Resources

Compras

Compras

Compras

Cost Breakdown: por que importa para a área de compras?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

October 13, 2023

October 13, 2023

October 13, 2023

Cost Breakdown é um modelo de análise usado para mensurar os custos dos produtos e/ou serviços oferecidos pelos fornecedores. É feito a partir do entendimento de todos os elementos que formam esses preços.

Também chamada de "Repartição de Custos", a avaliação considera, como elementos da composição de custos, fatores como mão de obra, logística, insumos, entre outros relacionados.

Entre as vantagens de fazer Cost Breakdown na sua empresa, uma que se destaca é a possibilidade de verificar se o preço praticado pelo fornecedor está compatível com o do mercado. Caso não esteja, você tem a chance de negociar com ele ou de buscar por outro que trabalhe com valores mais competitivos.

Para a área de compras, o conceito é de grande importância, pois ajuda a identificar o melhor custo-benefício para a empresa, alcançar saving, entre vários outros pontos positivos.

Confira, neste artigo, a relevância da análise de Cost Breakdown e como usá-la no seu negócio.

O que é Cost Breakdown?

Cost Breakdown é uma análise usada para identificar e entender a composição dos custos de produtos e/ou serviços oferecidos por fornecedores. Em outras palavras, essa verificação ajuda a compreender quais componentes foram considerados, bem como o peso de cada um na composição do preço cobrado pela empresa fornecedora.

No caso, os elementos que costumam formar os custos são:

  • mão de obra: gastos com funcionários para atender à demanda requerida pelos contratantes da empresa fornecedora;

  • serviços terceirizados: caso o fornecedor terceirize serviços em alguma etapa de seus processos;

  • insumos: itens que os fornecedores precisam adquirir para atender aos pedidos de abastecimento recebidos;

  • impostos: incidentes sobre os produtos/serviços oferecidos pela empresa fornecedora e que afetam os preços praticados;

  • logística: despesas do fornecedor relacionadas a armazenagem, transporte e distribuição dos materiais ou serviços, bem como taxas (como desembaraço aduaneiro)

Aproveite e leia também: "Logística integrada: tudo o que precisa saber + exemplos reais

Exemplo de Cost Breakdown 

Uma forma de entender melhor esse conceito é por meio de um exemplo. Então, imagine que um dos seus fornecedores alegou que o aumento do preço de determinada matéria-prima aconteceu em razão de componentes importados contidos em sua fabricação.

No caso, a importação desses itens ficou mais cara por conta das taxas de importação e câmbio, que sofreram alterações. 

Porém, você tem acompanhado o mercado e, por isso, sabe que após essa alta houve uma queda, o que gera uma margem para negociação. Com base na informação, você pede para o fornecedor apresentar uma planilha de custos que justifique o aumento do preço.

O que estamos querendo dizer com esse exemplo é que a Repartição de Custos, quando bem empregada, se torna uma importante ferramenta de negociação. Por meio dela, é possível fazer compras mais acertadas, que promovam a redução de custos sem afetar a qualidade do que é adquirido.

Este artigo também é interessante para você: "Como fazer uma boa gestão de compras: 4 práticas indispensáveis!"

Qual a importância de Cost Breakdown para compras?

Para área de compras e procurement, essa análise é importante porque ajuda a identificar o melhor custo-benefício para a empresa e, se possível, a alcançar o saving.

Como dissemos logo na abertura deste artigo, uma das vantagens dessa avaliação é verificar se o preço do fornecedor está de acordo com o praticado por outros participantes do mercado. 

A partir do levantamento, é possível, por exemplo, encontrar aqueles que ajudem os preços da sua empresa a se tornarem mais competitivos.

Somado a esse, há outros benefícios que justificam o uso e reforçam a importância do conceito de Repartição de Custos para a sua companhia, tais como:

  • chance de negociar com a empresa fornecedora para chegar ao chamado '’preço justo";

  • obtenção de uma boa base de informações para explicar ao cliente final os motivos pelos quais os preços da sua empresa mudam;

  • realização de cálculos mais precisos sobre o impacto dos custos do fornecedor na margem de lucro do seu negócio;

  • possibilidade de definir preços mais competitivos para atrair e fidelizar clientes para a empresa.

Dica de leitura: "Saving de compras: o que é, como calcular e quais as vantagens"

Como fazer Cost Breakdown?

Para fazer a Repartição de Custos, é preciso solicitar aos fornecedores uma planilha detalhada com todos os elementos que compõem os custos de cada um dos produtos e/ou serviços oferecidos.

Com o material em mãos, o comprador pode verificar a composição de preços e se, por exemplo, o fornecedor teve gastos maiores que justificam o valor praticado.

Na prática, significa que, para fazer a análise de forma satisfatória, é fundamental ter um bom relacionamento com os fornecedores. Do contrário, pode ser complicado ter acesso a tais informações.

Como estruturar um relacionamento estratégico com fornecedores?

Estruturar um relacionamento estratégico com os fornecedores é uma forma de alcançar mais e melhores resultados para a sua empresa. 

Como você pôde ver, os preços praticados por esses parceiros afetam diretamente a dinâmica e o lucro do seu negócio. 

Esse é apenas um exemplo do impacto dessa relação comercial, e também um dos motivos pelos quais os fornecedores devem ser considerados um dos pilares de crescimento de qualquer companhia.

E como estruturar um relacionamento estratégico com os parceiros, que ajude sua empresa a crescer, principalmente que seja sustentável financeiramente? As dicas para alcançar este resultado são:

  • alinhe propósitos e objetivos;

  • estabeleça uma boa comunicação desde os primeiros contatos;

  • preze pela transparência;

  • use a tecnologia para aprimorar a gestão de fornecedores da sua empresa.

Quanto a essa última sugestão, a Linkana pode ajudar você!

O que a Linkana oferece para sua empresa?

A Linkana é a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques. 

Com isso, aceleramos radicalmente os processos de onboarding, de análise e de monitoramento de fornecedores — graças aos dados dos fornecedores já preenchidos por eles ou por outra empresa —, permitindo o uso de informações e insights compartilhados entre as maiores corporações do nosso país.

Uma das funcionalidades é o Linkana SRM, orquestrador de processos de homologação, qualificação, cadastro e avaliação de fornecedores, com interface para envio de mensagens, coleta de dados, revisões e aprovações.

Confira este vídeo, com Leo Cavalcanti, CEO e cofundador da Linkana, e conheça melhor como nosso software de gestão de fornecedores funciona!

https://youtu.be/T4CMXDrgswQ

E para testar o Linkana SRM na prática, agende agora mesmo uma demonstração ou preencha o formulário abaixo para conversar com um dos nossos especialistas.

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market