Checklist para avaliação de fornecedores: conheça os 10 Cs

Um jeito simples de evitar problemas na sua cadeia de suprimentos é usar um checklist de avaliação de fornecedores. Ele contém alguns critérios-chave que toda empresa parceira deve ter em relação ao seu desempenho para que seja vantajoso o relacionamento comercial.

Afinal, lidar com fornecedores informais, que estão com CNPJ suspenso ou cancelado ou que têm dívidas fiscais é um risco que você não precisa passar, certo?

Mas os mesmos critérios também servem para reavaliar os parceiros que passaram pelas análises de compliance da empresa e atendem a política de compras exigida.

Assim, você pode manter uma rede de fornecedores com aqueles que são realmente estratégicos e oferecem o máximo de qualidade no serviço prestado.

Continue a leitura do artigo e conheça quais são os pontos avaliados no checklist de avaliação de fornecedores.

O que é avaliação de fornecedores?

Antes de conhecer os critérios, vamos falar do conceito de avaliação de fornecedores. Uma avaliação é um processo utilizado para medir a qualidade de alguma coisa.

No caso, estamos falando dos fornecedores dos quais uma empresa compra matéria-prima para produção, prestação de serviços, etc.

Para que o processo de compras funcione, existem etapas com necessidades específicas que a equipe precisa garantir que estejam disponíveis.

Então, a qualidade, o prazo, o custo, entre outros fatores precisam ser eficientes para atender os parâmetros necessários.

Por isso, o checklist de avaliação de fornecedores é tão útil, pois ele ajuda a sistematizar a avaliação, ajudando a equipe a manter o catálogo de fornecedores com contatos 100% confiáveis.

Os 10 Cs do checklist de avaliação de fornecedores

O modelo dos 10 Cs foi elaborado em 1995 pelo autor britânico Ray Carter, referência na área de Supply Chain, quando ele o publicou na revista CIPS Supply Management. De início, eram apenas sete critérios e, depois, o modelo foi atualizado incluindo mais três.

O objetivo de Carter era auxiliar as empresas a identificar as necessidades comerciais, entender como os fornecedores podem atendê-las e escolher o parceiro certo.

Ao todo são dez critérios que vão ajudar a equipe de gestão de compras a encontrar os fornecedores que melhor atendem às necessidades e valores da organização. São eles: 

  • Competência
  • Capacidade
  • Comprometimento
  • Controle
  • Dinheiro (Cash)
  • Custo
  • Consistência
  • Cultura
  • Limpeza (Clean)
  • Comunicação

Continue a leitura e entenda qual o papel de cada critério:

1. Competência

O primeiro item do checklist de avaliação de fornecedores, segundo o modelo dos 10 Cs, é a competência do fornecedor.

Usando como base as necessidades que sua empresa tem em relação ao segmento do parceiro comercial, avalie o que destaca cada fornecedor. Depois, procure reviews online de outros clientes e analise os pontos que eles destacaram:

  • A avaliação foi positiva?
  • Tiveram algum problema? Quais?
  • Alguém afirmou que mudou de fornecedor?

Na hora da pesquisa de competência, lembre-se de checar qual o segmento da empresa que está avaliando o fornecedor para ter um ponto de vista relevante e mais próximo do contexto do seu negócio.

2. Capacidade

O segundo critério do checklist de avaliação de fornecedores é a capacidade. Um fornecedor para ser qualificado precisa ter capacidade de atender a demanda que a sua empresa solicita.

Então, confirme detalhes como o tempo mínimo e máximo para entrega, como funciona o abastecimento de estoque e se existem períodos de flutuação/sazonalidade (caso seja um produto), etc.

Outro detalhe importante é em relação à infraestrutura do fornecedor. Cheque a disponibilidade de pessoal, transporte, equipamentos, armazenamento e materiais disponíveis.

3. Compromisso

Outro critério do checklist de avaliação de fornecedores que um parceiro comercial precisa ter, é estar comprometido com altos padrões de qualidade. Empresas com certificação ISO 9001 ou que aplicam a metodologia Six Sigma já possuem um diferencial.

