Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Consulta de Cartão CNPJ: o que é, para que serve e como emitir?

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

25 de abril de 2022

25 de abril de 2022

25 de abril de 2022

Comprovar a idoneidade e regularidade da atuação de uma empresa é essencial para dar acesso a incentivos financeiros e pavimentar uma relação mais forte com outras organizações com as quais ela faz negócios.

Eventualmente, é necessário apresentar sua documentação para participar de processos licitatórios, pedir empréstimos, passar pela qualificação de fornecedores, entre outros. Na maioria deles, o comprovante de inscrição e situação cadastral, o chamado cartão CNPJ, é um pré-requisito.

A consulta de cartão CNPJ é uma etapa de destaque nos eventos listados, o que demonstra o papel deste certificado para a própria empresa e também para toda a cadeia de suprimentos da qual ela participa. 

Isso acontece porque ele, assim como um verdadeiro cartão de visitas, reúne dados importantes para identificar a pessoa jurídica, comprovar sua regularidade e descrever as atividades econômicas que ela está autorizada a exercer.

Hoje vamos explicar o que é e como fazer a consulta de Cartão CNPJ, indicando um guia prático para emitir o comprovante de forma gratuita através da internet. Boa leitura!

O que é o CNPJ?

O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica é um registro de identificação de uma empresa junto à Receita Federal. Não há atividade empresarial formal sem portar um CNPJ ativo, além disso, o registro comprova o nome da organização, endereço, natureza jurídica e outras informações relevantes.

O CNPJ atende fins operacionais, tributários e regulatórios. Não só autoriza o desenvolvimento de uma ou mais atividades econômicas, como também serve para o pagamento de impostos e monitoramento completo das suas atividades, desde a emissão de notas fiscais a certificados de compliance.

O que é o Cartão CNPJ? Quais informações contém nele?

Por meio do CNPJ de uma empresa, sua operação pode ser regulamentada e exercida de acordo com as leis e normas do mercado, assim como o recolhimento de tributos, acordos com outras instituições, contratação de funcionários, entre outros.

No entanto, para isso ela precisa constantemente atestar a validade do seu registro, o que é feito por meio do Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral. A consulta do cartão CNPJ, como também é conhecido, é feita por meio dos serviços digitais da Redesim, base de dados do Governo Federal.

Com a emissão do certificado digital é possível conhecer as seguintes informações associadas a um CNPJ:

  • nome empresarial e nome fantasia;

  • número de registro;

  • endereço físico e eletrônico;

  • dados para contato;

  • data de inscrição;

  • situação cadastral;

  • descrição de atividade econômica principal;

  • descrição de atividades econômicas secundárias, se houver.

Para que serve o Cartão CNPJ?

Como podemos perceber, a consulta do cartão CNPJ dá acesso às principais informações de uma organização, mas a aplicabilidade desse documento vai muito além da conferência de dados cadastrais, já que ele é exigido para que a empresa participe de diversas iniciativas relevantes.

Por exemplo, instituições bancárias podem exigir a apresentação do Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral para abrir uma conta corrente em nome da Pessoa Jurídica, aprovar linhas de crédito e dar acesso a diversos serviços para esse público.

A busca pelo cartão CNPJ também se faz necessária para que a organização faça sua inscrição em órgão regulamentadores e instituições públicas, que precisam averiguar a validade do seu registro antes de seguir com a fiscalização.

O documento também é exigido para realizar a inscrição municipal, estadual e/ou federal, o que permitirá que a empresa possa emitir as notas fiscais pela comercialização de produtos ou prestação de serviços, de acordo com suas atividades econômicas cadastradas.

O relacionamento com a cadeia de suprimentos também envolve a apresentação do cartão CNPJ. Durante a qualificação e homologação de fornecedores, este certificado é um dos primeiros documentos a serem levantados, ainda na etapa de consulta de informações públicas.

Empresas contratantes também podem fornecer o seu cartão CNPJ para cadastro junto aos próprios fornecedores, que podem exigir este processo para dar acesso a opções facilitadas para pagamento de suprimentos e serviços diversos.

Por fim, a consulta do cartão CNPJ é essencial para participação em licitações públicas. Dessa forma, aproveitar a rentabilidade de se fazer negócios com este setor depende da comprovação da inscrição e situação cadastral. 

Como fazer a consulta do Cartão CNPJ? Como imprimir?

Agora que já temos conhecimento sobre a importância e aplicação do cartão CNPJ, vamos mostrar como é simples emitir e imprimir o certificado.O primeiro passo é acessar a página do serviço de emissão do Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral, no site da Receita Federal.

emissão de comprovante de inscrição e situação cadastral

Nela, o usuário é informado que o serviço de consulta entra em acordo com a Instrução Normativa RFB nº 1.863, de 27 de dezembro de 2018.

Portando os números do CNPJ da empresa que deseja consultar, podendo ser a própria empresa ou um eventual fornecedor que deseja averiguar a situação cadastral, basta informá-los, marcar a verificação “Sou humano” do Captcha e clicar em “Consultar”.

Precisa de ajuda para descobrir o número do CNPJ de uma organização? Confira o post: Como saber CNPJ de empresa pelo nome [Tutorial completo]

A tela seguinte exibirá o comprovante na íntegra, com os dados citados, onde é possível imprimir o cartão CNPJ ou fazer a consulta do quadro de sócios e administradores (QSA). 

De modo geral, a consulta de cartão CNPJ é extremamente simples e rápida, o que é bem-vindo quando é preciso verificar dados cadastrais ou comprovar a regularidade da sua inscrição. 

Como a base é pública, qualquer cidadão ou empresa pode acessar os dados, basta ter o número do CNPJ. Isso aumenta a credibilidade e transparência na cadeia de suprimentos, fazendo com que o relacionamento com fornecedores, investidores, contratantes e até consumidores seja mais confiável.

Consultas públicas automatizadas com a Linkana

Sabendo a importância do cartão CNPJ para as atividades empresariais, vemos que a consulta deste certificado junto aos fornecedores é uma necessidade recorrente de muitas organizações. Embora a emissão de um comprovante não tome mais do que alguns segundos, quando a consulta envolve múltiplos CNPJs, é uma atividade maçante e burocrática.

Você pode fazer uma consulta rápida e gratuita com o CNPJ de empresas na ferramenta de busca da Linkana, que conta com uma base de mais de 49 milhões de companhias, permitindo um acesso facilitado à dados como situação cadastral, quadro de sócios e diretores, entre outros.

Acesse a página de busca: Consulta CNPJ Linkana

Agora, se procura uma solução mais completa, nossa recomendação é a plataforma de gestão de fornecedores da Linkana, que conta com um sistema de cadastro simplificado, feito apenas com o CNPJ, dando início a uma consulta automatizada de documentos públicos, etapa crucial para análise de compliance em possíveis candidatos.

Com isso, é possível verificar informações básicas e assegurar que a potencial empresa parceira está regular junto à Receita Federal e conta com situação cadastral devidamente ativa. Na prática, isso significa mais agilidade e menos burocracia para qualificação de prováveis fornecedores, antes mesmo de estabelecer qualquer contato.

Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement