ESG

ESG

ESG

ESG na indústria: o que é e quais desafios devem ser enfrentados?

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

23 de janeiro de 2023

23 de janeiro de 2023

23 de janeiro de 2023

A relação entre sustentabilidade e o mundo corporativo está cada vez mais próxima. Quando se trata de ESG na indústria, o assunto ganha amplitude, uma vez que engloba ideias para explorar conscientemente as matérias-primas e reciclar itens descartáveis após o uso do consumidor. 

Pode até parecer inovador, mas essa é uma prática já exigida pelas corporações, por meio de leis específicas, certificações ou a norma de negociação com outras empresas.

Mesmo assim, o ESG ainda é motivo de dúvida e receio, embora a prática traga benefícios (e não só para as empresas). 

Neste artigo, vamos mostrar as interferências do ESG na indústria e como você pode implementar na sua empresa. Acompanhe!

O que é ESG? 

ESG é a sigla em inglês para “environmental, social and governance”, que, em português, significa ambiental, social e governança.

O objetivo é repensar o impacto socioambiental e a estrutura empresarial, buscando meios para promover a sustentabilidade, em relação ao meio ambiente, sociedade e saúde corporativa.

ESG na indústria: os três pilares 

A prática de ESG ajuda a indústria a modificar seus modelos de produção e gestão, com ações voltadas à sustentabilidade, humanização e transparência em seus relacionamentos. 

Contudo, essas transformações só acontecem por meio de um planejamento que engloba atitudes de:

  • responsabilidade ambiental: influenciam o meio ambiente e a natureza. De modo geral, a prática consiste em definir melhores destinos aos resíduos, fortalecer a reciclagem de embalagens, extrair a matéria-prima de maneira consciente e usar energia renovável;

  • responsabilidade social: envolvem programas de educação e qualificação de funcionários, além de promover a diversidade, a inclusão e a equidade na empresa, como parcerias com ONGs;

  • governança corporativa: está conectada à parte administrativa. Diz respeito à transparência e honestidade da instituição, podendo ser aplicada a partir de políticas de combate ao crime e à corrupção.


Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

Quais são as vantagens do ESG?

A verdade é que a prática de ESG na indústria beneficia tanto as empresas quanto o governo e a sociedade em geral.

Nesse sentido, são diversas as vantagens que percorrem a cadeia produtiva. Entre elas:

  • diminuição de gastos operacionais e ganhos de produtividade;

  • mitigação de riscos socioambientais;

  • melhoria na imagem e reputação;

  • opiniões diferentes e enriquecedoras que contribuem para fortalecer a indústria.

Por que adequar as práticas ESG à sua indústria? 

Para ser mais competitiva e notória, uma indústria precisa se adaptar ao modelo ESG. Investidores "farejam" empresas que cultuam práticas socioambientais e de governança. Além disso, consumidores mais exigentes preferem consumir produtos de empresas que priorizam esses aspectos. 

Sendo assim, as diretrizes de ESG agregam valor à companhia, o que favorece para potencializar as ações, bem como ter subsídios para diminuir os problemas e conquistar parcerias relevantes.

Quais são os principais desafios de implementar ESG na indústria?

O termo ESG já é reconhecido no mercado industrial. Isso facilita para que ele saia definitivamente do papel e seja implantado nos planejamentos estratégicos dos gestores. 

Segundo uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria, realizada com 100 empresas, 71% estão mobilizadas e adotando medidas sustentáveis como parte da sua estratégia corporativa, tendo como principal razão o fortalecimento da relação da instituição com seus públicos.

Embora os números apontem boas ações, a prática de ESG ainda enfrenta desafios bastante conflitantes. 

Um dos principais conflitos do setor industrial é a própria (falta de) elaboração de um programa de ESG. Sistematizar as corporações com um modelo sustentável ainda é um tabu. 

Por outro lado, se, antes, as discussões se baseavam somente em assuntos relacionados aos negócios, faturamento, preços e prazos, hoje, a indústria debate as mudanças climáticas e os direitos humanos, mesmo que seja em passos lentos.

Quer saber mais sobre a importância do ESG na indústria? Ouça o nosso 1º Linkana Talks, que aborda tudo sobre a diversidade na base de fornecedores. 

https://open.spotify.com/episode/4dnxe5MnYLg61ukvJlX8Ak?si=209d04a6f8cf4581

Novos desafios 

Ricardo Voltolini, CEO da consultoria Ideia Sustentável, acredita que o setor industrial precisará olhar atenciosamente para questões como diversidade, inclusão, ética e direitos humanos na cadeia de valor, gestão do bem-estar e sustentabilidade.

Durante o Seminário ESG na Pauta da Indústria Baiana, promovido pelo Conselho de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), o representante da corporação disse que, no quesito ambiental, temas como descarbonização, melhor gestão de recursos naturais e biodiversidade devem se tornar mais relevantes ao longo dos anos.

Ele enfatizou que a governança em ESG não representa apenas o código de ética, mas também a forma como as empresas pretendem ser analisadas no futuro. Esse é um bom sinal para reforçar as práticas no ambiente corporativo.

Leia também: Gestão da diversidade: por que e como aplicar na sua organização?

Como a Linkana pode ajudar a incorporar ESG na indústria? 

A Linkana está pronta para auxiliar os setores da indústria a implantar a prática de ESG e, assim, fazer com que o setor industrial aumente seu valor e atenda às expectativas do consumidor.

Mas como isso é possível? Fortalecendo a busca por fornecedores diversos e qualificados.

Nossa plataforma certifica e classifica fornecedores de acordo com boas práticas internacionais em temas como diversidade, inclusão, sustentabilidade, social e governança corporativa.

Fazemos isso por meio de modelo proprietário de ESG rating criado para classificação e análise de fornecedores, bem como temos a nossa própria certificação de diversidade & inclusão para empresas pertencentes a mulheres, pretos, pardos, PcDs, indígenas e pessoas LGBTQIA+.

Acesse agora mesmo a plataforma para saber como você pode implementar o ESG na sua indústria. 

Sobre a Linkana 

A Linkana é o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede. Nossa base de dados de perfis compartilhados permite que compradores analisem fornecedores ativos e novos em alguns cliques. Com isso, criamos e geramos valor com insights de informações comerciais, de risco, qualidade e diversidade, utilizados em processos de cadastro, onboarding, sourcing e análise de spend.

Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo.

Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement