Resources

Governança

Governança

Governança

Norma SA8000: o que é e qual o objetivo?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

July 19, 2022

July 19, 2022

July 19, 2022

A SA8000 é uma norma internacional voluntária de responsabilidade social que aborda questões trabalhistas e de direitos humanos

Podendo ser aplicada em qualquer empresa, independentemente do porte ou segmento, a proposta dessa diretriz é dar parâmetros para as companhias tratarem adequadamente pontos relacionados ao trabalho infantil, trabalho forçado, saúde e segurança no trabalho, entre outros relacionados.

A norma SA8000 é importante tanto para formação da conduta de uma empresa quanto na hora de escolher terceiros para a sua cadeia de suprimentos. 

Nesse último caso, é preciso ter em mente que um dos critérios de qualificação dos fornecedores deve ser a compliance trabalhista. Ou seja, a confirmação se o potencial provedor está atuando em conformidade com as leis e regras trabalhistas vigentes.

Caso não esteja e, ainda assim, a sua empresa contrate esse terceiro, é bem provável que isso comprometa a reputação da sua marca também, uma vez que ela pode ser vista como conivente a práticas ilegais.

Por razões como essa que se torna tão válido e significativo conhecer e entender o objetivo da norma SA8000, seja para adequar o seu negócio, seja para escolher os melhores fornecedores para sua supply chain.

Assim, siga a leitura deste artigo e confira tudo sobre essa importante diretriz.



O que é e qual o objetivo da norma SA8000?

SA8000 é uma marca registrada da Social Accountability International, utilizada para determinar a norma voluntária que define diretrizes que visam à garantia e a melhoria dos direitos trabalhistas.

Reconhecida internacionalmente, ela foi elaborada com base na Declaração de Direitos Humanos das Nações Unidas, nas convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O principal objetivo dessa norma é a promoção dos direitos humanos básicos e o atendimento das leis trabalhistas vigentes em cada país, por meio de uma administração empresarial realmente preparada para esse fim.

Por conta disso, a SA8000 inclui o atendimento de nove requisitos fundamentais de responsabilidade social, que são:


  • trabalho infantil;

  • trabalho forçado ou compulsório;

  • saúde e segurança;

  • liberdade de associação & direito à negociação coletiva;

  • discriminação;

  • práticas disciplinares;

  • horário de trabalho;

  • remuneração;

  • sistema de gestão.


Os 9 requisitos de responsabilidade social da SA8000

Trabalho infantil

Proibição da contratação mão de obra de menores de 15 anos, conforme estabelecido na Recomendação 146 da OIT, que estabelece a idade mínima para admissão a emprego.

Trabalho forçado ou compulsório

Entende-se por trabalho forçado ou compulsório aquele que é executado mediante ameaça de retaliação e/ou punição à pessoa. 

Aqui, estão incluídas também práticas de entrega obrigatória de documentos pessoais, seguida da apreensão pelo contratante, bem como o pagamento de depósitos para a contratação e/ou realização de atividades como forma de ressarcimento de débitos.

Saúde e segurança

Entrega de um ambiente de trabalho seguro e saudável, que evite o desenvolvimento de doenças, lesões e acidentes, incluindo boas condições de higiene, tais como banheiro, água potável, equipamentos individuais de segurança, entre outros.

Liberdade de associação & Direito à negociação coletiva

Garantia aos profissionais de formarem ou se associarem a organizações e sindicatos que trabalhem em prol da busca por seus direitos, sem que essa participação gere represálias ou seja obrigatória.

Discriminação

Proibição de qualquer tipo de prática discriminatória, tanto durante a contratação quanto após a admissão do profissional na empresa e durante a sua jornada. Isso inclui questões de raça, gênero, orientação sexual, religião, opção política, deficiência física, deficiência intelectual, entre outras.

Práticas disciplinares

Tem por objetivo a garantia de dignidade e respeito, não tolerando nenhuma prática voltada para punições mentais ou físicas, abrangendo também abusos e ofensas verbais.

Horário de trabalho

Atendimento das legislações vigentes no que se refere ao cumprimento de jornada de trabalho, não excedendo o limite estabelecido — exceto em casos de horas extras devidamente acordadas e remuneradas — e a garantia de descanso semanal.

Remuneração

Pagamento de salários nos prazos firmados e com valores compatíveis com a função, acordos coletivos e legislações trabalhistas vigentes. Também é proibida a prática de descontos por razões disciplinares, com exceção dos previstos na lei em vigor. 

Sistema de gestão

Elaboração e implementação de uma política interna que objetive o comprometimento da empresa com uma gestão de pessoal eficiente, respeitosa e compatível com as regras legais referente a questões trabalhistas.

Qual a importância dessa norma?

Como dissemos logo na abertura deste artigo, essa norma internacional de responsabilidade social é importante tanto para as empresas se adequarem corretamente às boas práticas trabalhistas quanto para contratar fornecedores realmente qualificados.

No primeiro caso, a companhia consegue obter vantagens como:


  • entrega de melhores condições de trabalho e de bem-estar aos colaboradores;

  • aumento da produtividade, com resultado do fornecimento de um local de trabalho mais seguro e satisfatório;

  • melhora da imagem da marca para clientes internos, externos, parceiros de negócio e potenciais investidores.


No que se refere ao aprimoramento da gestão de fornecedores, firmar parceria com terceiros que tenham essa certificação é uma maneira de evitar, por exemplo, relacionar o seu negócio a empresas que promovam o trabalho escravo.

Vale lembrar que esse tipo de comportamento é crime, passível de penalidades legais, fora o impacto altamente negativo que a sua marca pode sofrer por ser conivente e contribuir com condições de trabalho inaceitáveis como essa.


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.


Como saber quais empresas têm essa certificação?

Uma das maneiras de saber se uma empresa tem ou não essa certificação de responsabilidade social é solicitando que apresente o certificado válido antes de efetivar a contratação.

Essa etapa pode ser incluída no processo de homologação. No entanto, é essencial ter em mente que a norma SA8000 é voluntária, o que significa que a sua obtenção é opcional. Dessa forma, não pode ser considerado um documento obrigatório.

Mas, como dissemos, ter essa certificação é um ponto bastante positivo para qualquer companhia, e pode ser um diferencial na hora de escolher fornecedores para a sua supply chain.

E no que se refere especificamente à análise de documentos para escolha de um provedor realmente qualificado, fazer isso manualmente demanda muito tempo, além de potencializar as chances de erros.

Por conta disso, o uso de sistemas próprios para esse fim é o mais adequado para conseguir mais eficiência, precisão e qualidade nesse processo.

O software de gestão de fornecedores da Linkana é uma solução completa, que inclui funcionalidades desde a homologação até o encerramento do contrato com terceiros. Grandes marcas como Nívea, Mitre, CBA, entre outras, resolveram seus principais problemas relacionados à cadeia de suprimentos com essa solução.

Gostaria de otimizar a gestão de fornecedores do seu negócio? Então preencha agora mesmo o formulário abaixo e confira como fazer isso!



Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market