Resources

Economia Inclusiva

Economia Inclusiva

Economia Inclusiva

Equal-Salary: conheça o certificado que identifica a igualdade salarial

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

August 23, 2022

August 23, 2022

August 23, 2022


No Brasil, as mulheres ainda recebem salários inferiores aos dos homens. A mudança lenta de paradigma incomoda organizações sem fins lucrativos, como é o caso da Equal-Salary.

Criada em 2010, ela é uma fundação independente que busca proporcionar a igualdade salarial entre homens e mulheres ao redor do mundo. Uma transformação positiva começa a surgir, embora os números ainda sejam preocupantes.

Segundo o levantamento da consultoria IDados, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio do IBGE, as mulheres ainda ganham cerca de 20% menos do que os homens no Brasil

A diferença salarial segue essa linha mesmo relacionando trabalhadores do mesmo perfil de escolaridade, idade e cargo. Em termos comparativos, a pesquisa mostra que a cada ano é como se as mulheres trabalhassem 74 dias de graça.

Para reverter esse quadro, a Equal-Salary, em parceria com a Universidade de Genebra, desenvolveu uma metodologia para analisar a remuneração e dar credibilidade às empresas que têm trabalhado para equiparar esse quadro. Nesse sentido, ela fundou a certificação Equal-Salary.

Ficou curioso? Não se preocupe que explicaremos tudo para você. Ao longo deste artigo você vai saber como funciona a certificação equal-salary, os critérios para obtê-la, entre outros detalhes.

Continue com a gente e boa leitura!  

Como obter a certificação equal-salary?

Para obter a certificação equal pay, as empresas passam por avaliações acompanhadas por auditores independentes e parcerias das organizações certificadoras. Neste caso, a avaliação é realizada pela PricewaterhouseCoopers (PwC), especializada em serviços de auditoria e consultoria de negócios.

A análise é feita em quatro etapas. 

Etapa 1: análise estatística 

A primeira medida é avaliar a formação profissional, a função, o tempo de serviço e o desempenho dos colaboradores.

A PWC compara aspectos semelhantes dos funcionários, e não, por exemplo, se um homem e uma mulher, mesmo com posições iguais atualmente, estão na empresa em tempos opostos ou se executam funções distintas.

No método utilizado, a diferença salarial deve ser igual ou inferior a 5% e o coeficiente de determinação deve ser maior ou igual a 90% para seguir adiante.

Etapa 2: avaliação local 

Nesta segunda fase é feita uma avaliação que verifica os seguintes aspectos:

  • compromisso da administração com a igualdade de remuneração para homens e mulheres;

  • integração de estratégias de igualdade de remuneração nos processos e políticas de RH;

  • percepção dos funcionários sobre as práticas salariais da empresa.


Etapa 3: certificação 

Conforme o resultado da avaliação, a empresa recebe a certificação equal-salary da fundação Equal-Salary.

O selo é usado na comunicação da empresa, como, site, anúncios de recrutamento, cabeçalhos de correspondência e relatórios manuais, sendo então uma maneira de como identificar empresas que têm certificação equal-salary.

Etapa 4: monitoramento

A certificação equal pay é válida por três anos, mas ainda há um acompanhamento para assegurar que a organização permaneça cumprindo as normas estabelecidas sem fugir do compromisso com a igualdade salarial.

Saiba também: Como fazer compliance trabalhista?


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Benefícios da equidade salarial

Se sua empresa está buscando ou já promove a equidade salarial, saiba que você pode conquistar muitos pontos ao longo do caminho:

  • Melhora no clima organizacional: as organizações que ultrapassam essa barreira da desigualdade diminuem os conflitos entre homens e mulheres, melhorando o relacionamento entre ambos e fazendo com que uma pessoa lide melhor com a outra;

  • Aumento na produtividade: esse clima mais harmônico propicia também o bem-estar deixando os funcionários ainda mais dispostos a cumprir suas funções com prazer. Conforme uma pesquisa da consultoria McKinsey, empresas que possuem equipes diversificadas podem apresentar um desempenho superior à média das organizações em até 48%;

  • Diminuição da rotatividade: no momento em que uma empresa privilegia um gênero, ela desestimula o outro. Nesse sentido, a rotatividade das colaboradoras femininas se torna mais elevada em razão da desigualdade salarial. Uma companhia que visa mudar essa tendência ganha na retenção de talentos, assim como evita que as pessoas busquem outros locais de trabalho;

  • Promove uma imagem positiva: uma empresa focada em fortalecer a diversidade e que cumpre bem o seu papel, tem sua marca fortalecida. Isso significa que ela se torna bem vista no seu segmento, o que pode gerar mais parcerias e lucratividade.


Leia mais: Veja a importância da diversidade em compras


Como fortalecer a diversidade de fornecedores no seu negócio?

Conquistar a certificação Equal-Salary é o sonho de muitas companhias. Como vimos, ela aumenta a notoriedade e reputação da companhia escolhida. A Philip Morris Brasil, por exemplo, foi a primeira empresa do País a ser certificada pela Fundação Equal-Salary.

Mas antes de obter uma certificação, é importante saber se sua empresa já investe em diversidade ou economia inclusiva.

Talvez essa seja dúvida, mas que poderá fazer você refletir sobre esse aspecto.

A Linkana pode promover a diversidade de fornecedores em sua cadeia de fornecimento.


Ao usar a plataforma de  Análise de Fornecedores Ativos da Linkana, você irá descobrir quem são seus fornecedores diversos (grupos minoritários, como negros, mulheres, indígenas, LGBTQIA+) ou se sua base é inclusiva, isto é, gera mais oportunidades para fornecedores pequenos e inovadores.

Faça uma análise inteligente usando a nossa plataforma.

Conte com o nosso serviço: somos o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede.

Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo.

Converse agora com um dos nossos especialistas.


Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market