Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

ChatGPT na gestão de fornecedores: 5 formas de utilizar

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

5 de setembro de 2023

5 de setembro de 2023

5 de setembro de 2023

O ChatGPT na gestão de fornecedores pode ser definido como uma ferramenta de apoio para o dia a dia dos profissionais da área. Isso porque, com essa tecnologia, é possível aprimorar negociações, otimizar o fluxo de abastecimento, melhorar a gestão de riscos ESG e muito mais.

Caso ainda não conheça, o ChatGPT é um chatbot com Inteligência Artificial (IA) generativa. Ou seja, um software que tem a capacidade de estabelecer uma conversa com um humano em linguagem natural.

Essa solução foi desenvolvida pela OpenAI, uma empresa de tecnologia norte-americana, e lançada em 30 de novembro de 2022. Desde então, a ferramenta ganhou repercussão em todo o mundo e vem sendo cada vez mais utilizada por diversos segmentos.

Segundo um levantamento realizado pela plataforma de gerenciamento de visibilidade online Semrush, citada em uma matéria do site Tecnoblog, o Brasil é um dos países mais interessados nessa ferramenta.

De acordo com o estudo, 4,3% do tráfego mundial dessa página de Inteligência Artificial são do nosso país. Isso nos coloca em 5° lugar nesse ranking, atrás da Índia (4,7%), da França (5,7%), da Alemanha (5,9%) e dos Estados Unidos (19,5%).

Mas pensando especificamente no aprimoramento da rede de abastecimento de uma empresa, em quais pontos essa tecnologia pode ajudar? Será que ela substitui outros recursos?

Siga a leitura deste artigo para conferir como usar ChatGPT na gestão de fornecedores e quais melhorias pode gerar para seu negócio.

O que é ChatGPT na gestão de fornecedores?

O ChatGPT na gestão de fornecedores consiste no uso desse recurso de IA para otimizar variados processos e aprimorar a rotina dos profissionais de compras e procurement, em busca de aumento da produtividade e resultados melhores para a empresa.

Essa ferramenta funciona com base em uma categoria de IA denominada Inteligência Artificial Generativa, que é uma tecnologia que tem a capacidade de criar algo inédito a partir de dados e informações preexistentes.

De forma prática, o ChatGPT é um chatbot, isto é, é um software que consegue conversar com usuários humanos de maneira fluida e utilizando linguagem natural. Pode-se, por exemplo, fazer perguntas e obter respostas e orientação que são geradas a partir de informações anteriores. 

Desse modo, entende-se também que, quanto mais a ferramenta é utilizada e abastecida, mais dados gera e, consequentemente, mais direcionamentos.

Dica! Não deixe de ler este artigo: "Inteligência Artificial em procurement: por que esse é o futuro?"



Por que usar ChatGPT em procurement?

Usar ChatGPT em procurement pode ser uma forma de melhorar os processos dessa área

Isso se torna possível porque a ferramenta gera uma série de insights que podem ser aplicados na busca por empresas fornecedoras mais qualificadas, no alinhamento mais preciso entre as áreas de compras e estoque, no aprimoramento da gestão de dados de fornecedores e muito mais.

Desse modo, se formos listar as vantagens do uso de ChatGPT em procurement, algumas das que mais se destacam seriam:

  • obtenção de variadas respostas em pouco tempo, para diversos temas e questionamentos;

  • possibilidade de integrar a ferramenta a sistemas e soluções já utilizados pela companhia;

  • aceleração e automatização de processos internos, elevando a produtividade dos profissionais;

  • contribuição para realização de cálculos e previsão de demandas de estoque, aquisições de serviços e matéria-prima;

  • análise de preços mais precisa e otimizada;

  • gerar mensagens e textos que precisam ser enviados para os fornecedores.

Leia também: "Como a inteligência artificial em supply chain ajuda a aprimorar a cadeia de suprimentos?"

Como usar ChatGPT na gestão de fornecedores? 

Entre as principais formas de usar o ChatGPT na gestão de fornecedores, estão:

  • negociações;

  • sourcing;

  • gestão de contratos;

  • administração;

  • análise de riscos e ESG de fornecedores.

