Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Melhores livros de procurement: 11 títulos indispensáveis para compradores

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

December 7, 2022

December 7, 2022

December 7, 2022

Uma coisa é certa: os profissionais de compras devem se manter sempre atualizados. E uma das melhores formas de fazer isso é, justamente, através da leitura. Pensando nisso, nós trouxemos uma lista com os melhores livros de procurement do Brasil e do mundo.

Com eles, você vai poder descobrir, entre outras coisas, como influenciar pessoas, negociar produtos, realizar orçamentos e definir cronogramas. Otimizando assim as suas trativas.

Ou seja, nessa curadoria, você irá encontrar um compilado de livros que são indispensáveis para qualquer comprador — seja por falar especificamente dos processos de compras ou por trazer dicas que vão facilitar os caminhos da sua negociação. 

E então, vamos juntos?

Quais são os melhores livros de procurement e por que investir neles?

Bom, antes de mais nada é importante lembrar que ter um procurement eficiente é fundamental para que a sua empresa cresça e conquiste bons resultados.

Afinal, esse departamento tem um papel essencial e altamente estratégico no desdobramento de todas as atividades de um negócio, inclusive na lucratividade.

Isso porque, diferentemente do que apenas comprar, o procurement envolve um processo muito mais longo, que vai desde a pesquisa de mercado e escolha dos fornecedores até o transporte, a armazenagem, a separação e o fechamento de contratos.

Aliás, você sabia que apesar da tradução direta, as áreas de procurement e compras, na prática, não são a mesma coisa? Pois é, no nosso artigo Procurement x Compras, nós esclarecemos isso e te ajudamos a entender, de uma vez por todas, essa diferença.

Mas para que o setor de procurement tenha sucesso, ele precisa estar em constante evolução, se tornando cada vez mais organizado, ágil, disruptivo e estratégico. 

E é justamente aqui que entra a importância de estar sempre atualizado. 

Afinal, ao adquirir novos conhecimentos, você também passa a adotar novas ações.

Além disso, estar aberto para novos aprendizados, se manter sempre atualizado, saber o que está acontecendo no mercado e tentar se tornar um especialista em sua área de atuação são coisas imprescindíveis para se ter uma carreira de prestígio e sucesso. 

A relação entre a leitura e o crescimento profissional

Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, 44% dos brasileiros não leu sequer um único livro no último ano. Por isso, só o fato de você estar buscando pelos melhores livros de procurement do mercado, já te coloca na frente de muitos concorrentes.

Nessa mesma linha, o estudo Rich Habits revelou que 85% das pessoas que enriquecem lêem 2 ou mais livros por mês. Esse número se torna ainda mais relevante quando vemos que profissionais como Bill Gates e Mark Zuckerberg lêem mais de 24 livros por ano. 

Inclusive, o CEO da Meta criou um clube de livros com mais de 660 mil integrantes. 

Por fim, de acordo com Blueprint, 25 minutos de leitura por dia resultam em 1 livro por mês. Com essa rotina,  você poderia ler, facilmente, todos os livros de procurement presentes nessa lista já em 2023. Afinal, o segredo não é ler mais, mas sim ler sempre.

Nesse TED,  por exemplo, Pedro Pacífico te mostra como tornar a leitura um hábito diário:

https://www.youtube.com/watch?v=qystOOwpCBE&t=1s

Gostou?

Então confira a nossa seleção e comece hoje mesmo a sua evolução profissional:  

Os melhores livros de procurement do mundo

Quando falamos nos melhores livros de procurement do mundo, temos que ter em mente que essas obras abordam diferentes aspectos desse processo e não apenas o procurement propriamente dito. Afinal, a gestão de compras envolve muitas outras nuances, como por exemplo, saber como influenciar pessoas ou melhorar suas técnicas de persuasão.

1. Disruptive Procurement: Winning in a Digital World


Link na Amazon

Por que ler? 

Leitura obrigatória para qualquer comprador contemporâneo, esse livro traz uma nova perspectiva para criar valor e inovação, desafiando o status quo em toda a linha de produtos e serviços.  

Afinal, para gerar inovação é preciso encontrar prestígio nos produtos que a empresa oferece, da mesma forma que é necessário ver o valor que os fornecedores trazem para a empresa. 

Mas, para isso, as organizações precisam treinar seus times e adotar ferramentas digitais que ajudarão a tornar o processo de procurement muito mais enxuto e inteligente.



2. Trade wars, pandemics, and chaos: how digital procurement enables business success in a disordered world


Link na Amazon

Por que ler? 

O procurement, sem sombra de dúvidas, se tornou um parceiro estratégico de negócios. Afinal de contas, hoje, os compradores estão na linha de frente da inovação, da sustentabilidade e da responsabilidade social, fazendo mudanças ao direcionar onde, como e com que as empresas gastarão o seu dinheiro

Nestas páginas, por exemplo, a Dra. Elouise Epstein apresenta um panorama completo do procurement em um tempo de profundas mudanças sociais. Fazendo com que as empresas não apenas estejam preparadas para atuar em cenários caóticos, mas também saibam como prosperar diante dessa disrupção.



+ Futuro do procurement: o que se espera do ramo e dos profissionais de compras


3. Compras: Princípios e Administração


Link na Amazon

Por que ler? 

Simplesmente porque esse é um clássico da área.  Com atualizações constantes desde a sua primeira edição, Compras: princípio e administração, se tornou um título obrigatório para qualquer comprador. 

Isso porque ele está repleto de dicas que vão te ajudar a potencializar a sua função e entender todos os nuances que envolvem a gestão de compras. Além disso, o  livro traz o “B A BA” definitivo do processo de compras, indo dos primeiros passos até os conceitos mais específicos. Por isso, se você sabe por onde começar, comece por ele!



