Os 4Cs de Supplier Data: entendendo o que são e como melhorar a gestão de fornecedores

A LGPD ou Lei Geral de Proteção de Dados regulamenta como as empresas devem tratar, coletar e compartilhar os dados individuais com proteção e sigilo. Assim as relações comerciais devem estar protegidas por lei, guardando informações de clientes, fornecedores, colaboradores e prestadores de serviço. 

De acordo com a lei, todas as organizações têm o dever de proteger os dados de todos que entram em contato com as empresas e realizam transações, mas nem sempre é uma tarefa fácil. Um dos primeiros passos para obter o controle de dados dentro da instituição é preciso padronizar processos e otimizar o uso dessas informações. 

E não só para proteger esses dados mas também gerir é necessário um programa de Master Data trazendo soluções práticas de estruturação, armazenamento e refinamento. Os dados comerciais possuem um valor intrínseco à agregar na empresa quando bem classificado e planejado estrategicamente. É o que vem acontecendo com os dados de fornecedores. 

O Supplier Data e os 4Cs são uma ótima ferramenta de organização e uso dos dados de relacionamento comercial voltados para uma gestão estratégica de fornecedores dentro da rede supply chain. Acompanhe e aprenda mais sobre essa solução tecnológica. 

O que é Supplier Data? 

Os dados de fornecedores ou Supplier Data são informações relevantes sobre os bens e serviços que são adquiridos dos fornecedores. Incluem dados como histórico de compras, categorias de suprimentos, registro de compras, dados de estoque, registros de contratos entre outras informações sobre os fornecedores e o relacionamento comercial. 

Os registros de fornecedores são vastos com um grande número de particularidades que  precisam ser organizados, sincronizados e de fácil acesso para o setor de compras. Os dados estruturados e de rápida obtenção auxiliam o encontro de potenciais áreas de melhoria aumentando a eficiência e controle de gastos da cadeia de suprimentos. 

O Supplier Data acumula milhões de elementos transacionais entre negócios e precisa de um ponto de atenção maior tanto para segurança da informação quanto para o melhor uso desses dados. Sendo assim, é aconselhado que existam sistemas, softwares e ferramentas capazes de gerenciar os dados de supplier. 

Dica de leitura: Entenda os conceitos de Big Data e Data Science e saiba também como usar na gestão de fornecedores.

eBook
Avaliação de Desempenho de Fornecedores
Aprenda quais os tipos de análise, os principais indicadores que você deve acompanhar e como fazer a avaliação de desempenho dos seus fornecedores.

O Supplier Data e os 4Cs

Os dados são inevitáveis e também imprescindíveis dentro de uma empresa, isso é fato, e o que está sendo implementado dentro dos setores de compras é uma gestão baseada em dados. Isso porque, boas decisões apoiadas em dados frágeis se tornam decisões ruins ao longo do tempo. 

As empresas precisam criar uma visão comum de informações sobre os relacionamentos com fornecedores, vendedores, clientes e prospectos para que os dados sejam precisos, eficazes e completos. E só é possível agregar valor com o uso de dados quando os mesmos estão geridos de forma precisa e relevante tornando-os acionáveis. 

O Supplier Data possui grande utilidade para uma melhor gestão de fornecedores e ao potencializar com programas de governança, compliance e administração tendem a solucionar diversos desafios da cadeia de suprimentos. Portanto, o Supplier Data e os 4Cs fornecem uma estrutura robusta de sistematização de dados.

Quais são os 4Cs de supplier data?

Certamente que para gerenciar todos os elementos fundamentais dentro do supplier data é necessário uma estrutura comum, nesse sentido, os 4Cs surgiram com o poder de segmentá-los corretamente. Vamos conhecer quais são e como auxiliam nesse processo. 

Code 

O código do fornecedor é um registro dentro de um banco de dados onde classifica os relacionamentos comerciais em uma só plataforma. A vantagem é poder tornar as parcerias mais próximas e únicas tornando acessíveis para que haja maior alcance dentro dos diversos fluxos de trabalhos que a empresa ou fornecedor possui. Assim, abrindo caminhos para explorar demais localidades.

Company

A empresa fornecedora possui um dono e talvez até mesmo filiais, é necessário conhecer toda a hierarquia de uma parceria para que possa explorar todas as possibilidades. Os dados provenientes de uma companhia grande por exemplo estão muito além do que constam no registro de compra, para que haja um benefício mútuo entre empresas é preciso um conhecimento maior de toda hierarquia da instituição terceira.

Category

A categoria do fornecedor é importante para que haja conhecimento de todas as nuances implícitas de tipos, subtipos e segmentos de cada empresa. Uma parceria é feita após a pesquisa de produtos por um segmento em específico, portanto, uma estrutura de potenciais fornecedores baseada nesses dados aprimora a rede de fornecedores da organização.

Country 

Os dados geográficos – país – permitem que a empresa saiba onde está inserida ou de onde vem os bens adquiridos. É importante reconhecer essas informações para que tenha conhecimento de mercado da região e assim ser melhor sucedido nas negociações. 

Uma vez que os dados comerciais estão padronizados e estruturados, eles podem se integrar melhor dentro dos processos, metodologias e fluxos de trabalho da empresa. Dessa forma é possível aprimorar as decisões baseada nos dados e também antecipar as necessidades futuras da empresa. 

A gestão de fornecedores com dados organizados permite a escalabilidade de processos e a melhor administração das parcerias que seu negócio possui. Ao aplicar no Supplier Data os 4Cs sua empresa alavanca os contratos e ainda tem o poder de dimensionar e avaliar os relacionamentos comerciais. Quer entender como funciona uma gestão baseada em dados? Preencha o formulário abaixo e fale com um de nossos especialistas.

Leo Cavalcanti

Leo Cavalcanti

Advogado, especialista em Planejamento Tributário e Finanças, soma mais de 05 anos de experiência com rotinas de auditoria empresarial e tributária, além de conhecimento em controladoria e práticas de departamento jurídico corporativo. Atualmente é CEO e um dos co-fundadores da Linkana.
logo linkana

Ferramenta

Consulta de CNPJ

Encontre o CNPJ e mais 10 outros dados de fornecedores em segundos.

logo linkana

Podcast

Procurement Hero

Líderes e referências do mercado de procurement batem um papo sobre tecnologia, dados e tendências.

logo linkana

Ebook

Gestão de Fornecedores

Descubra como fazer um gestão de fornecedores inteligente e guiada por dados na sua empresa!