Compras spot: o que são e como funcionam?

Compras spot são aquisições imediatas. Resumidamente, trata-se de compras pontuais, que agregam baixo valor ao negócio, mas que são essenciais para a continuidade das atividades da empresa.

Esse formato  costuma ser utilizado para compra de itens pontuais que visam, por exemplo, a manutenção de um serviço ou a ampliação de um dos processos da companhia.

Na prática, não se trata de produtos, matérias-primas, insumos ou serviços que serão utilizados recorrentemente. Por isso, podem ser adquiridos de forma imediata.

Aqui vale lembrar que, em linhas gerais, um processo de compras envolve várias etapas, as quais costumam ser complexas e demoradas. Não raras as vezes, elas precisam de um bom planejamento prévio e precisam ser realizadas com antecedência.

Já nas compras spot isso não acontece, pois, como não objetivam um relacionamento de longo prazo com o fornecedor, podem ter diversas etapas eliminadas.

Mas quanto uma abordagem desse tipo pode ser benéfica para o seu negócio? Há diferença entre compras spot e contratos de longo prazo?

Confira essas e outras respostas sobre o tema agora, neste artigo.

O que são compras spot?

Compras spot podem ser definidas como compras feitas de imediato. O termo “spot” em inglês tem diferentes significados e pode ser aplicado em diversas situações. 

No que se refere ao mercado de compras e procurement, especificamente, a expressão com esse termo que mais se aproxima das atividades e, por isso, pode ser utilizada para esse contexto é “on the spot”, que pode ser traduzido como “de imediato”.

Isso quer dizer que são aquisições feitas em pouco tempo, que dispensam que etapas geralmente comuns a esse processo sejam realizadas. No caso, as entregas também precisam ser feitas em períodos menores que os comumente praticados.

Esse formato pode ser realizado para momentos como:

  • suprir uma demanda emergencial da empresa;

  • substituir pontualmente um fornecedor que não pode atender a companhia naquele momento;

  • adquirir um item ou serviço esporádico.

Um exemplo de compras spot é a reposição de material de escritório, tais como folhas de sulfite, canetas e afins. São itens de baixíssimo valor para a empresa, mas que são fundamentais para a continuidade dos seus processos. Já adquirir produtos para uma confraternização de final de ano não entraria nesse conceito.

A maior diferença entre compras spot e o modelo tradicional de aquisição é que não há assinatura de contrato de longo prazo. No entanto, isso não quer dizer que não seja preciso tomar os devidos cuidados com a aquisição em questão.

Como é feita uma compra spot?

Em seus passos iniciais as compras de imediato seguem o mesmo fluxo de uma compra de grande valor agregado. Isso significa que:

  • a área de compras recebe a requisição de um dos departamentos da empresa;

  • solicita a cotação juntos aos fornecedores que estão na sua base;

  • aprova o orçamento apresentado;

  • finaliza o pedido;

  • aguarda entrega;

  • confere o que foi entregue.

Como dissemos, esse tipo de compra tem o diferencial de dispensar a assinatura de contratos e/ou de formalizar parcerias de longo prazo com fornecedores. No entanto, geralmente, são contactados parceiros  já presentes no cadastro de fornecedores da companhia, o que confere menos riscos operacionais.

Esse é mais um motivo para se estruturar uma base de fornecedores robusta, com nomes devidamente qualificados, prontos para serem acionados sempre que necessário.

Mas caso o cadastro não tenha o fornecedor necessário para a compra imediata, é possível fazer uma aquisição direta. 

Ainda assim, é importante tomar alguns cuidados, a exemplo de consultar o CNPJ do fornecedor, a fim de verificar se o negócio está devidamente legalizado e se o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica está ativo, suspenso, cancelado ou inválido.

Esse cuidado ajuda a evitar uma série de transtornos, a exemplo de fraudes ou de relacionar o nome da sua empresa a outra com reputação comprometida.

Encontre o CNPJ e mais 10 outros dados de fornecedores em segundos

CNPJ, Certidões, consulta do CEIS e do CEPIM e outros dados na ferramenta completa Consulta CNPJ da Linkana.

Diferença entre compras spot x contratos de longo prazo

Outro ponto bem importante que você precisa conhecer desse processo é a diferença entre compras spot e contratos de longo prazo.

