Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

O que é logística de suprimentos? Organize matérias-primas e insumos

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

11 de janeiro de 2023

11 de janeiro de 2023

11 de janeiro de 2023

Hoje em dia, os consumidores estão mais exigentes quando se trata de entrega de produtos ou serviços de forma eficiente e segura. Nesse aspecto, uma empresa deve compreender o que é logística de suprimentos e como organizá-la para evitar qualquer constrangimento com o cliente. 

Parte da supply chain management, a logística de suprimentos impacta diretamente o dia a dia dos negócios, desde um pequeno empreendimento até as grandes corporações. Isso porque ela envolve a relação direta com fabricantes, transportadores e clientes, o que requer uma organização massiva da área de compras.

Portanto, se você quer saber o que é logística de suprimentos, tenha certeza de que está no lugar certo! Pois, aqui, vamos explicar o conceito e mostrar cinco passos para organizá-la. 

Continue com a gente e boa leitura!

Afinal, o que é logística de suprimentos? 

O conceito de logística de suprimentos indica um processo que engloba a aquisição, o transporte e o armazenamento adequado de matérias-primas ou insumos necessários para a operação da sua companhia.

Para entender adequadamente o seu papel neste processo, é interessante distinguir entre matéria-prima e insumo. Pois bem, vamos aos significados: 

  • matéria-prima: todo material que sofre alteração para ser transformado em produto;

  • insumo: componente utilizado na produção de mercadorias, podendo ser um material, uma máquina ou um equipamento.

Qual o objetivo da logística de suprimentos? 

O principal objetivo da logística de suprimentos é atender às necessidades práticas da operação, garantindo a integridade dos produtos e os devidos prazos de entrega aos clientes. 

Basicamente, ela está presente desde o momento em que a organização planeja as compras, até a entrega final para o consumidor.

Algumas empresas usam a estratégia just in time na composição das suas operações. A expressão corresponde ao produto certo, na quantidade e na hora devida, podendo ser adquirido somente se houver demanda para ele. 

Na prática, o just in time permite manter um volume de estoque mais baixo e programar a aquisição de novos itens somente no pedido de produção ou de entrega. 

Em suma, a logística é responsável por gerenciar e planejar a aquisição de itens necessários para a atividade empresarial, sendo um recurso imprescindível para o fluxo da cadeia de suprimentos.

Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

Como funciona a logística de suprimentos? 

Agora que você já sabe o que é logística de suprimentos, vamos para a próxima etapa, seu funcionamento, que consiste em três fases:

  • entrada: o suprimento chega na empresa como matéria-prima, sendo encaminhado para o almoxarifado ou estoque;

  • processo da mercadoria: onde ocorre a transformação da matéria-prima, para, em seguida, ser comercializada;

  • entrega ao consumidor: é quando, finalmente, o produto chega nas mãos do cliente.

Podemos nos referir, por exemplo:

  • ao gerenciamento de mercadorias e produtos para um armazém pequeno;

  • à gestão para um marketplace. 

Como referência, o Mercado Livre comercializa diversos produtos em seu site e garante que as entregas aconteçam de forma rápida e sem atrasos, oferecendo ao consumidor a possibilidade de receber a mercadoria no mesmo dia da compra. 

Tenha em mente que, ao trabalhar com a logística de suprimentos de forma organizada, seguindo devidamente as etapas, você evita gastos desnecessários e toma decisões mais inteligentes e ágeis.

Quais são os benefícios da logística de suprimentos?

Como vimos até agora, a logística otimiza o processo de gestão dos produtos de uma empresa. Mas, para saber se vale a pena aplicá-la em seu negócio, podemos definir como benefícios do que é logística de suprimentos:

  • processos melhores estruturados;

  • setores mais ágeis;

  • redução de custos, por meio de um bom relacionamento com fornecedores;

  • otimização dos recursos, devido ao aprimoramento da estruturação dos processos e da prevenção de falhas na produção;

  • diminuição de perdas materiais;

  • aumento da produtividade, devido à sincronia entre os setores.

Em contrapartida, os prejuízos de uma logística de suprimentos mal administrada podem ser:

  • a paralisação na produção;

  • a escassez de mercadorias para vendas;

  • a necessidade de compras emergenciais, que acabam gerando custos extras;

  • atrasos nas entregas. 

5 passos para implementar uma logística de suprimentos eficaz

Sua empresa tem uma logística de suprimentos eficaz? Você a mantém em sintonia com todos os setores? Caso não, confira 5 passos para implementá-la de maneira ágil e eficiente. 

