Resources

Gestão de riscos

Gestão de riscos

Gestão de riscos

Conflito de interesses de fornecedores: quanto impacta sua empresa?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

April 25, 2023

April 25, 2023

April 25, 2023

O conflito de interesses de fornecedores é uma situação que acontece quando questões pessoais, políticas, familiares, financeiras, entre outras similares, afetam o julgamento e as tomadas de decisões empresariais.

Por exemplo, esse comportamento pode acontecer quando um funcionário do time de compras e procurement precisa contratar uma empresa fornecedora e, apesar de ter nas mãos ofertas mais relevantes para o negócio, escolhe a que pertence a um amigo próximo.

Neste caso, o interesse particular do profissional passou à frente do que é realmente vantajoso para a empresa na qual trabalha, e essa escolha pode colocá-la em vários riscos.

Como você deve estar imaginando, decisões desse tipo afetam seriamente o sucesso e o crescimento de uma companhia. Isso porque, a fim de suprir as conveniências pessoais, comumente critérios como qualidade, credibilidade, tempo de mercado, compliance, preços, e outros, são deixados de lado na hora de contratar um fornecedor.

Porém, será que existe uma maneira de evitar isso e proteger o seu negócio? A boa notícia é que sim, existem várias formas de mitigar, ou até mesmo de eliminar conflito de interesses de fornecedores.

Continue a leitura deste artigo e confira agora quais são, e o que fazer perante casos desse tipo. 

O que é conflito de interesses?

Conflito de interesses é uma condição na qual o julgamento e as decisões empresariais são afetadas em decorrência de questões e preferências pessoais, a exemplo das familiares, políticas e profissionais, e também devido a potenciais vantagens financeiras.

Logo, é possível entender que conflito de interesses de fornecedores é quando o relacionamento e a dinâmica de contratação entre quem fornece e quem recebe insumos e/ou serviços são alterados por conta de conveniências para algum dos envolvidos.

Sobre isso, é bem importante que você saiba que esse tipo de embate pode acontecer tanto em esferas públicas quanto nas privadas. 

No setor público, esse assunto é tratado no artigo 3º da Lei 12.813/2013, que determina que essa é uma situação gerada pelo confronto entre os interesses públicos e privados, o qual pode afetar o coletivo e/ou influenciar o desempenho de funções públicas.

Já no setor privado, o conflito de interesses não conta com regulamentações ou leis específicas. Isso significa que cada empresa tem liberdade para dar suas próprias tratativas, com base em sua cultura e valores.

Todavia, esse processo pode ser embasado na NBR ISO 37001, Norma de Certificação de Sistemas de Gestão de Compliance Antissuborno, que dá às companhias diretrizes de como prevenir, identificar e tratar casos de suborno entre seus agentes, incluindo colaboradores, fornecedores e outros.

Confira tudo sobre essa importante norma no artigo: "O que é ISO 37001: para que serve, vantagens e como implementar"

Exemplos de conflito de interesses de fornecedores

Além do exemplo de conflito de interesses de fornecedores que citamos logo na abertura deste artigo, outros que ajudam a entender esse conceito são:


  • receber de um potencial fornecedor vantagens que induzam a contratá-lo, deixando outras opções de lado, por exemplo, almoços, viagens e presentes pessoais;


  • definir critérios técnicos, com base em preferências pessoais, que levem à obrigatoriedade de contratar uma empresa fornecedora específica;


  • contratar negócios fornecedores cujos proprietários são parentes, deixando de avaliar outros que podem estar mais alinhados às necessidades da empresa por esse motivo;


  • contratar um determinado fornecedor por conta da promessa de divisão de ganhos provenientes dessa parceria, tirando a chance de outros que não atuam dessa forma.


O que causa conflitos de interesses de fornecedores?

Comumente, a causa dos conflitos de interesses de fornecedores é a obtenção de vantagens pessoais. Isto é, sua origem costuma ser a conquista de algum privilégio para uso particular. 

