Resources

Gestão de riscos

Gestão de riscos

Gestão de riscos

Quais são as alternativas ao Serasa para análise de risco?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

March 28, 2023

March 28, 2023

March 28, 2023

Conhecer alternativas ao Serasa para análise de risco é uma maneira de deixar o seu processo de homologação de fornecedores muito mais completo e preciso.

Neste cenário, é fundamental destacar que, apesar de ser uma ferramenta robusta e com bastante expertise nessa questão, a solução da Serasa não é direcionada para uma atividade específica. 

No caso, ela ajuda na consulta de dados de pessoas físicas e jurídicas, a fim de verificar seus scores de crédito, registro de dívidas, e outros critérios relacionados.

É certo que para uma boa gestão de fornecedores, é primordial consultar o CNPJ da empresa que se pretende contratar para levantar informações financeiras como essas que acabamos de citar, e outras que podem afetar negativamente esse relacionamento.

O principal objetivo, portanto, é proteger o seu negócio de comportamentos e condutas dos fornecedores que podem afetar negativamente a sua cadeia de suprimentos, e até mesmo a imagem da sua marca perante seus stakeholders.

Por isso, conhecer alternativas ao Serasa para análise de risco é tão importante — assim como encontrar sistemas mais completos e realmente voltados para gestão de fornecedores.

Neste artigo, trouxemos cinco opções de ferramentas voltadas para essa finalidade que podem ajudar bastante você e seu time de compras e procurement. Confira agora!

5 alternativas ao Serasa para análise de risco de fornecedores

Como dissemos, existem algumas soluções que podem ser usadas como alternativas ao Serasa para análise de risco de fornecedores. Na lista de sugestão que montamos para você estão:

  • Linkana; 

  • TransUnion;

  • Neurotech;

  • Boa Vista SCPC;

  • Klooks.

Linkana 

A Linkana encabeça essa listagem por ser o recurso mais completo do mercado no que se refere à gestão de fornecedores.

O motivo é que se trata de um sistema com todas as funcionalidades necessárias para a realização dessa tarefa, contemplando todas as etapas do processo de homologação, recursos que aceleram o onboarding e que ajudam a identificar fornecedores diversos (entre outros pontos).

No que se refere à análise de riscos propriamente dita, uma das funcionalidades que se destaca nesse sistema é o Linkana ESG Rating.

O Linkana ESG Rating é uma ferramenta de análise de riscos dos indicadores ambientais (ESG). 

Com base nas informações dadas pelos próprios fornecedores, são atribuídas pontuações que, somadas, revelam quanto essas empresas estão condizentes com boas práticas ESG, e quanto as partes negligenciadas por elas, sobre essa questão, podem comprometer o seu negócio se você seguir com a contratação.

No artigo "Linkana ESG Rating: o que é e como funciona essa ferramenta?", você confere, em detalhes, tudo sobre esse recurso. Não deixe de ler!

TransUnion

A TransUnion está na lista de alternativas ao Serasa para análise de risco de fornecedores por ser uma solução que centraliza diversas informações que contribuem para as tomadas de decisão e para a prevenção a fraudes.

Trata-se de um sistema que fornece aos usuários variados produtos para avaliação de crédito e de risco, a fim de proteger a empresa e fomentar deliberações mais inteligentes.

As soluções oferecidas pela plataforma da TransUnion para esse fim são:

  • analytics e dados alternativos: a mescla de informações ajuda a compreender melhor prospects e clientes;

  • cobrança: ajuda a localizar pessoas físicas e jurídicas para recuperação de dívidas;

  • data insights: recurso que permite a identificação, conhecimento e análise de dados para transformá-los em informações relevantes para a companhia;

  • gerenciamento de portfólio: ferramenta voltada para elevar a fidelidade dos clientes e mitigar as perdas da empresa;

  • TruValidate: recurso antifraude que acompanha a jornada dos clientes do negócio.

Dica! Aproveite e leia também este artigo: "Fraudes no setor de compras: principais ameaças + 5 dicas de prevenção"

Neurotech

A Neurotech é uma empresa que oferece sistemas e soluções baseadas em Inteligência Artificial para realização de avaliações de crédito, riscos e seguros.

Entre os propósitos dessa ferramenta, estão: reduzir as ameaças que um negócio pode sofrer em suas negociações, gerar novas oportunidades de negociações, elevar o volume de vendas e potencializar os resultados que seus usuários podem obter.

Para isso, a Neurotech oferece diferentes plataformas, tais como:

  • Riskpack: plataforma para automação de análise de risco e crédito;

  • Rickpack Mais: solução mais robusta e gerenciável com foco em tomadas de decisão conectadas, inteligentes e consistentes;

  • Neurolake: ferramenta de gestão de dados, Machine Learning e análise preditiva para seguros, crédito e varejo de grandes empresas;

  • Gestão de limites: voltada para revisão de estratégias, a fim de reduzir perdas e avaliar ganhos.

Boa Vista SCPC

A proposta da Boa Vista SCPC (Boa Vista Serviços) é a consulta do histórico de pagamentos de clientes e fornecedores a fim de mitigar riscos de relacionamento com esses agentes.

Com oferta de serviços para pessoas física e jurídicas, as soluções voltadas para empresas contemplam:

  • consulta CNPJ;

  • consulta CPF;

  • consulta cheque;

  • recuperação de clientes (negativar e notificar);

  • recursos antifraude;

  • cadastro positivo (CNPJ e CPF)

Klooks

Finalizamos nossa lista com as alternativas ao Serasa para análise de risco de fornecedores com a Klooks, plataforma com ferramentas voltadas para análises financeiras com Big Data especializada em inteligência financeira corporativa.

Entre os diversos recursos que você encontra nessa solução, estão:

  • automação do planilhamento de balanços;

  • customização de projetos de análise de dados;

  • geração de leads qualificados para prospecção PJ;

  • demonstrativos financeiros de capital fechado e mais.

Como escolher entre essas alternativas para análise de risco de fornecedores?

Na hora de escolher uma ferramenta para melhorar o gerenciamento de fornecedores da sua empresa, o primeiro passo é identificar o problema que você precisa resolver nessa área

Em seguida, você deve alinhar essa necessidade às funcionalidades oferecidas pelas soluções.

Somente fazendo essa comparação conseguirá definir qual software é o mais adequado e trará o melhor custo-benefício esperado.

Somado a isso, não se esqueça que adquirir soluções realmente completas evita a necessidade de contratar vários sistemas, condição que resulta em gastos extras e que tende a comprometer a rotina e a produtividade dos profissionais.

Assim como dissemos, a Linkana supre diversas lacunas deixadas por outros softwares de gestão de fornecedores disponíveis no mercado. 

A principal razão é que temos uma base de dados de perfis compartilhados de fornecedores, que permite que compradores analisem fornecedores ativos e novos em alguns cliques. 

Dessa forma, criamos e geramos valor com insights de informações comerciais, de risco, qualidade e diversidade, utilizados em processos de cadastro, onboarding, sourcing e análise de spend.

Preencha agora o formulário abaixo e junte-se a grandes empresas como Nívea, Cervejaria Ambev, CBA, Suzano, entre muitas outras, que transformaram suas gestões de fornecedores!

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market