Essas aplicações foram apontadas por Marijn Overvest, fundador do Procurement Tactics, companhia que capacita equipes de compras, e compiladas por Leo Cavalcanti, CEO e cofundador da Linkana na sua newsletter "Comprador, ainda é quarta-feira".

Confira detalhes de cada uma dessas formas de uso do ChatGPT em compras e procurement

Negociações

No que se refere às negociações da gestão de fornecedores, essa ferramenta de IA pode fornecer insights que ajudam a obter mais e melhores resultados desse processo.

Ao fazer perguntas claras para o ChatGPT os profissionais conseguem, por exemplo, direcionamentos sobre:

  • o que é preciso fazer para reduzir preços sem comprometer a qualidade;

  • como conseguir formas de pagamento mais interessantes;

  • o que fazer para ter prazos de entrega mais alinhados com as necessidades da empresa;

  • entre outros pontos relacionados.

Sourcing

Em strategic sourcing, ou compras estratégicas, o ChatGPT pode ser um forte aliado para a estruturação de processos mais precisos.

Por exemplo, ele pode ajudar a identificar pontos de perdas de insumos, realizar cálculos de reabastecimento mais precisos e outras práticas relacionadas.

Gestão de contratos

No processo de gestão de contratos, o ChatGPT em compras pode ser usado para gerar bons exemplos desse documento. Para empresas que não dispõem de um departamento jurídico próprio, essa tende a ser uma ótima solução.

Administração

Na administração de fornecedores, de modo geral, essa tecnologia pode ser usada em diversas situações Isso inclui avaliar previamente um potencial fornecedor a partir de informações online fornecidas por ele, a exemplo de políticas internas, confirmação de cases e afins.

Análise de riscos e ESG de fornecedores

Seguindo essa mesma linha de raciocínio, o ChatGPT pode ser usado para apontar potenciais riscos ESG de fornecedores, tais como participação em crimes de lavagem de dinheiro, uso de trabalho infantil, mão de obra análoga à escravidão e outras práticas ilícitas.

No caso, ele pode fazer uma varredura nas informações presentes na internet e revelar se a empresa fornecedora que pretende contratar tem ou não algum tipo de envolvimento e condutas como essas.


Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.


Quais os riscos de usar ChatGPT em compras?

Apesar de bastante útil e funcional, esse recurso ainda apresenta algumas falhas. Por exemplo, ele pode se basear em informações incorretas ou fake news que repercutiram e ganharam visibilidade para embasar as respostas, como se fossem de fontes confiáveis. 

Por esse motivo, o ideal é sempre ponderar sobre o que está sendo transmitido pela ferramenta. 

Somado a isso, é bem importante ter em mente que o ChatGPT em compras não substitui um bom software de gestão de fornecedores. Esse recurso apenas apoia a rotina dos profissionais, tornando-a mais dinâmica. 

Assim, o sugerido é usar o ChatGPT paralelo a um sistema próprio para administrar sua cadeia de abastecimento, como o oferecido pela Linkana.

A Linkana é a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques. 

Com isso, aceleramos radicalmente processos de onboarding, análise e monitoramento de fornecedores, permitindo o uso de dados e insights compartilhados entre as maiores corporações do nosso país.

Nossos diferenciais são:

  • PERFIL UNIVERSAL DO FORNECEDOR → Com os perfis de fornecedores compartilhados da Linkana, dados e documentos de fornecedores são reaproveitados em rede, compartilhando informações atualizadas entre múltiplos compradores e acelerando processos de forma automatizada e sem burocracia.

  • MELHORES INSIGHTS → Nossos scores, ratings e certificações proprietários são construídos e compartilhados com a inteligência das maiores corporações do Brasil, garantindo aderência às melhores práticas e exigências de mercado.

  • PLUG N' PLAY →  Conecte seu sistema legado, ERP ou e-procurement com nossa fundação de dados de fornecedores, tornando-a sua fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada em questão de minutos.

Preencha agora mesmo o formulário abaixo, converse com um dos nossos especialistas e confira como levar todas as funcionalidades da Linkana para sua empresa!


Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement