Certificação de fornecedores: tudo o que você precisa saber para garantir a qualidade do seu negócio!

Em um mercado globalizado, cada vez mais competitivo, a reputação das empresas depende de variados agentes envolvidos nos processos estratégicos, táticos e operacionais.

Por isso, a certificação de fornecedores ajuda a garantir uma seleção eficiente de matérias-primas, mercadorias e serviços.

Afinal, se a organização fechar contrato com um fornecedor que comete falhas ou irregularidades nos seus processos, negligencia a qualidade final do produto ou serviço ou ainda possui prejuízos e dívidas, ela também é impactada financeiramente.

Para minimizar os riscos e ter sucesso no mercado, é necessário escolher bem os fornecedores. Mas, o que é certificação de fornecedores? Qual a sua importância? Como escolher de maneira assertiva as parcerias do negócio? Explicaremos tudo isso a seguir. Boa leitura!

O que é certificação de fornecedores?

A certificação de fornecedores é um selo que comprova a qualidade dos processos, dos produtos e dos serviços de uma empresa. Dessa forma, ela comprova que obedece às normas técnicas nacionais e internacionais, promovendo melhoria contínua em suas operações.

Essa comprovação de aperfeiçoamento de processos é dada por um auditor que realiza a avaliação inicial e depois a reavaliação anual para monitorar o desempenho e o controle de qualidade.

Ou seja, ao adquirir a sua certificação de fornecedores, a companhia se mostra apta ao mercado, ressaltando suas eficiência, solidez, inovação e segurança na produção e entrega de mercadorias ou serviços.

Saiba mais: Monte uma lista de fornecedores de sucesso!

Benefícios da certificação de fornecedores

São muitas vantagens atreladas à certificação. Afinal, empresas que possuem esse selo tornam-se mais confiáveis no mercado e conquistam parcerias duradouras e financeiramente rentáveis.

Veja agora alguns benefícios que fornecedores ganham com a certificação:

  • solidez: a marca comprova sua solidez em sua estrutura e seu crescimento constante;
  • alta qualidade: o selo indica que os processos operacionais são organizados e focados na alta qualidade do produto ou serviço final;
  • capacitada: outra vantagem é a certeza de que os colaboradores são treinados e habilitados para exercerem suas funções;
  • regularidade: determina que a empresa operar de acordo com as normas da legislação brasileira;
  • eficiência: a certificação mostra que a produtividade é alta, com baixo índice de falhas, retrabalhos e desperdícios;
  • inovação: para se adequar à certificação de fornecedores, a empresa precisa demonstrar que aplica técnicas inovadoras em sua gestão;
  • responsabilidade ambiental e social: outra vantagem é o negócio atestar que possui prática de ESG internas, como a redução de impacto no meio ambiente, uma governança corporativa comprometida e respeito e diversidade cultural entre seus colaboradores;
  • credibilidade: o selo atesta a confiabilidade em fazer negócios com a organização.

Entenda mais: 4 indicadores de desempenho de fornecedores para agregar mais segurança e eficiência nas parcerias

Qual a principal certificação de fornecedores?

Geralmente, empresas que buscam novos parceiros se atentam ao selo ISO 9001. A sigla ISO, conhecida no Brasil como OIP, significa Organização Internacional de Padronização.

Isto é, ela é uma organização não governamental que tem como finalidade desenvolver a qualidade contínua de processos para normatizar produtos e serviços, comprovar que os requisitos do cliente são atendidos e garantir eficiência em seu fluxo de produção.

A ISO 9001:2015, reconhecida mundialmente, é uma Norma de Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ). Esse sistema recomenda qual será o nível de satisfação dos clientes ao adquirirem os produtos ou serviços de uma companhia.

Organizações internacionais, como no Canadá, na China e nos Estados Unidos, investem tempo e recursos para adequar seus processos a essa norma.

Já no Brasil, há ainda uma série de normas ABNT NBR ISO 9000:2000, que engloba:

  • ISO 9000:2015: descrição dos princípios e termos de uma gestão de qualidade;
  • ISO 9001:2015: apresenta os requisitos de um sistema de gestão de qualidade que atendam às necessidades e às expectativas do consumidor;
  • ISO 9004:2010: fornece as diretrizes para garantir a eficácia e eficiência do sistema de gestão de qualidade.

