Gestão de riscos

Gestão de riscos

Gestão de riscos

Como empresas data-driven podem fortalecer relações com os fornecedores? Entenda!

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

11 de maio de 2022

11 de maio de 2022

11 de maio de 2022

Os dados se tornaram uma crescente necessidade para a tomada de decisões e planejamento estratégico de empresas de todos os segmentos. Entretanto, para que essas informações se transformem em conhecimento e vantagem competitiva diante a concorrência, é necessário que as organizações se tornem data driven.

Neste post, entenda a importância de ser data driven, quais os benefícios dessa estratégia e como ela pode ser usada para melhorar as parcerias com fornecedores. Acompanhe!

Qual a importância de tomar decisões baseadas em dados?

Diariamente, os gestores precisam fazer uma série de escolhas que impactam a empresa e suas principais partes interessadas, como os fornecedores e clientes. Entretanto, sempre fazer a escolha certa diante de um mercado complexo é um desafio imenso.

É por isso que a intuição não é a ferramenta ideal para se destacar, mas sim a coleta e uso de dados concretos. Afinal, cada empresa possui diferentes variáveis e características que afetam sua rotina e desempenho.

Como os resultados e o desempenho mudam de uma empresa para outra, as decisões baseadas em dados são as que oferecerão a melhor visão micro e macro do negócio. Para 80% das organizações entrevistadas pela Ernst & Young, os dados devem fazer parte de toda a rotina corporativa, seja em Procurement, finanças, operações, vendas ou marketing.

Exemplo de decisão baseada em dados

Vamos olhar para um exemplo que melhor explica a importância da tomada de decisões baseada em dados. 

Imagine que você tem uma empresa de peças automobilísticas que trabalha com grandes montadoras. Um dia, você descobre que sua principal concorrente trocou seu principal fornecedor de aço porque os indicadores de desempenho mostraram que o antigo fornecedor costumava atrasar 40% das entregas e enviar 20% dos insumos errados.

Agora pense: será que você precisa seguir a mesma estratégia, sendo que o seu principal fornecedor atende os prazos corretamente? O trabalho de buscar um novo fornecedor garantirá benefícios diferentes dos que você já tem? Você sabe que não, porque os dados estão lhe mostrando que seu fornecedor atende às expectativas corretamente.

Ou seja, ser data-driven permite entender quais processos estão funcionando e quais precisam ser aperfeiçoados para garantir o sucesso da corporação.

Leia também: 4 benefícios para avaliação de fornecedores com análise de dados

Como ser uma empresa data-driven pode influenciar as decisões de fornecedores?

Apesar do exemplo acima já abordar um pouco da importância da tomada de decisão baseada em dados, vamos nos aprofundar na relação entre o data driven e as relações com os fornecedores.

Começando com um estudo conduzido pela SAP SE em colaboração com a Oxford Economics, que mostra que apenas 23% dos executivos das áreas de Procurement e cadeia de suprimentos contam com uma visão clara, automática e em tempo real das despesas em geral.

Entre os mil executivos entrevistados, 38% afirmaram que a maioria ou todos os processos de Procurement das corporações ainda são manuais. Já entre os 54% que disseram ter tecnologias que ajudam na tomada de decisões baseada em dados, foi afirmado que inovações como a Inteligência Artificial são parte integral da melhoria de resultados corporativos.

Ou seja, ao investir em soluções tecnológicas na área de Procurement, é possível notar aumentos na produtividade e melhores parcerias. Um ótimo exemplo de investimento tecnológico é o SaaS da Linkana, que garante uma gestão de fornecedores centralizada, inteligente e orientada a dados.


Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

Em uma única ferramenta, é possível:

  • Adicionar fornecedores preenchendo o mínimo de informações possíveis;

  • Consultar centenas de bases automaticamente;

  • Receber informações coletadas em checklists 100% configuráveis, por critérios como categoria, porte e criticidade;

  • Fazer a gestão de cadastro, riscos e performance de seus fornecedores;

  • Monitorar ativamente informações públicas e privadas de sua base ativa de maneira automática, com nossos alertas inteligentes;

  • Realizar homologações e avaliações de fornecedores com agilidade e sem burocracia, com monitoramento automatizado.

Vale ressaltar que todos os dados relevantes reunidos pela plataforma são atualizados em tempo real para auxiliar seus processos e tomadas de decisões. Ou seja, com a Linkana, sua empresa se torna mais analítica e eficiente.

O TED Talk abaixo aborda em mais detalhes a relação entre os dados e o sucesso corporativo, vale a pena conferir: 

https://www.youtube.com/watch?v=EHTmxmuhZ10

Como posso usar a tomada de decisões baseada em dados?

Entender o problema que precisa ser solucionado

De nada adianta ter todas as informações necessárias em mãos se você não sabe qual resposta precisa encontrar entre os dados. Imagine, por exemplo, que a equipe de Procurement recebeu uma verba extra de R$ 500 mil para investir em fornecedores.

Esse investimento deve ser focado em um aumento de qualidade dos produtos? Maior agilidade na cadeia de produção? Mais eficiência na entrega dos produtos finalizados?

Ou seja, apenas conhecendo profundamente esse “problema” que será possível analisar quais das soluções oferecem os melhores benefícios.

Coletar e analisar os dados 

Agora que você entendeu que o investimento de R$ 500 mil é para levar mais agilidade na cadeia de produção, é necessário coletar os dados que lhe ajudarão a entender qual é a melhor opção.

Nesse exemplo, podem ser colhidos dados relacionados à pontualidade, capacidade de produção e agilidade de entrega dos parceiros. São essas informações que mostrarão se é melhor aumentar as encomendas dos fornecedores atuais ou se novos fornecedores precisarão ser encontrados para atender à demanda.

Seja estratégico

Apesar do gestor já estar apto a decidir, é imprescindível ter algo em mente: não basta olhar para os ganhos operacionais de curto prazo, mas também olhar a longo prazo e decidir de maneira estratégica.

Quando o gestor adota uma mentalidade de estrategista, pode fazer melhor uso dos seus recursos e usar os dados para promover ganhos futuros acentuados. Isso, combinado com uma decisão precisa, certamente resultará em vantagem competitiva à empresa.

Entendeu a importância de ser uma empresa data driven? 

O processo de tomada de decisão baseada em dados pode parecer complexo, mas ele pode ser simplificado por meio de tecnologias que automatizam etapas mais complexas, como a estruturação dos dados.

É por isso que a Linkana pode ser uma opção interessante para levar mais inteligência e dados para suas decisões de fornecimento. Preencha o formulário abaixo para saber mais sobre os benefícios da Linkana para sua empresa: 

Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement