Resources

Compras

Compras

Compras

UNSPSC: como funciona esse sistema internacional de categorização?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

November 7, 2022

November 7, 2022

November 7, 2022

UNSPSC é um sistema de categorização internacional, criado para classificar todos os tipos de serviços e produtos existentes, incluindo materiais.

A sigla é uma abreviatura para o termo em inglês United Nations Standard Products and Services Code, que na tradução para o nosso idioma quer dizer "Código de Produtos e Serviços Padrão das Nações Unidas".

Trata-se de um padrão aberto, global e multissetorial de classificação que pode ser usado para finalidades como:


  • otimizar o processo de compras;


  • aumentar a visibilidade da análise de gastos da empresa;


  • explorar de maneira mais ampla o potencial do comércio eletrônico.


A versão mais recente desse sistema, a UNv240301, foi disponibilizada em 7 de março de 2022, e conta com a inclusão de 721 novos itens, 12 alterações em itens já existentes, 6 movimentações de itens existentes e exclusão de 1 item. Com isso, a versão atual tem 157.116 itens categorizados.

Apesar de o UNSPSC ser um serviço pago, no que se refere ao setor de compras e procurement, especificamente, ele contribui para reduzir o tempo gasto para encontrar produtos, insumos e matérias-primas em corretoras, bolsas online e parceiros de negócio em todo o mundo.

Além dessa vantagem, o Código de Produtos e Serviços Padrão das Nações Unidas tem outras que podem ajudar a aprimorar a gestão de compras do seu negócio.

Siga a leitura deste artigo e confira, agora, quais são esses benefícios, quem utiliza esse recurso e como esse sistema funciona.

O que é UNSPSC?

UNSPSC é uma convenção hierárquica utilizada para classificar produtos e serviços em âmbito internacional.

Desenvolvido em conjunto pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pela Dun & Bradstreet Corporation (D&B) em 1988, desde 2023 esse sistema é administrado pela GS1 US, organização multissetorial, neutra e sem fins lucrativos.

A proposta central dessa solução é a criação e a entrega de um ecossistema de categorização mundial, eficiente e preciso para os mais variados tipos de itens e serviços que podem ser prestados.

De forma prática, o Código de Produtos e Serviços Padrão das Nações Unidas ajuda a automatizar os processos e a gestão da cadeia de suprimentos de empresas dos mais variados segmentos, indo desde a obtenção da matéria-prima até a entrega do produto pronto, ou do serviço, ao cliente final. 

Isso promove uma comunicação empresarial mais eficaz entre todos os envolvidos nessa rede.

Inclusive, no nosso país, por meio da GS1 Brasil, é possível obter códigos de barras únicos e globais para identificação dos produtos das empresas do varejo físico ou online. 

Esse recurso facilita as negociações internacionais, visto que os códigos de barras gerados pela GS1 são válidos em qualquer lugar do mundo.

Não deixe de ler este artigo: "Global Supply Chain: entenda a indústria internacional da cadeia de suprimentos"


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.


Como funciona a lista do UNSPSC?

Como dissemos logo na abertura deste artigo, atualmente a lista do UNSPSC conta com 157.116 itens categorizados entre produtos e serviços. A classificação hierárquica é formada por cinco níveis, cada um com dois dígitos, da seguinte forma:


  • segmento: agregação lógica de famílias para propósitos analíticos;


  • família: grupo de categorias comerciais inter-relacionadas;


  • classe: grupo de comercializações que compartilham características comuns;


  • mercadoria: grupo de produtos e/ou serviços de substituição;


  • função de negócios: atividade realizada por uma organização no apoio da comercialização.


Veja alguns exemplos:

  • código 3912120214:


  • 39: serviços elétricos;


  • 12: componentes e suprimentos elétricos;


  • 12: canalização e vias para fios e cabos;


  • 02: eletrodutos;


  • 14: varejo.


  • código 4320150114:


  • 43: informação tecnológica de previsão de tempo e telecomunicações, comunicações, projetos e acessórios;


  • 20: componentes para informação tecnológica ou previsão de tempo ou equipamentos e acessórios computadorizados de telecomunicações;


  • 15: acessórios computadorizados de computadores;


  • 01: cabines para ligar computadores às estações de docas;


  • 14: varejo.




Quem usa UNSPSC?

O Código de Produtos e Serviços Padrão das Nações Unidas é usado por empresas dos mais variados segmentos como recurso para análise interna de custos e compras.

Essa categorização também pode ser utilizada para ser apresentada por companhias que foram requeridas por agências governamentais e/ou varejistas e distribuidores a identificarem  seu modelo de negócio  ou o seu tipo de produto.

Em outras palavras, é possível dizer que esse sistema de códigos internacionais é ferramenta de gestão que, no setor de compras e procurement, ajuda a encontrar produtos e/ou serviços mais adequados, e de maneira mais rápida, supre as necessidades de abastecimento de um negócio.

Quais são as vantagens do UNSPSC?

A incorporação Código de Produtos e Serviços Padrão das Nações Unidas aos sistemas de gerenciamento de compras é benéfico para todas as partes envolvidas na cadeia de suprimentos.

Em procurement, por exemplo, as vantagens que mais se destacam são:



  • melhoria na identificação do quanto é gasto pela empresa com compras e quais itens geram mais custos;


  • redução de tempo empregado em bolsas de compra online, corretoras e outras plataformas relacionadas, para encontrar os itens necessários para abastecer a companhia; 


  • torna a identificação dos padrões de compras dos departamentos do negócio mais precisa, o que pode ser relacionado às ofertas dos fornecedores, contribuindo para aproveitar boas oportunidades de negócio e reduzir custos de aquisição.


Quais outros recursos podem melhorar sua gestão de compras?

Uma solução de e-procurement é a maneira mais indicada de aprimorar a gestão de compras da sua empresa

Isso acontece porque o uso da tecnologia certa para esse setor automatiza tarefas, evitando processos repetitivos, minimizando falhas e aumentando a produtividade dos times.

A Linkana é o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede. Nossa base de dados de perfis compartilhados permite que compradores analisem fornecedores ativos e novos em alguns cliques. 

Com isso, criamos e geramos valor com insights de informações comerciais, de risco, qualidade e diversidade, utilizados em processos de cadastro, onboarding, sourcing e análise de spend.

Nossos diferenciais são:


  • PERFIS DE FORNECEDORES CERTIFICADOS → O Supplier Open Profile da Linkana padroniza a definição de dados relevantes de fornecedores de acordo com as melhores práticas de mercado, trazendo efeito de rede para o envio e análise de dados entre vários compradores, com informações ESG e de D&I.


  • BASE DE DADOS VIVA E UNIFICADA → Devolvemos o controle dos dados para os fornecedores de maneira inteligente, onde dados públicos são atualizados automaticamente ou enviados uma única vez, evitando informações incompletas, obsoletas ou duplicadas.


  • FUNDAÇÃO DE DADOS INTEGRADA → Impulsionamos o retorno do investimento (ROI) de ferramentas de e-procurement, centralizando dados de fornecedores em uma fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada com todos os sistemas de gestão.


Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo.

Para ter a Linkana na sua empresa, preencha agora mesmo o formulário abaixo!


Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market