Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Como encontrar fornecedores para a indústria alimentícia? 3 passos

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

January 26, 2023

January 26, 2023

January 26, 2023

Para encantar o paladar dos clientes, saber como encontrar fornecedores para a indústria alimentícia é uma atividade tão deliciosa quanto importante. Afinal de contas, somente com um bom serviço é possível criar boas experiências e satisfazer as pessoas.

A propósito, a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) aponta que o ramo de comidas e bebidas registrou um crescimento de 16,9% em faturamento e 1,3% na produção em 2021, se comparado a 2020.

E, embora haja um crescimento satisfatório, nem sempre é fácil contar com bons parceiros para comprar insumos de qualidade. É por isso que, ao longo deste artigo, vamos mostrar como encontrar fornecedores para a indústria alimentícia para enriquecer seu negócio com qualidade e segurança.

Acompanhe a gente e boa leitura!

A importância de contar com fornecedores na indústria de alimentos

A sociedade está cada vez mais exigente quando se trata da qualidade de produtos e serviços no ramo alimentício. Existe uma forte preocupação das empresas em não somente preservar, mas também em implementar melhores estratégias de desempenho na cadeia de suprimentos.

Devido às mudanças no setor, as agroindústrias nacionais têm buscado menores custos, produtos diferenciados, confiabilidade, redução dos prazos de entrega e melhoria no controle de qualidade.

Essas mudanças promovem uma reestruturação na rede de suprimentos industrial, o que leva à escolha de fornecedores de qualidade.

Por isso, antes de saber onde encontrar fornecedores para a indústria alimentícia, tenha em mente os seguintes critérios: 

  • confiança: característica fundamental para construir uma relação saudável com os fornecedores que têm insumos para o ramo alimentício. Por exemplo, pense na segurança do armazenamento;

  • relações de longo prazo: contar com os fornecedores como parte da empresa significa permitir que eles participem da visão estratégica do negócio. Assim, podem ser traçadas parcerias que beneficiem as partes;

  • forças individuais da organização: momento em que a empresa começa uma comunicação com um fornecedor. Por exemplo, vale a pena estreitar relações com aqueles que fornecem produtos orgânicos, caso essa seja sua proposta de negócio.

Como encontrar fornecedores para a indústria alimentícia? 3 dicas

Diante da importância de ter parceiros de qualidade em uma empresa, listamos 3 dicas de como conseguir bons fornecedores para o ramo alimentício. Confira:

1. Faça pesquisas pela internet 

Quer saber como encontrar fornecedores para a indústria alimentícia de forma prática? Primeiramente, busque na internet! Essa ferramenta poderosa indica sites de pesquisa sobre insumos e, ainda, demonstra quem poderia atender sua empresa.

Comece com palavras-chave que indicam a região onde você tem seu negócio, por exemplo: “fornecedores de produtos orgânicos em São Paulo”. Adicionalmente, vale pesquisar as avaliações nas redes sociais ou em sites como o Reclame Aqui.

2. Encontre catálogos especializados 

Tanto na internet quanto presencialmente, existem diversos catálogos de fornecedores para restaurantes, bares e afins. Neles, constam anúncios de empresas que disponibilizam produtos variados com foco na preparação de alimentos e bebidas.

3. Frequente feiras e eventos do setor

Participe de feiras e eventos no setor de alimentos. Esses encontros são ótimos para pegar contatos de fornecedores, tirar dúvidas e fazer boas parcerias.

Contudo, atente-se aos expositores que oferecem preços muito abaixo dos concorrentes. Isso pode significar um serviço não tão qualificado quanto parece.

Mas se você quer facilitar essa busca e encontrar tudo o que precisa em um só lugar, a tecnologia pode ajudar nisso. Siga conosco para conferir!

Como a Linkana pode ajudá-lo a encontrar fornecedores?

A Linkana pode ser uma aliada de quem busca saber como encontrar fornecedores para a indústria alimentícia. 

Nós disponibilizamos a solução Consulta CNPJ Linkana — ferramenta que já tem mais de 500 mil acessos e milhares de procuras realizadas todos os dias! 

Por meio dela, é possível acessar diversos dados cadastrais do fornecedor em potencial e, com isso, analisar com precisão as questões que podem afetar a negociação e o nível de comprometimento com entrega e qualidade.

