Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Como encontrar fornecedores para sua empresa? 7 dicas infalíveis!

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

September 15, 2023

September 15, 2023

September 15, 2023

Descobrir como encontrar fornecedores capacitados para atender sua empresa pode não ser uma tarefa tão simples. Isso porque, além de saber onde procurar, é preciso considerar quais pontos analisar antes de fechar efetivamente a parceria.

Dependendo da necessidade do seu negócio e do ramo de atuação, pode ser que a oferta de empresas fornecedoras seja mais ampla, facilitando a busca pela melhor alternativa, além de elevar as chances de encontrar um bom custo-benefício. 

Por outro lado, quanto mais fornecedores estiverem disponíveis, mais criteriosa deve ser sua avaliação, a fim de identificar aquele que é realmente apto para atender sua companhia.

Entretanto, há também segmentos no qual a oferta de matéria-prima, insumos e/ou serviços são restritos a apenas um ou poucos fornecedores. Quando isso acontece, fica mais difícil negociar os preços praticados, por exemplo. Porém, a questão da qualidade e da confiabilidade tendem a ser mais evidentes.

O que queremos dizer com tudo isso é que são vários os cenários que você e seu time de compras e procurement podem ter que enfrentar antes de contratar boas empresas fornecedoras para sua cadeia de abastecimento.

Uma forma de deixar essa jornada mais fácil é seguindo as sete dicas que trouxemos de como encontrar fornecedores realmente qualificados para seu negócio.

Siga a leitura deste artigo e confira quais são essas indicações!

Como encontrar bons fornecedores? 

Um dos segredos de como e onde encontrar fornecedores qualificados e confiáveis está em saber de que maneira pesquisar e o que buscar. Se o time de compras e procurement está formando a cadeia de abastecimento, esse levantamento tem ainda mais importância, pois serão os primeiros fornecedores que contratarão.

Aliás, considere que, se o negócio já é estruturado e conta com agentes ativos na supply chain, não significa que os desafios de como achar fornecedores sejam menores. No caso, há muito mais experiência envolvida no processo de escolha, o que, certamente, eleva seus níveis de exigência.

Otimizando a busca por bons fornecedores

Independentemente do cenário atual da empresa, uma boa maneira de otimizar essa busca e identificar os locais onde encontrar fornecedores, é conhecendo os tipos de empresas fornecedoras que existem. 

Ao fazer isso, fica muito mais fácil canalizar os esforços e, consequentemente, encontrar os parceiros que necessita mais rapidamente.

No caso, os tipos de fornecedores com os quais você pode se deparar são:

  • fornecedores monopolistas: são aqueles que comercializam produtos e/ou serviços exclusivos e, portanto, não têm concorrentes. Comumente, isso gera uma relação de dependência e pouca margem para negociação;

  • fornecedores habituais: oferecerem produtos/serviços comuns a várias companhias. Por essa característica, as opções são maiores e fica mais fácil negociar preços e prazos, por exemplo, devido à concorrência acirrada;

  • fornecedores especiais: são as empresas fornecedoras que atendem demandas pontuais, a exemplo de matérias-primas e insumos sazonais. Por serem abastecimentos raros ou pontuais, tendem a oferecer pouca margem de negociação. 

Dica! Aproveite e leia também este artigo: "Rede de fornecedores: conheça os tipos e as vantagens dessa prática para a sua empresa"

7 dicas de como encontrar fornecedores para seu negócio

Na nossa lista com dicas de como achar fornecedores, estão as seguintes recomendações:

  • faça pesquisas online;

  • considere recomendações de outros parceiros;

  • identifique fornecedores que estão na sua região;

  • descubra quem são os fornecedores da concorrência;

  • entre em contato com entidades de classe;

  • participe de eventos do seu ramo de atuação;

  • utilize uma base de dados de fornecedores compartilhada.

Confira mais detalhes sobre cada dica!

1. Faça pesquisas online

Assim como você acessa plataformas de pesquisa para encontrar produtos e serviços que precisa para sua vida pessoal, também pode usar um site desse tipo para achar fornecedores.

Partindo de soluções como o Google, é possível iniciar uma busca por meio da inserção de palavras-chave nessa plataforma web.

Por exemplo, se sua empresa atua no ramo de bens de consumo, pode acessar o site de pesquisa da sua preferência e digitar: “fornecedores de bens de consumo“. Ao fazer isso, na tela, aparecerão nomes de diversas empresas fornecedoras voltadas para esse segmento.