Ou seja, adquirir a certificação de fornecedores é vantajoso para ambos os lados, possibilitando transações mais transparentes, confiáveis, flexíveis e seguras. Pois a ISO 9001 mapeia processos e indica práticas e ferramentas que podem ser utilizadas para solucionar problemas.

eBook
Avaliação de Desempenho de Fornecedores
Aprenda quais os tipos de análise, os principais indicadores que você deve acompanhar e como fazer a avaliação de desempenho dos seus fornecedores.

Como avaliar fornecedores?

De acordo com a norma da ABNT ISO 9001:2015, “a organização deve determinar e aplicar critérios para a avaliação, seleção, monitoramento de desempenho e reavaliação de provedores externos, baseados na sua capacidade de prover processos ou produtos e serviços de acordo com requisitos”.

Dessa forma percebe-se a importância de realizar uma boa gestão de fornecedores, sabendo o que avaliar nas empresas. A ISO 9001 recomenda alguns aspectos a serem estudados antes de contratar um fornecedor. Conheça:

  • qualificação: aplicar um questionário ao fornecedor com perguntas sobre a aquisição do certificado ISO 9001, a assistência técnica oferecida, a garantia para defeitos de fabricação, a forma de entrega, etc;
  • saúde financeira: peça balanços e demonstrativos financeiros para ter a certeza de que a companhia cumprirá o que for acordado, dentro do prazo e com a qualidade necessária;
  • performance das operações: use KPIs para mensurar alguns indicadores como taxa de pontualidade nas entregas, tempo de resposta no atendimento, taxa de satisfação dos clientes e da qualidade dos produtos, entre outros.

A certificação de fornecedores ajuda a avaliar inicialmente se aquela empresa será uma boa parceira de negócios e atenderá todos os requisitos esperados.

Há diversas opções de sistemas e softwares que ajudam a tomar decisões mais assertivas e criteriosas, realizando uma busca mais aprofundada de dados e informações. Como a solução da Linkana, que atua desde a requisição de homologação até o phase out do fornecedor.

Em resumo, são três etapas necessárias para realizar a avaliação de um fornecedor:

  • avaliação inicial: pesquisas e análises sobre atuação no mercado, boa gestão, documentos regularizados, certificações ISO 9001, ISO 14001 ou OHSAS 18001, etc;
  • monitoramento de desempenho: como está o prazo de entrega? como é a agilidade do atendimento? qual o posicionamento no mercado? qual a compatibilidade entre nota fiscal e produto entregue? qual é o histórico dos serviços prestados?
  • reavaliação: não basta apenas realizar a avaliação inicial. É necessário fazer reavaliações periódicas para garantir a qualidade do trabalho contratado.

O erro na gestão de fornecedores pode ocasionar diversos problemas, como falta de produtos, variação da qualidade, oscilação de preços, perda de vendas, insatisfação do consumidor, aumento de gastos, e muito mais.

Por isso, é fundamental que o processo de escolha inclua a certificação de fornecedores e outros fatores mencionados neste texto. Um mau atendimento, entrega irregular ou má qualidade dos produtos impactam diretamente a saúde financeira da empresa compradora.

Para melhor controlar os documentos e informações de um fornecedor, softwares de gestão de fornecedores como o da Linkana permitem fazer isso de maneira muito mais rápida e automática. Preencha o formulário abaixo e otimize sua gestão agora:

Leo Cavalcanti

Leo Cavalcanti

Advogado, especialista em Planejamento Tributário e Finanças, soma mais de 05 anos de experiência com rotinas de auditoria empresarial e tributária, além de conhecimento em controladoria e práticas de departamento jurídico corporativo. Atualmente é CEO e um dos co-fundadores da Linkana.
logo linkana

Ferramenta

Consulta de CNPJ

Encontre o CNPJ e mais 10 outros dados de fornecedores em segundos.

logo linkana

Podcast

Procurement Hero

Líderes e referências do mercado de procurement batem um papo sobre tecnologia, dados e tendências.

logo linkana

Ebook

Gestão de Fornecedores

Descubra como fazer um gestão de fornecedores inteligente e guiada por dados na sua empresa!