Por exemplo, se o fornecedor tiver um processo de atendimento definido e explicar passo a passo como ele funciona, a decisão da equipe de compras pode ser mais segura. Isso também ajuda a criar um relacionamento de longo prazo com fornecedores recorrentes.

4. Controle

O controle feito em cima dos dados das empresas (GPDR), das políticas internas, dos processos de venda e da cadeia de suprimento demonstra que a empresa preza pela transparência e segurança.

Esses detalhes permitem que a equipe entenda onde o fornecedor está no comando e em que pontos ele também depende de terceiros.

5. Dinheiro (Cash)

A saúde financeira também faz parte do checklist de avaliação de fornecedores. Isso porque se um parceiro está em dia com suas obrigações fiscais e financeiras em geral, indica que ele tem uma gestão interna eficiente e tem chances de lidar melhor com flutuações econômicas. 

Leia mais >>> Consulta de dívida ativa no CNPJ: o que é + porque regularizar.

6. Custo

A análise de custo é um critério-chave do checklist de avaliação de fornecedores, pois permite comparar as propostas recebidas e negociar com mais liberdade. 

Porém, esse fator deve estar aliado ao compromisso com a qualidade e a saúde financeira para investir em negociações com os melhores fornecedores e fechar parcerias de longo prazo.

7. Consistência

A consistência é um fator que indica que determinado fornecedor tem processos e procedimentos bem estruturados para atender seus clientes. Ou seja, toda vez que sua empresa for fazer uma compra passará pelas mesmas etapas.

Inclua no checklist de avaliação de fornecedores em potencial perguntas sobre como é a abordagem de negócio e, se possível, peça uma demonstração e um produto de teste.

8. Cultura

A cultura organizacional das empresas é um fator que aproxima as organizações. Por isso, pesquise no site dos parceiros comerciais por premiações desse setor, leia sobre os valores no site oficial e cheque as redes sociais a opinião dos funcionários.

Se o objetivo principal do seu negócio é qualidade e um parceiro é altamente comprometido com cumprimento de prazos, ele pode fazer cortes nos custos que afetam o que sua empresa prioriza. Então, esteja atento.

9. Limpeza (Clean)

Outro critério importante do checklist de avaliação de fornecedores é o envolvimento do parceiro com práticas de sustentabilidade para minimizar o impacto de sua atividade no meio ambiente e na sociedade.

Informe-se sobre essas ações, resultados alcançados e também como a empresa investe na responsabilidade social em relação aos funcionários e o tipo de tratamento dado a eles.

10. Comunicação

Com quem e como sua empresa vai se comunicar durante a prestação do serviço também entra no checklist de avaliação de fornecedores. 

É importante que o parceiro informe um contato direto, de preferência de mais de uma pessoa, para que fique fácil tirar uma dúvida ou resolver um problema. 

Otimize a gestão de fornecedores na sua empresa

A Linkana é uma plataforma voltada para otimização da gestão de fornecedores, desde a automação da consulta pública de documentos para compliance até o monitoramento de certificações.

Depois de cadastrar o CNPJ do fornecedor, nossa tecnologia de Robot Process Automation irá varrer os principais bancos de dados para obter dados cruciais para a gestão de riscos, sem comprometer o seu investimento e o tempo dos seus colaboradores.

Insira e acompanhe de maneira automatizada todo seu checklist de avaliação de fornecedores dentro da Linkana. Faça uma demonstração gratuita do software agora mesmo, basta preencher o formulário para agendarmos uma reunião.

Leo Cavalcanti

Leo Cavalcanti

Advogado, especialista em Planejamento Tributário e Finanças, soma mais de 05 anos de experiência com rotinas de auditoria empresarial e tributária, além de conhecimento em controladoria e práticas de departamento jurídico corporativo. Atualmente é CEO e um dos co-fundadores da Linkana.
logo linkana

Ferramenta

Consulta de CNPJ

Encontre o CNPJ e mais 10 outros dados de fornecedores em segundos.

logo linkana

Podcast

Procurement Hero

Líderes e referências do mercado de procurement batem um papo sobre tecnologia, dados e tendências.

logo linkana

Ebook

Gestão de Fornecedores

Descubra como fazer um gestão de fornecedores inteligente e guiada por dados na sua empresa!