1. Mapeamento e planejamento dos processos 

O primeiro passo é o mapeamento dos processos dentro da organização, desde a aquisição das mercadorias até sua entrega. O objetivo é entender os pontos fortes e fracos desse caminho, para, então, planejar uma logística de suprimentos mais efetiva.

Na prática, mapeie as atividades e o fluxo de trabalho relacionado às compras, produção e despacho de mercadorias para identificar os gargalos.

Assim,  pode-se fazer um planejamento de aquisições mais assertivo. Isto é, identificar a quantidade de insumos e matérias-primas necessários, otimizando a utilização e evitando futuros prejuízos.

2. Escolha de metodologias adequadas para o controle do estoque 

Para um fluxo logístico em perfeita sintonia, é fundamental escolher as tecnologias e metodologias apropriadas para o controle do estoque e da cadeia de abastecimento.

As ferramentas tecnológicas servem para rastrear o suprimento em estoque e automatizar tarefas manuais. Dessa forma, você pode aperfeiçoar a comunicação, gerar dados mais precisos e aumentar a assertividade das decisões.

Quando os colaboradores passam muito tempo realizando tarefas manuais, sua empresa perde tempo, aumenta a chance de erros e não realiza estratégias satisfatórias. Por isso, a automatização dentro da cadeia logística é o melhor caminho.

3. Treinamento dos colaboradores 

A integração entre as equipes na logística de suprimentos é vital para o sucesso da estratégia.

Portanto, invista na padronização de ações e políticas internas. Além disso, tenha um fluxo de trabalho muito bem documentado para agilizar a tomada de decisão dos colaboradores.  

Por fim, crie treinamentos das equipes para aumentar a eficiência dos agentes e mantenha todos bem informados sobre os processos em andamento.

4. Seleção de bons fornecedores

Os fornecedores são os maiores aliados de uma estrutura enxuta, sendo essenciais para colocar a metodologia just in time em prática na logística de abastecimento. 

É fundamental contar com parceiros comerciais confiáveis e criar uma relação próxima com o intuito de negociar prazos e condições de negócio, sincronizar demandas e evitar atrasos.

Essa fidelização de fornecedores gera um impacto positivo na logística de suprimentos, tornando-se uma consequência positiva para a gestão de recursos.

5. Acompanhamento de indicadores para avaliar o desempenho 

Por último, o sucesso de qualquer estratégia interna depende do monitoramento das ações. E isso pode ser feito ao estabelecer KPIs (indicadores) adequados à logística de suprimentos.

Priorize métricas de fidelização dos consumidores por meio de pesquisas, como a de satisfação dos clientes e o uso do NPS.

Dessa maneira, a empresa fará análises constantes e promoverá as melhorias necessárias a partir das ações levantadas pelos consumidores. Também é possível avaliar e identificar períodos em que as vendas são maiores ou menores para adequar o estoque.

Avaliar seus fornecedores é, acima de tudo, ter o controle sobre sua operação. Com a nossa página de Avaliação de Performance, saiba como desenvolver a análise dos parceiros de forma completa.

Como otimizar sua logística de suprimentos? 

Para otimizar a sua logística de suprimentos, a melhor fórmula é saber escolher os fornecedores ideais e estreitar uma relação palpável com eles.

Com um relacionamento fortalecido, sua empresa consegue melhores condições de negociação e garante o uso de metodologias efetivas, como a just in time

A Nivea, por exemplo, reduziu em 65% o tempo de homologação dos fornecedores, aumentou em 70% a volumetria de informações coletadas sobre os parceiros comerciais e zerou as inconsistências nos dados levantados utilizando a Linkana.

Nessa empreitada, você pode contar com o software de e-procurement da Linkana. Ele agiliza e torna eficiente todo o processo de cadastro, qualificação, homologação e monitoramento dos fornecedores. 

Além de realizar consultas públicas e emissão de certidões corporativas dos fornecedores, ele efetua o monitoramento de dados, armazenamento em nuvem e alerta sobre  inconsistências e irregularidades nas operações. 

Sobre a Linkana 

A Linkana é o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede, que otimiza o sourcing, onboarding e análise de spend com uma base de dados unificada de perfis de fornecedores certificados para cadastro, risco, qualidade e diversidade.

Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo.

Fale com um de nossos especialistas e veja como seu negócio pode se beneficiar do nosso software. 

Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement