Resources

Economia Inclusiva

Economia Inclusiva

Economia Inclusiva

O que é uma empresa B? Saiba como se tornar uma

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

August 19, 2022

August 19, 2022

August 19, 2022

Atualmente uma empresa ecologicamente sustentável ganha maior poder no mundo corporativo. Considerada uma empresa B, esse tipo de negócio faz parte de empreendimentos que ganham o selo de apoiadores da cultura socioambiental.

De acordo com a lista de 2021 do Best For The World, 39 companhias brasileiras fazem parte do movimento B. Elas são reconhecidas por realizar boas práticas em comunidades, meio ambiente e governança, conquistando clientes e trabalhadores.

Para fazer parte desse time, não é preciso somente defender causas socioambientais, mas também entender o que é o movimento B, como funciona e se dedicar a preservar esse título.

Ficou curioso e quer saber mais? Ao longo deste artigo, vamos explicar o que é uma empresa B, suas características e por que se esforçar para se tornar uma. Continue com a gente e boa leitura!

Empresa B: o que é?

Empresa B é o tipo de instituição que trabalha para o desenvolvimento social e ambiental de comunidades. Ela busca soluções para resolver problemas climáticos, colocando em segundo plano os lucros que podem ser obtidos. 

As empresas B fazem parte de um movimento global chamado Sistema B, cuja função é mudar o planeta com o apoio de diferentes companhias e setores econômicos.


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

O que é o Sistema B?

Segundo o site oficial do Sistema B, a ideia é criar uma economia que gere valor integral para o mundo, promovendo modelos de organização econômica que possam ser medidas a partir do bem-estar da sociedade.

Em outras palavras, o Sistema B é uma organização sem fins lucrativos que acredita que governos, organizações da sociedade civil, movimentos sociais, cidadãos e a responsabilidade social corporativa devem trabalhar unidos com empresas B e outros atuantes em busca de uma economia mais justa.

A ideia foi posta em prática em 2006 quando três empresários norte-americanos perceberam que suas empresas não estavam avaliadas como social e ambiental, e sim, que apenas visavam lucros.

Foi então que eles se dedicaram a criar um certificado o qual comprovaria o efeito positivo das organizações sociaoambientais e que permitissem que suas empresas fossem valorizadas.

No Brasil esse conceito ainda é relativamente novo. Em parceria com o Sistema B, o movimento é liderado pelo Comitê pela Democratização da Informática (CDI), organização sem fins lucrativos que usa a tecnologia para fortalecer o empreendedorismo e eliminar a pobreza.

Logo, ter a certificação de empresa B mostra que uma instituição é interdependente, cuida dos demais, é inovadora, tem paixão pelo que faz e apoia a diversidade.

Vale ressaltar que a letra B representa a ideia de “benéfico”.

Assista ao vídeo abaixo e entenda mais sobre a importância de ser uma empresa B:

https://www.youtube.com/watch?v=b87sXDxTeJs

Quais são os valores de uma empresa B? 

As empresas que possuem o certificado B-Corp:

  • se comprometem em firmar uma relevância positiva na sociedade e no meio ambiente;

  • desejam aumentar o crédito de acionistas e gestores sem interesses financeiros;

  • operam com altos padrões de gestão;

  • fazem parte de uma comunidade;

  • são transparentes em todas as decisões;

  • solucionam os problemas conforme os produtos e serviços oferecidos;

  • relatam publicamente seu impacto socioambiental.


Por que ser uma empresa B?

Existem diversos motivos que levam uma empresa a ser enquadrada no modelo B. Conheça os principais:

  • inspirar pessoas a se unir à comunidade global;

  • se posicionar na mídia mundial, o que resulta em aumento de vendas;

  • ser uma organização séria e profissional;

  • atrair talentos diferentes com os mesmos ideais;

  • gerar parcerias com empresas de valores semelhantes.


Leia também: Gestão de riscos ambientais: ações essenciais para empresas

Como ser uma empresa B?

As empresas interessadas em conquistar o certificado B-Corp devem passar por um processo complexo que dura entre seis e 24 meses.

O procedimento começa com o preenchimento de um questionário. Neste documento, o gestor deve responder a cerca de 200 perguntas, cada uma equivalente a um ponto.  

Questões como identificar os possíveis impactos negativos que a empresa pode gerar até o número de funcionários do sexo feminino com altos cargos são as mais comuns.

Para seguir o processo, sua empresa precisa atingir, no mínimo, 80 pontos. Caso não tenha conquistado uma pontuação razoável, você tem algumas chances para adaptar as respostas até chegar ao modelo B.

Na sequência, é preciso comprovar a veracidade das informações apresentando os documentos oficiais. Um membro da equipe do Sistema B irá conferir os dados e revisar as avaliações considerando o desempenho socioambiental e o tipo de serviço oferecido.

Além disso, também ocorrem conversas entre a equipe do Sistema B e executivos das organizações para a análise de informações.

Caso tudo esteja dentro do propósito, a empresa recebe o certificado B-Corp. 

Em suma, a certificação é um modo de como identificar uma empresa B entre as corporações brasileiras.

A importância da Análise de Fornecedores da Linkana

Conquistar a certificação de empresa B tem sido o desejo de muitas organizações, como vimos ao longo do artigo. 

Em suma, sua empresa deve olhar para ações que incluam:

  • a preservação dos recursos naturais;

  • um ambiente de trabalho saudável, diverso e inclusivo;

  • a educação de gestores para firmar o compliance da empresa.


Mas para chegar a esse patamar, talvez você ainda não tenha percebido se sua empresa está nos padrões de sustentabilidade e de diversidade. Neste caso, você pode comprovar utilizando a ferramenta de Análise de Fornecedores Ativos.

Por meio dela, você identificará o quanto sua base é inclusiva, se você dá mais oportunidades para fornecedores inovadores e de grupos minoritários (negros, mulheres, indígenas, LGBTQIA+), se sua base é confiável, ou seja, características que poderão lhe gerar mais credibilidade no mundo dos negócios.

A nossa plataforma entrega relatórios inteligentes cruzando seus gastos de fornecimento com o banco de dados de perfis abertos de fornecedores, construído com big data e inteligência artificial.

Quer saber mais sobre a Linkana? Somos o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede, que otimiza o sourcing, onboarding com uma base de dados unificada de perfis de fornecedores certificados para cadastro, risco, qualidade e diversidade.

Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo.

Entre em contato conosco agora mesmo e faça a análise da sua empresa.


Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market