Justamente por conta dessas motivações é que a mitigação dessa situação está diretamente relacionada a uma norma voltada para medidas antissuborno.

Infelizmente, ainda há profissionais que enxergam o relacionamento com fornecedores como um meio para "alcançar patamares mais elevados", seja de posição dentro da empresa, seja financeiro.

Por conta disso, é fundamental que os gestores adotem ações para identificar e evitar esse tipo de comportamento, tão prejudicial para a dinâmica do negócio.

Somada a essas causas, há outra que pode fomentar o conflito de interesses com empresas fornecedoras. No caso, estamos falando da existência de algum tipo de relação pessoal dos colaboradores concorrentes.

Imagine que seu negócio precise contratar um novo software para gestão de fornecedores

Na busca pelo melhor do mercado, o profissional responsável por essa tarefa encontra dois: um que atende absolutamente todas as necessidades da empresa, e outro no qual a cônjuge trabalha, mas que não é tão completo.

Ainda que não haja benefício financeiro direto, ao levar para os gestores a segunda opção como a mais indicada, esse colaborador estará gerando um conflito de interesse entre o que a companhia precisa, e o que ele julga mais conveniente.

Ou seja, a percepção pessoal do colaborador interferiu diretamente na tomada de decisão empresarial. E, como já comentamos, isso pode gerar uma série de impactos para o negócio.

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Quais são os impactos para as empresas contratantes?

E por falar em impactos, os principais que uma empresa pode sofrer, decorrente de conflito de interesse de negócios fornecedores, são:


  • comprometer a dinâmica interna, a cultura e o clima organizacional;


  • perder qualidade em matéria-prima, insumos e//ou serviços contratados;


  • lidar com companhias que não estão em compliance e sofrer reflexos de problemas legais, financeiros, fiscais, contábeis e outros semelhantes;


  • vincular a imagem da marca a negociações e comportamentos antiéticos;


  • envolver, ainda que indiretamente, a organização em crimes como fraudes, corrupção, lavagem de dinheiro e outros;


  • trazer para sua base fornecedores que usam mão de obra escrava e/ou trabalho infantil;


  • pagar valores altos e incompatíveis com o que está sendo entregue.


Como identificar e mitigar conflito de interesses de fornecedores?

Uma das melhores maneiras de identificar conflito de interesses em sua rede de abastecimento é por meio da realização de auditorias internas e externas.

Ao fazer isso, você verifica, pontualmente, se os processos adotados para contratar fornecedores estão adequados e, principalmente, de acordo com os parâmetros legais esperados.

Outra forma de fazer essa identificação é criando um canal de denúncias que pode ser usado com segurança e discrição por todos os seus stakeholders.

Já para mitigar problemas desse tipo, algumas das boas práticas que podem ser adotadas são:


  • criar políticas internas e oferecer treinamentos adequados aos funcionários;


  • elaborar um código de conduta de fornecedores com as regras e padrões éticos que precisam ser seguidos para que a parceria seja continuada;


  • automatizar o processo de busca e de homologação de fornecedores, para que todas as etapas sejam feitas automaticamente, nenhum documento deixe de ser solicitado ou analisado, e também como forma de evitar a influência direta de um profissional nessas tratativas.


Como a Linkana pode ajudar sua empresa?

Nesse último quesito, a Linkana pode ajudar sua empresa, porque somos a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil

Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques. 

Com isso, aceleramos radicalmente processos de onboarding, de análise e de monitoramento de fornecedores — graças aos dados dos fornecedores já preenchidos por eles ou por outra empresa —, permitindo o uso de dados e insights compartilhados entre as maiores corporações do Brasil.

As funcionalidades que você encontra no nosso sistema são:











Assista o vídeo abaixo e confira mais sobre o Linkana ESG Rating, solução da Linkana voltada para análise de riscos de indicadores ESG!

https://www.youtube.com/watch?v=T1DmQi-JmKQ

Quer saber, em detalhes, tudo o que a Linkana pode fazer para o seu negócio? Então preencha agora mesmo o formulário abaixo!

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market