Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Como encontrar fornecedores para a indústria petroquímica? 5 dicas!

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

January 22, 2023

January 22, 2023

January 22, 2023

Saber como encontrar fornecedores para a indústria petroquímica é uma qualidade indiscutível para quem deseja fortalecer a própria companhia. Preços competitivos e produtos de qualidade, por exemplo, são características que precisam ser avaliadas com cautela antes de decidir sobre a contratação de um possível parceiro.

Para o funcionamento da indústria petroquímica, é preciso ter serviços, insumos e matérias-primas disponíveis por parte de fornecedores especializados. Mas nem sempre é fácil encontrar parceiros eficientes, por isso, as primeiras características que você deve avaliar neles são:

  • se oferecem produtos eficientes e, ao mesmo tempo, há uma boa gestão de materiais na sua empresa;

  • se dão o suporte necessário em caso de equipamentos irregulares;

  • se sabem avaliar o custo de matérias-primas e insumos. 

Pois bem, são diversos fatores que devem ser avaliados para o bom funcionamento de uma indústria. Logo, neste artigo, vamos dar uma ajuda a você para saber onde encontrar fornecedores para a indústria petroquímica. Siga as nossas dicas e rumo ao sucesso!

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Como encontrar fornecedores para a indústria petroquímica: 5 sugestões infalíveis 

Para ter bons fornecedores envolvidos na sua indústria, considere esses principais fatores:

1. Realize pesquisas online

Um passo importante de como encontrar bons fornecedores para a indústria petroquímica é buscar empresas por meio de plataformas de pesquisas, como o Google. Digite palavras-chave relacionadas ao tipo de serviço ou produto, como: "fornecedores para a indústria petroquímica" ou "distribuidores de produtos químicos". 

Pesquisar nunca é demais. Não perca tempo e faça uma análise detalhada sobre os tipos de fornecedores que você deseja para sua indústria. Isso irá gerar bons resultados e evitar uma quebra de contrato prejudicial. 

2. Entre em contato com entidades do ramo

Falar com empresas ligadas ao ramo é uma forma de encontrar bons fornecedores. A Associquim (Associação Brasileira dos Distribuidores de Produtos Químicos e Petroquímicos) é uma referência no mercado e, ainda, dispõe de cursos e eventos para empresários e fornecedores. 

3. Converse diretamente o fabricante

O contato direto com o fabricante é recomendado quando se pretende contratar uma marca específica de produto ou serviço. Essa abordagem direta ajuda a minimizar custos, já que não há intermediários na negociação.

Caso não seja possível comprar diretamente com o fabricante, outro caminho é identificar quem são os distribuidores da marca em questão e tentar fechar uma negociação com eles.

4. Confira a avaliação de outros contratantes 

Saber o que outros contratantes acharam dos serviços prestados pelo fornecedor é outra forma de identificar quais são os melhores para a sua empresa.

Geralmente, nos próprios sites têm depoimentos dos respectivos clientes. E, se quiser opiniões imparciais, tente pesquisar o nome do fornecedor em plataformas como o Reclame Aqui e o Consumidor.gov.br. 

5. Use a ferramenta de consulta da Linkana

As ferramentas tecnológicas são de grande utilidade nos dias de hoje. E, nesse aspecto, a Linkana pode ser sua aliada ao buscar formas de como encontrar fornecedores para a indústria petroquímica. 

Nós disponibilizamos a Consulta CNPJ Linkana — ferramenta que já tem mais de 500 mil acessos e milhares de procuras realizadas todos os dias! 

Por meio dela, é possível acessar diversos dados cadastrais do fornecedor em potencial e, com isso, analisar com precisão importantes questões que podem afetar a negociação e o nível de comprometimento com entrega e qualidade.

Você deve apenas digitar o nome da empresa ou o CNPJ no campo de pesquisa e, em segundos, terá em mãos as seguintes informações:

  • dados fiscais:

  • razão social;

  • nome fantasia;

  • situação cadastral;

  • porte;

  • cidade e estado;

  • data de abertura;

  • optante do MEI ou optante Simples;

  • natureza jurídica;

  • capital social;

  • quadro societário;

  • matriz e filiais;

  • endereço completo;

  • CNAE principal e secundárias.

Todos esses dados você recebe de forma rápida e gratuita. Além disso, o sistema traz outras funções relevantes, como a emissão de certidões. 

