Compras

Compras

Compras

Os 9 melhores filmes para profissionais de compras

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

15 de março de 2023

15 de março de 2023

15 de março de 2023

Conhecer  os melhores filmes para profissionais de compras é uma ótima maneira de ter contato com tramas que possam inspirar a sua rotina de trabalho dentro dessa área.

Alguns dos títulos, inclusive, são baseados em histórias reais, tornando os conceitos de negociação, gerenciamento e uso de estratégias mais condizentes e alinhados com o dia a dia de quem trabalha com compras e procurement.

Aqui, é fundamental você ter em mente que esse é um segmento que requer atualização constante dos profissionais. Ainda que alguns filmes não sejam tão recentes, eles podem servir como ponto de partida para o aprimoramento de diversas skills necessárias para que você se destaque nesse setor.

Pensando em ajudar você nesse aperfeiçoamento, trouxemos uma lista com os nove melhores filmes para profissionais de compras. Confira quais são e acione o seu serviço de streaming para assisti-los!

Melhores filmes para profissionais de compras 

Na lista dos filmes que podem ser bem interessantes para quem trabalha com compras, os títulos que sugerimos que você assista são:

  1. Moneyball — O homem que mudou o jogo;

  2. O Lobo de Wall Street;

  3. Fome do poder;

  4. De porta em porta;

  5. À procura da felicidade;

  6. Erin Brockovich: uma mulher de talento;

  7. Joy: o nome do sucesso;

  8. Jerry Maguire: a grande virada;

  9. A grande aposta.

1. Moneyball — O homem que mudou o jogo

O primeiro da nossa lista de melhores filmes para profissionais de compras tem como base uma história real. "Moneyvball — O Homem que mudou o jogo", conta a jornada de Billy Beane, gerente de um time de baseball chamado Oakland Athletics.

Com pouco dinheiro em caixa, Beane precisa adotar diferentes abordagens para garantir que seu time se mantenha competitivo durante toda a temporada.

Para isso, ele desenvolve sua própria estratégia de análise estatística, colocando o Oakland Athletics entre as principais equipes de baseball dos anos 1980.

2. O Lobo de Wall Street

Um clássico do cinema, "O Lobo de Wall Street" destaca as consequências da falta de ética nas relações comerciais, mas também é repleto boas dicas de negociação que podem ser interessantes para os profissionais de compras.

O título conta a história de Jordan Belfort, que perdeu o emprego dos sonhos após o Black Monday, evento que levou à queda das bolsas de valores de diversos países. Ambicioso, Belfort decide então abrir a própria corretora com alguns amigos dos velhos tempos.

3. Fome do poder

Mais um na lista dos melhores filmes para profissionais de compras baseado em fatos, "Fome de Poder" conta a estratégia do vendedor Illinois Ray Kroc, que adquiriu parte do McDonald's e, pouco a pouco, foi tirando os verdadeiros fundadores do negócio.

Além de mostrar boas técnicas de negociação, o título chama a atenção para a importância  de firmar contratos, se atentar a cada cláusula, e na escolha de quem serão seus parceiros.

4. De porta em porta

Para quem precisa de inspiração para adquirir mais paciência, confiança e persistência, o filme "De porta em porta" é a melhor indicação. Baseado na história real de Bill Porter, que nasceu com paralisia cerebral, o título conta sua jornada para conquistar um emprego como vendedor.   

No trajeto, ele precisa enfrentar desafios diários ao bater de casa em casa para conseguir vender os produtos que representa.

5. À procura da felicidade

Parece que os melhores filmes para profissionais de compras são inspirados em histórias reais, não é mesmo? 

A prova disso vem de outro sucesso do cinema, o "À procura da felicidade", que fala da luta de Chris Gardner para conseguir um emprego melhor como vendedor.

Sua busca é por um salário mais adequado, que o permita resolver os sérios problemas financeiros pelos quais a família está passando e dar um futuro mais digno para ele e para seu filho.

6. Erin Brockovich: uma mulher de talento

Outro que segue a linha de filmes escritos sobre realidades é "Erin Brockovich: uma mulher de talento".

O título conta os desafios enfrentados por essa mãe solteira e advogada assistente, que precisa usar boas técnicas de negociação e de convencimento para ganhar o respeito da população de uma cidade para, juntos, irem contra uma empresa que está poluindo a água do local e comprometendo várias vidas.

7. Joy: o nome do sucesso

O filme biográfico "Joy: o nome do sucesso", conta a história de Joy Mangano, mulher divorciada e mãe de dois filhos que inventou um esfregão de limpeza que modifica toda a sua vida, posicionando-a como uma empreendedora de sucesso nos Estados Unidos.

Para quem atua na área de compras, a dica fica por conta das estratégias de negociação e gerenciamento usadas pela personagem.

8. Jerry Maguire: a grande virada

Na nossa lista com os melhores filmes para profissionais de compras não poderia faltar "Jerry Maguire: a grande virada", que conta a história de um agente esportivo que decide contar para a empresa sua ideia que, o ideal, seria os agentes terem menos clientes e se dedicarem mais a cada um deles.

Essa estratégia arriscada resulta na sua demissão, exigindo que ele buscasse, a todo custo, sucesso na carreira trabalhando com apenas um cliente.

Para quem trabalha com compras e procurement, esse filme chama a atenção para a importância de bons relacionamentos no mundo dos negócios.

9. A grande aposta

Em "A grande aposta", o ponto de atenção para quem trabalha com compras é sobre a importância de estar sempre um passo à frente dos possíveis acontecimentos.

O filme fala sobre profissionais do mercado financeiro que conseguiram prever o estouro da bolha imobiliária no início dos anos 2000, acontecimento que gerou uma crise financeira no mundo inteiro. 

Apesar do grande risco, eles viram a oportunidade de fazerem investimentos que, no fim, resultaram em lucros consideráveis.

Quais outras formas de se inspirar como um profissional de compras?

Existem diversas outras formas de inspirar profissionais de compras e, com isso, melhorar suas atuações. Por exemplo, no artigo: "Melhores livros de procurement: 11 títulos indispensáveis para compradores" trazemos sugestões de leituras que podem contribuir bastante nesse contexto.

Para quem busca um formato de conteúdo mais dinâmico, nossa dica é conferir o Procurement Hero, podcast da Linkana, que traz diversos insights por meio de conversas com os principais líderes e referências do mercado de procurement, abordando temas como transformação digital, tendências, inovações e ESG. 

O Procurement Hero é apresentado por Leo Cavalcanti, CEO da Linkana, primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede!

Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement