Compras

Compras

Compras

As 11 melhores séries para profissionais de compras

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

16 de março de 2023

16 de março de 2023

16 de março de 2023

Descobrir quais são as melhores séries para profissionais de compras pode ser uma forma descontraída de conhecer diferentes técnicas de negociação e de estratégias para aprimorar o relacionamento com os fornecedores.

Ainda que muitas séries não falem necessariamente ou diretamente sobre processos de procurement, seus conteúdos, temas e abordagens podem gerar bons insights sobre como agir frente a obstáculos que podem comprometer a rede de abastecimento da sua empresa.

Quanto a isso, você já deve ter em mente que conhecimento, boas técnicas de negociação, experiência, e até mesmo um pouco de "jogo de cintura", são fundamentais para garantir o bom funcionamento da supply chain de um negócio.

Para ajudar você nessa jornada, anteriormente tínhamos publicado o artigo "Melhores livros de procurement: 11 títulos indispensáveis para compradores". Agora, chegou a vez das séries.

Por isso, siga a leitura deste artigo e confira as 11 melhores séries para profissionais de compras.

Quais são as melhores séries para profissionais de compras?

Na lista de séries que você pode assistir para inspirar a sua atuação enquanto profissional de compras e procurement — com foco técnicas de persuasão, negociação e melhora de relacionamentos interpessoais — estão:

  1. Suits;

  2. The Office;

  3. Breaking Bad;

  4. Shark Tank;

  5. O sócio;

  6. Silicon Valley;

  7. House of Cards;

  8. Mad Men;

  9. Scandal;

  10. House, M.D;

  11. Modern Family.

Suits

Abrimos a nossa lista com as melhores séries para profissionais de compras com Suits. A história se passa em um escritório de advocacia, e a cada episódio traz novos ensinamentos sobre a importância do trabalho em equipe em prol de resultados melhores.  

Além disso, a séria também gera bons insights sobre técnicas de liderança e de negociação que podem ser aplicadas no seu dia a dia. 

The Office

The Office é uma série de comédia que mostra como não devem ser os comportamentos em um ambiente de trabalho. De maneira bem-humorada, confira como hábitos inadequados podem influenciar negativamente o relacionamento com lideranças e colegas de trabalho.

Breaking Bad

Breaking Bad tem um tema central bastante polêmico, visto que mostra a trajetória de um professor de química que se torna um produtor de drogas imbatível. Porém, trazendo isso para o mundo corporativo, ela entra na lista de melhores séries para profissionais de compras por trazer lições interessantes sobre gestão de qualidade e vendas.

Shark Tank

Shark Tank é uma das melhores séries quando o objetivo é aprender a negociar. No programa — que também conta com a versão brasileira — empreendedores precisam convencer grandes e importantes investidores dos motivos pelos quais vale aplicar dinheiro em seus negócios e, assim, se tornarem seus sócios. 

O sócio

O sócio é um reality show que pode ser bem inspirador em momentos de crise e instabilidade econômica. 

Na série, o bilionário Marcus Lemonis procura pequenos negócios que estão passando por sérias dificuldades financeiras, muitos perto da falência, e injeta dinheiro para sua recuperação.

Para isso, ele traça planos de negócio para mudar a condição atual da empresa, torná-la rentável novamente e, com isso, recuperar seu investimento e passar a lucrar juntamente com os proprietários.

Silicon Valley

Na comédia "Silicon Valley", um grupo de desenvolvedores inteligentes, porém, introvertidos, criam um programa de computador e precisam convencer um bilionário egocêntrico da viabilidade do projeto.

Na lista das melhores séries para profissionais de compras, essa é citada por trazer de uma forma bastante divertida a importância de saber negociar em busca de um grande objetivo.

House of Cards

Saindo da comédia e indo direto para o drama, House of cards destaca bem a importância de boas parcerias, networking e estratégias de persuasão em prol de resultados.

A série conta a trajetória de um político americano na luta pelo cargo de presidente, o que o tornaria o homem mais poderoso do mundo.

Mad Men

Na Nova York dos anos 1960, as agências de publicidade eram vistas como as salvadoras dos negócios. 

O personagem principal, Don Draper, tenta a todo custo manter sua agência no topo, ao mesmo tempo em que adota diversas abordagens para modificar o modo ultrapassado de pensar dos seus clientes, abrindo caminho para anúncios inovadores e diferenciados para a época. 

Scandal

Após trabalhar como diretora de comunicação da Casa Branca, e esconder diversos segredos antes que esses chegassem até a imprensa, Olivia Pope abre a sua própria empresa de gestão de crises. 

Trazendo essa temática para o mundo de compras e procurement, a série Scandal merece a sua atenção porque traz diversas técnicas de negociação, usadas na mediação de cenários turbulentos.

House, M.D

Uma das séries médicas de maior sucesso no mundo, House, M.D mostra o dia a dia do Dr Gregory House e sua equipe na descoberta dos diagnósticos de saúde mais complexos e quase indecifráveis.

Se você está se perguntando o que uma série com esse tema tem a ver com procurement e compras, nós explicamos: Dr. House usa inúmeras técnicas de persuasão e convencimento para fazer seus liderados e chefia atenderem suas ordens e ideias, bem como para convencer familiares a pacientes a aderirem aos tratamentos.

Porém, ele só usa essa abordagem quanto tem certeza do que está fazendo, o que chama a atenção para a importância do conhecimento em cada área de atuação.

Modern Family

Modern Family fecha a nossa lista por ser uma série que mostra quanto o equilíbrio entre o emocional e o racional é fundamental na hora de negociar algo. Por isso, as histórias apresentadas em seus capítulos podem contribuir para melhorar o seu relacionamento com os fornecedores, tornando-o mais estratégico 

O patriarca da família, Jay Pritchett, abre uma empresa, mas precisa aprender a sair da zona de conforto, melhorar suas bases de tomada de decisão e a ter pensamentos mais inovadores para alcançar o sucesso esperado.

Quer conhecer outra maneira de aprimorar seus conhecimentos como profissional de compras? Então confira agora o Procurement Hero, podcast da Linkana, que traz diversos insights em conversas com os principais líderes e referências do mercado de procurement, abordando temas como transformação digital, tendências, inovações e ESG

O Procurement Hero é apresentado por Leo Cavalcanti, CEO da Linkana, primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede! Não perca!

Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement