Resources

gestão de fornecedores

gestão de fornecedores

gestão de fornecedores

Contratação de fornecedores: quais critérios considerar?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

December 22, 2023

December 22, 2023

December 22, 2023

Ao fazer a contratação de fornecedores, é fundamental considerar critérios como experiência, tempo de mercado, reputação, estabilidade financeira, preços e prazos de pagamento, compliance, entre outros que comprovam se a empresa fornecedora com a qual pretende fechar parceria é realmente apta para atender às necessidades da sua.

Apesar de ser uma atividade complexa que requer uma série de cuidados, ela é essencial para garantir a formação de uma rede de abastecimento segura e confiável para o seu negócio.

Quanto mais parâmetros e especificações forem levantados, mais dados e informações você terá sobre o futuro parceiro, facilitando sua tomada de decisão.

E quais seriam os principais critérios a considerar na hora de fazer a contratação de fornecedores? Neste artigo, separamos os 10 principais que não podem faltar na sua gestão. 

Veja agora mesmo quais são e aumenta as chances de ter sucesso nessas parcerias comerciais.

O que avaliar na contratação de fornecedores?

Um processo eficiente de contratação de fornecedores, deve analisar os pontos:

  1. experiência e tempo da empresa no mercado;

  2. reputação e credibilidade;

  3. estabilidade financeira;

  4. prazos e condições de entrega;

  5. preços e formas de pagamento;

  6. condições contratuais;

  7. certificações e licenças;

  8. compliance em diferentes áreas;

  9. qualidade das soluções oferecidas;

  10. capacidade de entrega.

Veja, a seguir, detalhes de cada um.

1. Experiência e tempo da empresa no mercado

Em linhas gerais, quanto mais tempo de atuação um negócio tem, maior a experiência. Também significa que é bem aceito pelo público-alvo, por isso, está há um período tão grande no mercado.

Por motivos como esses é que você deve considerar há quantos anos a empresa fornecedora existe. Porém, atenção! Esse não deve ser um fator eliminatório logo no início do processo de contratação de fornecedores.

Isso porque muitas empresas abertas recentemente podem ter soluções inovadoras — e até mesmo mais baratas como estratégia para atrair clientes —, que oferecem aquilo que sua companhia precisa e não encontrou até então.

2. Reputação e credibilidade

Apesar do tempo ser um fator importante, será que durante essa jornada o fornecedor conseguiu manter uma boa imagem, ficou livre de escândalos, acusações de crimes, atos ilícitos e outros problemas desse tipo?

Verificar a reputação e a credibilidade da empresa fornecedora é fundamental para proteger a sua de uma série de riscos, os quais podem incluir questões financeiras e até mesmo jurídicas.

Dica de leitura: "Reputação corporativa: o que é e como afeta a gestão de fornecedores?"

3. Estabilidade financeira

Por falar em financeiro, a saúde monetária do fornecedor é outro critério que precisa ser analisado antes de contratá-lo.

Empresas com problemas na gestão financeira, alto nível de endividamento, dependência de outros parceiros, e demais pontos relacionados, podem deixar seus contratantes "na mão".

Usaremos como exemplo um fornecedor que foi autuado por não pagar os impostos. Ele teve as atividades interrompidas pelo órgão fiscalizador até o débito ser quitado. 

Como você deve estar imaginando, se ele estiver na sua cadeia de suprimentos, sua empresa ficará sem abastecimento nesse período, gerando diversos transtornos.

Entenda mais sobre esse assunto lendo o artigo: "Análise financeira de fornecedores: qual a importância e como fazer?"

4. Prazos e condições de entrega

Sua empresa segue um determinado fluxo produtivo. Ele está alinhado com a experiência dos clientes e com a garantia de entregar para seus consumidores o que eles adquiram, dentro do período acordado, certo?

Na hora de fechar um contrato de fornecedores, essa dinâmica precisa se alinhar aos prazos e condições de entrega que esse parceiro oferece. Do contrário, você terá problemas para atender seus clientes e cumprir o que prometeu para eles.

5. Preços e formas de pagamento

Lembre-se que os valores cobrados pelo fornecedor são parte da formação dos preços dos produtos e serviços que sua empresa comercializa. Por isso, esse critério precisa ser analisado de perto para evitar que a margem de lucro do seu negócio seja comprometida.

