Como ser um fornecedor de destaque no meio digital? 6 sugestões!

Descobrir como ser um fornecedor de destaque no meio digital é uma forma de sair na frente dos concorrentes e, com isso, aumentar as chances de fechar mais contratos.

Apenas para você ter uma ideia da importância de se destacar digitalmente, vale lembrar que boa parte das compras de pessoas físicas e jurídicas começa com uma pesquisa em sites de busca.

A prova disso vem do relatório State of Search Brasil 2, fruto da parceria entre a agência SEO Hedgehog Digital e a Opinion Box, o qual revelou que 70% das pessoas que realizam pesquisas no Google e/ou em outras plataformas de busca estão procurando produtos para comprar.

O levantamento também revelou que 23% das pessoas chegam aos sites das empresas a partir de links apresentados no Google.

Ou seja, encontrar meios de fazer o nome da sua empresa sobressair nessas buscas é bem importante. Mas, além disso, é fundamental apresentar diferenciais para que o contratante em potencial o reconheça como o fornecedor mais adequado.

Algumas boas práticas para isso são se mostrar um fornecedor diverso, ter um bom ESG Rating e explorar adequadamente as mídias de divulgação online.

Achou interessante e quer saber, em detalhes, como ser um fornecedor de destaque e, com isso, firmar mais parcerias? Então siga a leitura deste artigo e confira seis dicas que separamos para ajudar o seu negócio a atingir esse patamar!

6 dicas de como ser um fornecedor de destaque

Para saber como um fornecedor pode se destacar, o primeiro passo é conhecer boas estratégias de marketing digital e de gestão empresarial

Mesclando esses dois conceitos, nossas sugestões para que o seu negócio chame a atenção e se torne mais interessante que os concorrentes são:

  • trabalhe com bons recursos de mídia online;

  • tenha canais de contato práticos e funcionais;

  • explore os anúncios pagos;

  • use o Perfil da Empresa no Google; 

  • mostre que é um fornecedor diverso;

  • apresente um bom ESG Rating.

Trabalhe com bons recursos de mídia online

Alguns exemplos de recursos de mídia online que ajudam uma empresa a se destacar na internet são:

  • sites responsivos, que são aqueles que se adaptam ao tamanho de variadas telas (computadores, notebooks, tablets, smartphones) sem prejudicar a utilização;

  • redes sociais, tais como Instagram, Facebook e, no meio corporativo, principalmente o LinkedIn;

  • marketing de conteúdo, que consiste na produção de conteúdos com informações relevantes para o público-alvo, por exemplo, posts em blogs e e-books. 

Tenha canais de contato práticos e funcionais

Mas de nada adianta a sua empresa se destacar como um bom fornecedor na internet e, na hora de o potencial contratante entrar em contato, não conseguir falar com a sua equipe.

A fim de evitar esse tipo de transtorno, é fundamental disponibilizar diferentes canais de contato, tais como central de atendimento telefônica, chat, conversação por aplicativo de mensagens, entre outros.

A escolha dos canais mais indicados varia de acordo com o perfil do seu negócio, porte empresarial, público-alvo e outras variáveis relacionadas. 

Somado a isso, é preciso pensar sobre a qualidade do atendimento ao cliente que será oferecido, afinal, esse é um importante ponto de conversão.

Segundo o relatório CX Trends 2022 da Zendesk, 93% dos clientes estão dispostos a gastar mais com empresas que oferecem a sua opção de atendimento preferida, e 90% compram mais em companhias que personalizam o atendimento ao cliente.

Explore os anúncios pagos

Os anúncios pagos são propagandas que ocupam lugar de destaque em canais digitais como o Google, o Facebook, o Instagram e outros.

Também chamados de links patrocinados, são anúncios de produtos ou serviços que ganham evidência nas páginas de busca, aumentando as chances de serem clicados pelo público e, com isso, elevar as conversões do negócio.

Use o Perfil da Empresa no Google

O Perfil da Empresa no Google, antigo Google Meu Negócio, é uma ferramenta gratuita por meio da qual você pode criar um perfil da sua empresa, inserir fotos e informações de contato, entre outros dados.

Isso aumenta as chances de a sua companhia ser encontrada por quem busca soluções como as que você oferece.

Mostre que é um fornecedor diverso

Outra maneira de como ser um fornecedor de destaque no meio digital é mostrando que a sua empresa é diversa.

Um fornecedor diverso é aquele que tem no seu quadro societário um percentual superior a 51% de pessoas que representam alguma minoria

A diversidade é um caminho de crescimento para os negócios, o que é extremamente bem-visto pelos contratantes. Isso porque essa postura contribui para:

  • promover a inovação;

  • se adaptar mais rapidamente a mudanças;

  • melhorar a comunicação interna e externa;

  • criar identificação com o público-alvo;

  • ter respostas melhores e mais rápidas a desafios;

  • aumentar a credibilidade e o nível de competitividade da companhia.