Qual outro recurso a Linkana oferece?

O Linkana ESG Rating é um sistema que atribui pontuações aos pilares ESG de uma empresa, identificando automaticamente o risco ambiental, social e de governança para que você tome decisões assertivas ao fechar parcerias comerciais.

Com o Rating ESG da Linkana, não somente a empresa é analisada, mas também seus sócios, administradores e demais agentes diretamente relacionados.

Assim, você tem uma visão realmente macro do negócio com o qual pretende fechar parceria, abrangendo todas as vertentes que podem impactar sua conduta.

Critérios para avaliar os fornecedores escolhidos

Após o processo de escolha de fornecedores, três pontos podem ser cruciais para manter uma parceria sólida. Confira a seguir!

Menor impacto ambiental 

São muitos os impactos ambientais gerados pela indústria petroquímica, como:

  • poluição do ar;

  • resíduos sólidos;

  • formação de fuligens;

  • poluição sonora. 

Ao buscar onde encontrar fornecedores para a indústria petroquímica, considere as empresas que minimizem os efeitos negativos com aplicações de diretrizes ESG

Hoje, algumas organizações do ramo estão conscientes sobre as práticas socioambientais e de governança e, por isso, se empenham para:

  • reduzir a emissão de gases de efeito estufa;

  • desenvolver produtos inteligentes, como plantações de árvores que capturam toneladas de CO2 por ano;

  • substituir o uso de combustíveis fósseis por plástico. 

Ao mesmo tempo, os fornecedores:

  • monitoram as fontes geradoras de riscos ambientais;

  • atendem às leis e normas vigentes. 

Bom fluxo logístico 

O transporte de produtos petroquímicos é envolto de regras importantes, afinal de contas, a empresa está lidando com materiais de alta periculosidade, certo?

Por isso, é importante encontrar parceiros que tenham um bom fluxo logístico. Os fornecedores de transporte e mão de obra devem ser de alta confiança, já que os veículos e os próprios profissionais devem atender às regulamentações estipuladas para essa função. 

Portanto, a logística não deve ser comprometida por paradas de entregas ou abastecimento que descumpram as normas da empresa e do setor como um todo. 

Certificação em dia 

A certificação dos fornecedores da indústria petroquímica é baseada na API SPEC Q2:2021. Ela define os requisitos básicos do sistema de gestão de qualidade para as fornecedoras das indústrias de petróleo e gás natural. 

O registro envolve o cuidado com atividades como intervenção, produção, abandono de poço, reparos e manutenções de produtos relacionados ao serviço. 

Dica de leitura: Gestão de fornecedores para a indústria petroquímica: como aprimorar?

O diferencial da Linkana

Até aqui, listamos diversas dicas de como encontrar fornecedores para a indústria petroquímica, certo? Sendo assim, você já sabe que os recursos de Consulta CNPJ  e ESG Rating podem ser cruciais para dar o seu start na contratação de fornecedores. 

Mas não é só isso. Nós podemos ajudar a otimizar processos de sourcing, onboarding e gestão de fornecedores com uma base viva de dados comerciais, de risco, qualidade e diversidade

Nos diferenciamos dos concorrentes porque apresentamos funcionalidades únicas, como:

  • PERFIS DE FORNECEDORES CERTIFICADOS → O Supplier Open Profile da Linkana padroniza a definição de dados relevantes de fornecedores de acordo com as melhores práticas de mercado, trazendo efeito de rede para o envio e análise de dados entre vários compradores, com informações ESG e de D&I;

  • BASE DE DADOS VIVA E UNIFICADA → Devolvemos o controle dos dados para os fornecedores de maneira inteligente, onde dados públicos são atualizados automaticamente ou enviados uma única vez, evitando informações incompletas, obsoletas ou duplicadas;

  • FUNDAÇÃO DE DADOS INTEGRADA → Impulsionamos o retorno do investimento (ROI) de ferramentas de e-procurement, centralizando dados de fornecedores em uma fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada com todos os sistemas de gestão.

Não perca tempo em aprimorar o fornecimento de matérias-primas e insumos para a sua indústria petroquímica. 

Tenha a Linkana como sua parceira. 

Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo. 

Entre em contato agora com um dos nossos especialistas agora mesmo.

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market