No que se refere às formas de pagamento, esse é um ponto importante para não impactar negativamente seu orçamento e fluxo de caixa, evitando que sua empresa faça dívidas desnecessárias para arcar com os compromissos financeiros.

6. Condições contratuais

Cada empresa trabalha de uma forma e segue regras próprias. Apesar de o contrato de fornecedores ser um documento bilateral, pode acontecer de esse parceiro fazer algumas exigências para fechar a parceria.

Cabe a você avaliar se elas são viáveis, se podem afetar a dinâmica da sua empresa de alguma forma ou não, ou se é possível aceitá-las sem problemas e riscos.

7. Certificações e licenças 

Outro critério que não pode faltar na contratação de fornecedores é a verificação de certificações e licenças.

A ISO 9001, por exemplo, confirma que a empresa fornecedora segue padrões de qualidade e aprimoramento contínuo em todos os processos. 

Já as licenças ambientais ajudam a mitigar riscos nessa área, já que, para mantê-las, os fornecedores precisam implementar e manter ativas boas práticas de proteção à natureza.

8. Compliance em diferentes áreas

Independentemente dos tipos de fornecedores que precisa para sua empresa, todos devem atuar em compliance. Isso significa, trabalhar de acordo com leis e normas gerais para todas as empresas, e também com as específicas para o ramo de atuação.

Aqui, estamos nos referindo ao cumprimento de legislações trabalhistas, fiscais, tributárias, ambientais, de direitos humanos, entre outras.

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

9. Qualidade das soluções oferecidas

A qualidade do que é entregue pelo fornecedor afeta diretamente os produtos e/ou serviços que sua empresa entrega para os clientes finais.

Matérias-primas de má qualidade, por exemplo, impactam a fabricação dos itens que comercializa e, consequentemente, a imagem da sua marca e o relacionamento com os consumidores.

Uma das consequências é a perda de clientes, de volume de vendas e, por fim, queda do faturamento.

10. Capacidade de entrega

Porém, de nada adianta o fornecedor atender a todos os critérios que citamos até agora se ele não tiver capacidade de entrega.

Por isso, você precisa verificar se a empresa fornecedora consegue entregar a quantidade de insumos ou soluções que a sua precisa, e na periodicidade certa para não afetar suas atividades.

Caso não tenha essa habilidade, é fundamental considerar se vale a pena ter parte do abastecimento vindo desse fornecedor, e complementar com outro. Ou se é mais prudente reiniciar sua busca.

Como selecionar os melhores fornecedores? 

Para selecionar os melhores fornecedores do mercado, o primeiro passo é considerar todos os critérios que apresentamos até agora. 

Em seguida, você pode criar uma pontuação própria da sua empresa para verificar quais cumpriram mais parâmetros e, a partir dessa informação, fazer um comparativo para descobrir qual tem mais capacidade para atender sua empresa.

Ao ter essa resposta, basta entrar em contato com a empresa escolhida e seguir para a etapa de elaboração do contrato de fornecedores, que deve conter cláusulas que protegem ambas as partes.

Leia também: "Como deve ser feito um contrato de fornecimento? Observe esses 5 detalhes fundamentais"

Como homologar fornecedores rapidamente?

Para homologar fornecedores rapidamente, o time de compras e procurement precisa contar com um sistema próprio para isso, que otimiza e automatiza essa tarefa, reduzindo os erros e aumentando a produtividade, com o da Linkana.

Economize tempo na homologação de fornecedores automatizando e integrando aprovações de maneira simples e rápida.

Portais e sistemas legados de fornecedores tornam as suas decisões em compras ineficientes e inseguras. Substitua cadastros e dados obsoletos e conheça a solução moderna de SRM que está definindo o novo padrão de qualidade para softwares de Procurement.

A Linkana já é utilizada pelos maiores compradores do Brasil, como Ambev, BASF, Nivea, Johnson & Johnson, Suzano, Nubank, XP e Mondelez.

Somos uma empresa Scale-up Endeavor e investida pela Y Combinator (W20), Latitud e Plug N Play. Também já fomos citados em rankings como o 100 Startups to Watch, 100 Open Startups e Top 500 Latka Fastest Growing SaaS Companies.

Não perca mais tempo. Leve agora mesmo as soluções da Linkana para a sua empresa. Preencha o formulário abaixo e confira como!

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market