Há duas maneiras principais de identificar um fornecedor desse tipo: por meio de empresas certificadoras ou avaliações de autodeclaração das próprias companhias.

eBook
Programa de Diversidade de Fornecedores no Brasil
Tenha acesso a um guia completo de como estruturar o seu programa de diversidade de fornecedores. Veja erros, acertos, cases de sucesso e boas práticas do mercado!

Apresente um bom ESG Rating

Rating de ESG é uma avaliação que revela o nível de aderência de uma empresa às boas práticas de governança e socioambientais.

Realizada por agências especializadas, essa é uma maneira de o fornecedor comprovar que suas ações, processos e condutas são condizentes e compatíveis com o conceito ESG, e que esse é verdadeiramente aplicado no dia a dia do negócio.

Para companhias que adotam políticas ESG, encontrar fornecedores que seguem a mesma trilha é essencial. 

Como a Linkana ajuda sua empresa a se destacar como fornecedora?

Agora que você sabe o que é importante para um fornecedor se destacar no meio digital, resta apenas entender como ser identificado com uma empresa diversa e com bom rating ESG, certo?

A ferramenta de consulta de CNPJ da Linkana contribui para que você seja notado positivamente nesses dois critérios. Aqui, vale destacar que essa solução já conta com mais de 500 mil acessos. Por isso, sua empresa também pode ser encontrada nela!

Isso acontece porque o CNPJ Linkaka traz informações completas sobre as companhias de todo o Brasil, incluindo a indicação de fornecedores diversos e análise de ESG Rating, que é feito por meio do Linkana ESG Rating.

O Linkana ESG Rating é uma solução que analisa automaticamente os riscos ambientais, sociais e de governanças das empresas, com base nas informações fornecidas por elas mesmas.

Atribuindo pontuações a cada um dos pilares ESG, o Linkana ESG Rating mostra o nível de risco de se fazer negócio com a companhia que está sendo analisada.

Linkana-ESG-Rating

Como funciona o Consulta CNPJ da Linkana?

O Consulta CNPJ Linkana é uma solução gratuita de consulta aos dados das empresas, por meio da qual os potenciais contratantes podem chegar até o seu negócio de uma maneira simples, rápida e segura.

Outras pesquisas que podem ser feitas são:

  • cartão CNPJ do fornecedor, com todos os dados cadastrais;

  • nomes das pessoas que formam o quadro societário;

  • identificação do CNAE da empresa;

  • Consulta do Sintegra;

  • Consulta de Inscrição Estadual;

  • Certidão Negativa de Tributos Federais;

  • Certificado de Regularidade do FGTS;

  • Cadastro de Empresas Inidôneas e Suspensas (CEIS);

  • Cadastro de Entidades Privadas Sem Fins Lucrativos Impedidas (CEPIM);

  • Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CND).

As informações são extraídas da Receita Federal, mas você pode acessar o CNPJ Linkana para complementar o seu perfil e se destacar dos concorrentes.

Ao digitar seu CNPJ no Consulta CNPJ da Linkana, você verá o seu perfil público. Lá, terá um botão pelo qual você poderá pedir acesso para completar o seu perfil. Ou, se preferir, basta enviar um e-mail para [email protected] 

Achou interessante? Então confira agora mesmo como funciona o Consulta CNPJ da Linkana, o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede!

Leo Cavalcanti

Leo Cavalcanti

Advogado, especialista em Planejamento Tributário e Finanças, soma mais de 05 anos de experiência com rotinas de auditoria empresarial e tributária, além de conhecimento em controladoria e práticas de departamento jurídico corporativo. Atualmente é CEO e um dos co-fundadores da Linkana.

Ebook

Diversidade de Fornecedores

Tenha acesso a um guia completo de como estruturar o seu programa de diversidade de fornecedores. Veja erros, acertos, cases de sucesso e boas práticas do mercado!

logo linkana

Podcast

Procurement Hero

Líderes e referências do mercado de procurement batem um papo sobre tecnologia, dados e tendências.

Teste
Descubra se você é um comprador do futuro!

Tenha acesso a um guia completo de como estruturar o seu programa de diversidade de fornecedores.Veja erros, acertos, cases de sucesso e boas práticas do mercado!

logo linkana

Ferramenta

Consulta de CNPJ

Encontre o CNPJ e mais 10 outros dados de fornecedores em segundos.

logo linkana

Ebook

Gestão de Fornecedores

Descubra como fazer um gestão de fornecedores inteligente e guiada por dados na sua empresa!