A partir daí pode começar sua jornada de como encontrar fornecedores, entrando em contato diretamente com os potenciais parceiros ou pesquisando previamente o CNPJ informado nos sites corporativos para avaliar a viabilidade de dar prosseguimento, ou não, a esse processo.

Outro site que ajuda a encontrar fornecedores é o LinkedIn, que é uma rede social corporativa própria para promoção de networking. Logo, contribui para acessar perfis de diversos profissionais e empresas que podem ter fit com a sua.



2. Considere recomendações de outros parceiros

Nenhuma companhia se faz sozinha. Por esse motivo, é certo que a sua também tenha vários parceiros de negócios que contribuem para a estruturação e o crescimento.

Nesse contexto, estão inseridas outras empresas fornecedoras, clientes e até mesmo funcionários, que podem ser vistos e tratados como importantes fontes de informação que ajudarão a encontrar bons fornecedores para seu negócio.

Obter indicações desse público também ajuda a encurtar o trajeto de busca, especialmente no que se refere à análise de credibilidade e confiabilidade atribuídas aos potenciais fornecedores.

Aproveite que está aqui e confira também este artigo: “Como convencer seu chefe a contratar a Linkana? 4 maneiras para motivá-lo

3. Identifique fornecedores que estão na sua região

De nada adianta encontrar o fornecedor ideal se ele está em uma região tão distante da sua que afeta o fluxo de entrega dos insumos ou serviços, concorda?

Não há a obrigatoriedade de vocês estarem na mesma cidade, nem no mesmo estado. Entretanto, é essencial considerar a questão geográfica antes de firmar a parceria.

Por isso, na lista de como achar fornecedores, nossa sugestão é começar a busca pela região onde sua empresa está localizada. Isso é interessante porque também mitiga diversos riscos, a exemplo de desabastecimento ou atraso nas entregas decorrente da distância entre vocês.

Sugestão de leitura: "Riscos na cadeia de suprimentos: quais são e como evitá-los?"

4. Descubra quem são os fornecedores da concorrência

Não se trata de copiar o que a concorrência está fazendo, mas, sim, de obter insights a partir da dinâmica dos concorrentes.

Lembra que falamos dos fornecedores habituais? Pois bem, é extremamente comum que esse tipo de empresa fornecedora abasteça, simultaneamente, negócios que atuam em um mesmo nicho ou que tenham o mesmo público-alvo.

Nesse caso, identificar quem são os fornecedores contratados pelos concorrentes é uma forma de encurtar essa busca e até mesmo de reduzir os riscos, especialmente se você notar que a concorrência está tendo bons resultados com a parceria.

5. Entre em contato com as entidades de classe

Como dissemos logo na abertura deste artigo, alguns segmentos são bem restritos e característicos, o que torna a procura por bons fornecedores ainda mais complexa.

Em mercados muito específicos, entrar em contato com as entidades de classe pode ser uma boa saída, visto que todas as empresas do ramo, obrigatoriamente, precisam estar filiadas a essas organizações.

Além disso, companhias fornecedoras devidamente credenciadas em suas entidades de classe mostram responsabilidade e o compromisso com o atendimento de normas e leis.

Este artigo também ajudará você: “O que é compliance empresarial? Como aplicar? Qual sua importância?

6. Participe de eventos do seu ramo de atuação

Outra dica de como encontrar fornecedores qualificados é participando de eventos voltados para seu mercado de atuação, tais como feiras, seminários, workshops e outros.

No caso de feiras e convenções, por exemplo, você tem a chance de verificar pessoalmente o que o fornecedor oferece, os produtos e/ou serviços comercializados e, se julgar interessante, já iniciar um relacionamento estratégico ali mesmo.

Tenha em mente que essas participações ajudam a expandir seu networking, abrindo caminho para diversas oportunidades de negócio, além de, claro, ajudar a achar empresas fornecedoras apropriadas para a sua.

7. Utilize uma base de dados de fornecedores compartilhada

Fechamos nossa lista de dicas de como achar fornecedores sugerindo o uso de uma base de dados de fornecedores compartilhada.

A fundação de dados de fornecedores compartilhada, como também pode ser chamada, é uma solução que permite o acesso a diversos perfis de empresas fornecedoras devidamente preenchidos e atualizados.

