica.

6. Faz bem para o planeta

Boas ações como essas fazem bem ao planeta e ao meio ambiente. O reaproveitamento de resíduos sólidos diminui o consumo de recursos naturais, como a água, por exemplo. Além disso, os índices de contaminação também são reduzidos.

Isso não só promove maior qualidade de vida para a população, como também evita o descarte inadequado de resíduos sólidos. Para se ter uma ideia, em 2012 foi estimado que 40% desses resíduos deixavam de ser coletados e reaproveitados, resultando em 24 milhões de toneladas de lixo que poderia ser reaproveitado, mas que acabou em lixões e aterros.

O que diz a lei sobre descarte de resíduos?

A Lei 12.305/10 instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, estabelecendo os primeiros passos para a adoção de sistemas de logística reversa.

Embora não seja uma obrigatoriedade para a maioria dos produtos comercializados, fabricantes que geram itens que representam risco ao meio ambiente ou à saúde têm obrigação de fazer a sua coleta. Nesse ponto, temos sete categorias obrigatórias:

  • Pilhas e baterias;

  • Pneus;

  • Óleos automotivos lubrificantes, incluindo resíduos e embalagens;

  • Eletrônicos e seus componentes;

  • Eletrodomésticos;

  • Resíduos e embalagens de agrotóxicos;

  • Lâmpadas fluorescentes que utilizam vapor de sódio e/ou mercúrio.


Por que selecionar fornecedores que praticam logística reversa?

Mesmo com os custos e desafios de implementar um sistema de logística reversa, é possível entender os benefícios que essa prática fornece para o setor empresarial. Empresas que adotam essas práticas desfrutam de uma imagem positiva perante a sociedade, se antecipam às demandas do mercado e têm consumidores mais fiéis.

Isso também vale para o processo de qualificação de fornecedores. Ao montar uma rede de fornecedores de suprimentos ecologicamente correta, sua empresa irá aproveitar esses benefícios e estimular práticas de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.

Lembrando que parcerias de sucesso trazem evolução para todos os envolvidos. Ao fornecer o aporte financeiro a fornecedores que estão em processo de implementação de sistemas de logística reversa, você garante um relacionamento ainda mais consolidado e benéfico, garante o Compliance ambiental e diminui os riscos de danos ambientais na operação.

Encontre fornecedores ecologicamente corretos com facilidade

Quando o assunto é encontrar fornecedores qualificados e confiáveis em relação às práticas de Compliance, a Linkana é especialista.

Nosso sistema automatizado de consultas públicas diminui os riscos e o tempo gasto na qualificação de fornecedores, gerando uma lista confiável nas questões ambientais, trabalhistas, fiscais e muitas outras.

Quer ver como podemos ajudar sua empresa a qualificar fornecedores com facilidade? Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato!

Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement