Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Como encontrar fornecedores para distribuição de combustíveis? 4 dicas

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

February 4, 2023

February 4, 2023

February 4, 2023

O combustível é a peça valiosa da sua empresa, mas se você não sabe como comercializá-lo ou tem problemas com o distribuidor, é muito provável que o negócio fracasse. Por isso, é imprescindível que você saiba como encontrar fornecedores para a distribuição de combustíveis.

Conforme a lista da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, são mais de 300 fornecedores autorizados para distribuir combustíveis no Brasil, atuando em ramos como GLP (gás liquefeito de petróleo), combustíveis de aviação, combustíveis líquidos, solventes e asfalto.

Ou seja, o mercado conta com uma quantidade expressiva de prestadores de serviço, mas para contratar os melhores, é preciso fazer uma filtragem e, ainda, um monitoramento persistente.

Embora o ramo de combustíveis seja padronizado, existem muitos fornecedores com valores, preços, qualidades e características diferenciadas, mas que precisam estar alinhados às normas vigentes no setor.

Neste artigo, vamos ajudá-lo nesta missão de descobrir onde encontrar fornecedores para a distribuição de combustíveis que possam atender às expectativas do seu negócio. Confira as nossas dicas e boa sorte!

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Como encontrar fornecedores para distribuição de combustíveis? 

A seguir, temos 4 opções para quem busca saber como e onde encontrar fornecedores para distribuição de combustíveis.

1. Avalie as recomendações de empresas parceiras 

O boca a boca sempre será uma das melhores ferramentas para uma decisão de compra. No ramo de distribuição de combustíveis, isso não é diferente. Portanto, converse com outros donos de postos sobre quais as melhores opções em distribuição.

Ainda nesse quesito, você pode também buscar na internet informações sobre o fornecedor desejado. Sites de reclamação entregam comentários diversos, em que você verá qual é a reputação de tal empresa.

Além disso, se a organização teve algum problema com os órgãos reguladores, como transporte de combustível adulterado ou desatenção às normas de segurança, essa informação estará registrada, sendo útil para você no momento da escolha.

2. Pesquise online

Um passo importante de como encontrar bons fornecedores para distribuição de combustíveis é localizar empresas pelo Google. Digite palavras-chave relacionadas ao tipo de serviço ou produto, como: "fornecedores de combustíveis" ou "distribuidores de combustíveis". 

Faça uma análise precisa sobre os tipos de fornecedores que você precisa. Isso irá gerar bons resultados e evitar uma quebra de contrato prejudicial. 

3. Converse com o fabricante

Comunicar-se com o fabricante pode ser uma ótima solução quando se pretende contratar uma marca específica de produto ou serviço. Essa abordagem direta ajuda a reduzir custos, uma vez que não há intermediários na negociação.

4. Use a ferramenta de consulta da Linkana

A Linkana pode ser sua aliada na hora de buscar formas de como encontrar fornecedores para a distribuição de combustíveis.

Nós disponibilizamos a Consulta CNPJ Linkana — ferramenta que já tem mais de 500 mil acessos e milhares de procuras realizadas todos os dias! 

Por meio dela, é possível acessar diversos dados cadastrais do fornecedor em potencial e, com isso, analisar com precisão importantes questões que podem afetar a negociação e o nível de comprometimento com entrega e qualidade.

Você deve apenas digitar o nome da empresa ou o CNPJ no campo de pesquisa e, em segundos, terá em mãos as seguintes informações:

  • dados fiscais;

  • razão social;

  • nome fantasia;

  • situação cadastral;

  • porte;

  • cidade e estado;

  • data de abertura;

  • optante do MEI ou optante Simples;

  • natureza jurídica;

  • capital social;

  • quadro societário;

  • matriz e filiais;

  • endereço completo;

  • CNAE principal e secundárias.

Você recebe todos esses dados de forma rápida e gratuita. Além disso, o sistema traz outras funções relevantes, como a emissão de certidões. 

E mais!

Tenha o Linkana ESG Rating como suporte na escolha de fornecedores. 

Este é um sistema que atribui pontuações aos pilares ESG de uma empresa, identificando automaticamente o risco ambiental, social e de governança para que você tome decisões assertivas ao fechar parcerias comerciais.