Ao contar com esse recurso, o tempo necessário para achar fornecedores reduz consideravelmente, aumentando a produtividade dos profissionais incumbidos dessa tarefa. 

Além dessa, há diversas outras vantagens de usar esse recurso, tais como realizar o onboarding do fornecedor em menos tempo e estruturar um relacionamento mais rápido.

A Linkana é a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores possibilita que compradores analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques. 

Com isso, aceleramos radicalmente processos de onboarding, análise e monitoramento de fornecedores, utilizando dados e insights compartilhados entre as maiores corporações do nosso país.



O que analisar na hora de contratar fornecedores?

A partir do momento que você identifica o fornecedor ideal para seu negócio, já é possível dar início aos trâmites necessários para firmar a parceria.

Entretanto, antes de assinar o contrato, há uma série de análises que precisam ser feitas, sendo que todas devem ter o mesmo objetivo: proteger sua empresa dos riscos característicos desse modelo de relação comercial.

Para isso, é vital que seja realizada uma investigação pontual e aprofundada de todos os dados relacionados à empresa fornecedora que pretende trazer para sua cadeia de suprimentos.

Por exemplo, você precisa considerar e verificar:

  • apresentação e validade de documentos obrigatórios;

  • cumprimento de leis e regras trabalhistas;

  • status do CNPJ;

  • situação financeira;

  • certificações relacionadas ao ramo de atividade; 

  • entre outros pontos relacionados.

Nessa etapa, não deixe de avaliar também:

  • qualidade dos primeiros contatos feitos entre vocês, a fim de analisar a atenção dado pelo fornecedor;

  • histórico do fornecedor, considerando feedbacks e possíveis reclamações de outros clientes atendidos;

  • preços praticados;

  • qualidade dos produtos e/ou serviços oferecidos;

  • formas, meios e prazos de pagamento;

  • tempo de entrega;

  • capacidade produtiva;

  • flexibilidade nas negociações;

  • canais de atendimento e suporte pós-venda;

  • cumprimento das leis e normas pertinentes ao ramo de atuação.


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.


Como tornar o processo de homologação de fornecedores mais eficiente?

Tudo isso que acabamos de citar faz parte do processo de homologação de fornecedores, que consiste em qualificar, validar e certificar a empresa fornecedora como apta para atender o seu negócio.

É claro que realizar essas tarefas manualmente é algo inviável, além de aumentar as chances de erros, o que pode comprometer todo o fluxo de abastecimento do seu negócio.

Logo, a forma mais indicada de tornar o processo de homologação de fornecedores mais dinâmico, preciso, rápido, prático e seguro é usando ferramentas próprias para isso, como o sistema da Linkana.

Além de resolver a maior falha de procurement, que é a ausência de uma base de dados de fornecedores compartilhada, nossa solução conta com recursos como o Linkana ESG Rating, ferramenta que analisa automaticamente os riscos socioambientais e de governança gerados pelos fornecedores.

Confira neste vídeo com Leo Cavalcanti, CEO e cofundador da Linkana, como funciona o Linkana ESG Rating.

https://youtu.be/T1DmQi-JmKQ

O que mais a Linkana oferece para sua empresa?

Grandes companhias melhoraram consideravelmente a gestão de fornecedores com a solução da Linkana, a exemplo da Nivea, que reduziu em 80% o tempo gasto com a homologação de empresas fornecedoras.

Entre os motivos pelos quais resultados como esses são possíveis, está o fato que o sistema da Linkana conta com os seguintes diferenciais. Confira!

  • PERFIL UNIVERSAL DO FORNECEDOR → Com os perfis de fornecedores compartilhados da Linkana, dados e documentos de fornecedores são reaproveitados em rede, compartilhando informações atualizadas entre múltiplos compradores e acelerando processos de forma automatizada e sem burocracia.

  • MELHORES INSIGHTS → Nossos scores, ratings e certificações proprietários são construídos e compartilhados com a inteligência das maiores corporações do Brasil, garantindo aderência às melhores práticas e exigências de mercado.

  • PLUG N' PLAY →  Conecte seu sistema legado, ERP ou e-procurement com nossa fundação de dados de fornecedores, tornando-a sua fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada em questão de minutos.

Quer ter tudo isso na sua empresa também? Então, preencha agora mesmo o formulário abaixo


Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market