O modelo de compra spot não reflete valor ao produto final, bem como não é usado para aquisição de itens que não são utilizados frequentemente

Dessa forma, esse formato não é indicado para demandas recorrentes, mas é ideal para comprar itens que, ainda que não sejam de uso contínuo, são necessários para a empresa.

contratos de longo prazo têm a intenção oposta, e são firmados para compras de produtos ou contratação de serviços recorrentes e/ou contínuos, os quais são imprescindíveis para o fluxo de atividade da companhia.

Esse modelo de compra pode ser originário de licitações, de ofertas de compras por parte dos fornecedores, entre outras possibilidades.

Diferentemente de um acordo comercial simples e momentâneo, esse exige o reconhecimento do compromisso assumido por ambas as partes, mediante assinatura e demais trâmites legais.

Como funciona o contrato spot? 

Outra variável desse cenário é o contrato spot, que consiste em um compromisso de curto prazo firmado entre os envolvidos em uma negociação de compra e venda.

Esse documento é uma maneira de atribuir mais segurança à negociação, caso os agentes participantes considerem necessário.

Seu modo de funcionamento é similar ao contrato de longo prazo, ou seja, devem ser registradas todas as informações pertinentes à negociação, tais como:

  • valores;

  • descrição dos itens que estão sendo adquiridos e quantidade;

  • descrição do serviço que está sendo contratado;

  • prazo de entrega, entre outros.

Entre as vantagens de um contrato spot no setor de procurement, estão:

  • diversificação da base de fornecedores da empresa;

  • possibilidade de aproveitar boas oportunidades de negócio;

  • negociações feitas em menos tempo;

  • redução da burocracia.

É certo que o contrato spot é utilizado para uma negociação de compra específica. Mas apenas para servir como comparação, o contrato de longo prazo tem vantagens, como:

  • redução de custo, visto que é firmado para compras em grandes quantidades, diminuindo o preço final da aquisição;

  • previsibilidade, pois contribui para um melhor controle do fluxo de compra da empresa;

Como melhorar a base de fornecedores da sua empresa?

Seja para compras spot, seja para contratos de longo prazo, realizar uma boa gestão de fornecedores é essencial. E não existe melhor forma de fazer isso do que usando a tecnologia a seu favor.

A Linkana é o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede. Nossa base de dados de perfis compartilhados permite que compradores analisem fornecedores ativos e novos em alguns cliques. 

Com isso, criamos e geramos valor com insights de informações comerciais, de risco, qualidade e diversidade, utilizados em processos de cadastro, onboarding, sourcing e análise de spend.

Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo

Nossos diferenciais são:

  • PERFIS DE FORNECEDORES CERTIFICADOS → O Supplier Open Profile da Linkana padroniza a definição de dados relevantes de fornecedores de acordo com as melhores práticas de mercado, trazendo efeito de rede para o envio e análise de dados entre vários compradores, com informações ESG e de D&I.

  • BASE DE DADOS VIVA E UNIFICADA → Devolvemos o controle dos dados para os fornecedores de maneira inteligente, onde dados públicos são atualizados automaticamente ou enviados uma única vez, evitando informações incompletas, obsoletas ou duplicadas.

  • FUNDAÇÃO DE DADOS INTEGRADA → Impulsionamos o retorno do investimento (ROI) de ferramentas de e-procurement, centralizando dados de fornecedores em uma fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada com todos os sistemas de gestão.

Preencham o formulário abaixo e confira como ter a Linkana na sua empresa!

Leo Cavalcanti

Leo Cavalcanti

Advogado, especialista em Planejamento Tributário e Finanças, soma mais de 05 anos de experiência com rotinas de auditoria empresarial e tributária, além de conhecimento em controladoria e práticas de departamento jurídico corporativo. Atualmente é CEO e um dos co-fundadores da Linkana.

Ebook

Diversidade de Fornecedores

Tenha acesso a um guia completo de como estruturar o seu programa de diversidade de fornecedores. Veja erros, acertos, cases de sucesso e boas práticas do mercado!

logo linkana

Podcast

Procurement Hero

Líderes e referências do mercado de procurement batem um papo sobre tecnologia, dados e tendências.

Teste
Descubra se você é um comprador do futuro!

Tenha acesso a um guia completo de como estruturar o seu programa de diversidade de fornecedores.Veja erros, acertos, cases de sucesso e boas práticas do mercado!

logo linkana

Ferramenta

Consulta de CNPJ

Encontre o CNPJ e mais 10 outros dados de fornecedores em segundos.

logo linkana

Ebook

Gestão de Fornecedores

Descubra como fazer um gestão de fornecedores inteligente e guiada por dados na sua empresa!