Assim, você tem uma visão realmente macro do negócio com o qual pretende fechar parceria, abrangendo todas as vertentes que podem impactar sua conduta.

Veja como funciona o ESG Rating na imagem abaixo: 

Critérios para avaliar após a seleção de fornecedores

Depois de selecionar seus fornecedores, considere os seguintes critérios para avaliar a parceria:

1. Certifique-se de que o distribuidor está autorizado 

Solicite ao fornecedor os documentos oficiais e suas certificações de qualidade do produto que comprovem a liberação para atuação. Isso ajuda a mitigar os riscos do setor, como a entrega de gasolina adulterada.

Para ajudá-lo a conhecer melhor quem está por trás do fornecimento de combustíveis, acesse o site da Agência Nacional de Petróleo (ANP), que disponibiliza informações relevantes sobre os distribuidores.

Outra garantia é entender sobre as certificações nacionais e internacionais de segurança e qualidade emitidas pelas normas NBR ISO 9001 e NBR ISO 14001, que comprovam a confiabilidade do produto.

2. Tenha uma conversa transparente com o fornecedor 

Embora tenha indicações sobre um fornecedor, isso não significa que você está confiante sobre seu trabalho. Por isso, realize testes que ajudem a identificar se realmente tem o perfil ideal para estar ao seu lado. Para exemplificar, considere questões como as listadas abaixo.

  • Qual o prazo de entrega dos produtos?

  • Há quanto tempo sua empresa exporta ou importa combustíveis?

  • Quais os procedimentos de controle de qualidade que você adota?

  • Quais garantias você oferece e o que acontece se o produto final não estiver em conformidade com o que foi estipulado?

3. Identifique a qualidade do produto 

Antes de fechar uma parceria e, também, no decorrer do contrato, é vital recorrer à checagem da qualidade do material. Solicite testes laboratoriais para comprovar a pureza do combustível, por exemplo.

A olho nu, você não tem uma visão completa sobre o combustível fornecido. O etanol hidratado, por exemplo, se estiver com a cor transparente, límpida e sem impurezas, é um bom indício de que seja um produto eficiente, mas essa informação só será garantida por meio de uma análise completa.

Tratando-se de segurança, verifique o lacre da carga. Caso esteja com resquícios de violação, provavelmente ele tenha sido adulterado em algum momento.

4. Confira se o fornecedor tem responsabilidade socioambiental

Hoje, as práticas de ESG fazem parte do mundo corporativo. No ramo de distribuição de combustíveis, isso não é diferente, pois lidam com materiais de alta periculosidade e prejudiciais à saúde. Logo, é importante saber o posicionamento sobre a governança e a responsabilidade socioambiental.

Sendo assim, opte por fornecedores que atuem de acordo com o modelo ESG, inclusive apoiando ações socioambientais e realizando o despejo correto dos resíduos.

Além de fortalecer sua reputação diante dos concorrentes, esse cuidado evita que seu posto seja penalizado por comercializar produtos fora dos padrões ambientais.

Dica de leitura: Quais os desafios da gestão de fornecedores na distribuição de combustíveis?

Conheça mais sobre a Linkana!

A Linkana é o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede, que otimiza o sourcing, onboarding e análise de spend com uma base de dados unificada de perfis de fornecedores certificados para cadastro, risco, qualidade e diversidade. Veja nossos diferenciais!

  • PERFIS DE FORNECEDORES CERTIFICADOS → O Supplier Open Profile da Linkana padroniza a definição de dados relevantes de fornecedores de acordo com as melhores práticas de mercado, trazendo efeito de rede para o envio e análise de dados entre vários compradores, com informações ESG e de D&I. 

  • BASE DE DADOS VIVA E UNIFICADA → Devolvemos o controle dos dados para os fornecedores de maneira inteligente, onde dados públicos são atualizados automaticamente ou enviados uma única vez, evitando informações incompletas, obsoletas ou duplicadas.

  • FUNDAÇÃO DE DADOS INTEGRADA → Impulsionamos o retorno do investimento (ROI) de ferramentas de e-procurement, centralizando dados de fornecedores em uma fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada com todos os sistemas de gestão.

 Para ter a solução completa na sua empresa, basta preencher o formulário abaixo agora mesmo!

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market