Você deve apenas digitar o nome da empresa ou o CNPJ no campo de pesquisa e, em segundos, terá em mãos as seguintes informações:

  • dados fiscais;

  • razão social;

  • nome fantasia;

  • situação cadastral (se a empresa está ativa e apta);

  • porte;

  • cidade e estado;

  • data de abertura;

  • optante do MEI ou optante Simples;

  • natureza jurídica;

  • capital social;

  • quadro societário;

  • matriz e filiais;

  • endereço completo;

  • CNAE principal e secundárias.

Todos esses dados você recebe de forma rápida e gratuita. Além disso, o sistema traz mais funções relevantes, como a emissão de certidões de regularidade. Com isso, pode-se mitigar os riscos e não firmar parcerias com empresas que não entregam o esperado. 

Adicionalmente, o Linkana ESG Rating é um sistema que atribui pontuações aos pilares ESG de uma empresa, identificando automaticamente o risco ambiental, social e de governança para que você tome decisões assertivas ao fechar parcerias comerciais.

Assim, você tem uma visão realmente macro do negócio com o qual pretende fechar parceria, abrangendo todas as vertentes que podem impactar sua conduta.

Saiba com a ferramenta funciona na imagem abaixo:

Bônus: quais as consequências de não avaliar fornecedores na indústria alimentícia?

Em momentos de alta demanda por insumos alimentícios, bons fornecedores podem garantir o atendimento necessário. A pandemia de Covid-19, por exemplo, foi um termômetro para avaliar a agilidade das entregas de alimentos nas residências.

As consequências de não fazer uma avaliação de fornecedores do ramo se refletem em prejuízos financeiros e em possíveis processos por entregas não efetuadas no prazo ou pela baixa qualidade de materiais, que podem gerar riscos à saúde dos consumidores.

Dica de leitura: Conheça os 10 Cs do checklist de avaliação de fornecedores

Critérios de avaliação pós-contratação de fornecedores

Após o processo de como encontrar fornecedores para a indústria alimentícia, o próximo passo é garantir um bom serviço. Portanto, depois da contratação, você deve avaliar os seguintes pontos:

1. Analise a qualidade dos produtos 

Em primeiro lugar, verifique a qualidade do produto ou serviço oferecido pelos fornecedores.

Observe as especificações técnicas e busque garantir um bom estado dos itens adquiridos. Nesse sentido, é importante ter em mãos um portfólio ou contas das empresas que já realizaram um serviço com esse fornecedor.

2. Conheça o histórico dos fornecedores 

Uma das formas de negociar com novos parceiros é conhecer empresas de tradição no mercado, pois elas geralmente trabalham com boas práticas operacionais.

Ao mesmo tempo, o tempo de atuação não é sinônimo de competência. Por isso, observe se a empresa corresponde à representatividade que estampa.

3. Analise o tempo de resposta do fornecedor 

Imagine que sua empresa precisa de alimentos orgânicos. Porém, seu fornecedor não entrega dentro do prazo e ainda inventa desculpas pela demora. Provavelmente, essa bola de neve irá refletir na satisfação do cliente, certo?

Pois bem, um dos indícios de que você está lidando com a pessoa errada é o tipo de comunicação com o fornecedor. A demora do envio de orçamentos e a lentidão no tempo de resposta, por exemplo, significam um baixo nível de qualidade no serviço. No fim das contas, quem irá confiar nessa empresa fornecedora?

Conte com a Linkana para encontrar e monitorar seus fornecedores 

A Linkana é o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede. Trata-se de uma ferramenta prática, cujas diversas funcionalidades ajudarão você a obter informações detalhadas sobre possíveis parceiros, além de analisar os atuais.

Além da Consulta CNPJ da Linkana e o ESG Rating, que servem para a pesquisa detalhada de dados dos fornecedores, nós também disponibilizamos outros serviços que englobam tanto o monitoramento quanto a certificação dos possíveis parceiros. São eles:

Conheça nossa plataforma e veja como ela pode melhorar seus sistemas de busca e controle de fornecedores em qualquer área, inclusive para o ramo alimentício.

Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo.

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market