4. Como fazer amigos e influenciar pessoas


Link na Amazon

Por que ler? 

Esse livro é mundialmente conhecido e já se tornou um clássico tanto para o comprador iniciante quanto para aqueles negociadores mais experientes. 

Isso porque o livro oferece a você uma compreensão básica de como interagir com as pessoas e, ao mesmo tempo, influenciar suas decisões. E é exatamente por isso que ele ocupa um lugar de destaque na nossa lista de melhores livros de procurement do Brasil e do mundo. Afinal, conseguir persuadir e convencer outras pessoas é algo que todo negociador precisa saber.



5. Supplier Evaluation & Performance Excellence: A Guide to Meaningful  Metrics and Successful Results


Link na Amazon

Por que ler? 

Esse livro se baseia em um princípio muito interessante que mostra que comprar um produto não é apenas fazer a sua aquisição, mas também garantir que o seu  fornecedor não o decepcione. 

Nesse sentido, ele mostra como fazer uma boa avaliação a fim de otimizar o desempenho de cada parceiro de negócios, criando um programa de gerenciamento de fornecedores que leva em consideração uma série de métricas, regras e diretrizes específicas. Trata-se, portanto, de um título para se ter na cabeceira.

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Os melhores livros de procurement do Brasil

6. Negocie bem: aprenda as técnicas dos compradores de alto desempenho


Link na Amazon

Por que ler? 

O livro é voltado para os profissionais da área de compras e mostra, de maneira prática e explicativa, como diversas técnicas e ferramentas podem ser aplicadas durante um processo de negociação

Com esse livro, qualquer comprador pode entender como é possível comprar o que traz mais qualidade, lucratividade e produção. Para isso, a publicação mostra como esses profissionais devem lidar com planilhas de custos, fornecedores (exclusivos e únicos), decisões estratégicas, clientes internos e muito mais. 

7. Manual do comprador: conceitos, técnicas e práticas indispensáveis


Link na Amazon

Por que ler? 

Esse livro se tornou, com o passar do tempo, um dos melhores livros de procurement do Brasil e não foi à toa. Lançado na década de 90,  ele conta com uma abordagem segura e bem fundamentada sobre os principais aspectos do processo de compras. 

Além disso, ele mostra como os negociadores precisam ter, pelo menos, uma visão básica de todas as atividades que a empresa pratica. Ou seja, o comprador não pode se preocupar apenas em adquirir insumos. Ele precisa também avaliar o impacto que as suas escolhas terão dentro de toda a cadeia operacional da empresa. 

8. Compras estratégicas: Construa parcerias com fornecedores e gere       valor para seus negócios


Link na Amazon

Por que ler? 

Como a área de compras tem se tornado cada vez mais estratégica, o livro trata sobre os principais conceitos que influenciam esse processo.

Em resumo, esse é um daqueles livros dinâmicos e práticos que podem auxiliar qualquer profissional que esteja se iniciando na função e que queira conhecer mais a fundo a base teórica e prática dos processos de negociações, relacionamento com fornecedores e criação de estratégias.

9. Como convencer alguém em 90 minutos


Link na Amazon

Por que ler? 

Como falamos anteriormente, nem só de técnicas e práticas vive a área de procurement. Nesse sentido, entender como o comportamento, as palavras, os gestos e até o tom de voz podem influenciar uma negociação é extremamente importante. 

Nesse sentido, o principal objetivo deste livro é mostrar como criar conexões rápidas, práticas e produtivas nas relações de negociações e parcerias

Para isso, o autor tenta mostrar como criar uma boa primeira impressão, fazendo com que as outras pessoas presentes na negociação possam enxergar em você mais confiança e credibilidade.

E então, gostou da nossa seleção? Temos certeza que ela te ajudará a ser um profissional ainda melhor e fazer compras e parcerias cada vez mais vantajosas para sua empresa.

10. Strategic Sourcing. Manual de Aplicação da Metodologia de Compras Estratégicas


Link na Amazon

Por que ler? 

Você já sabe como identificar, negociar, contratar e capturar reduções de custos? Tem mapeado, medido e priorizado as suas oportunidades? Sabe qual metodologia utilizar para alcançar os seus objetivos? Já aprendeu como obter o máximo de resultado no menor tempo possível? E o mais importante: sabe como capturar e sustentar estes resultados ao longo do tempo? Ainda não?

Então não se preocupe, afinal, essas e outras tantas perguntas serão respondidas nesse livro obrigatório para qualquer comprador.

11. O Pior Comprador do Mundo


Link na Amazon

Por que ler? 

Na obra o Pior Comprador do Mundo, o autor compartilha suas próprias experiências na área de compras de forma leve, prática e divertida, destacando os aprendizados e conceitos fundamentais recomendados aos profissionais que lidam com a rotina da área de Suprimentos.

Sendo, portanto, uma ótima pedida para quem está começando.



Saiba mais sobre a Linkana

E então, gostou da nossa seleção? Temos certeza que ela te ajudará a ser um profissional ainda melhor e fazer compras e parcerias cada vez mais vantajosas para sua empresa.

Mas agora que você já conhece os melhores livros de procurement do Brasil e do mundo que tal conhecer também um software de gestão de fornecedores? 

Na Linkana, por exemplo, existe uma base de dados de perfis compartilhados que permitem que compradores analisem fornecedores ativos e novos com apenas alguns cliques. 

Nossa solução ainda oferece funcionalidades como:

Quer levar o software de gestão de fornecedores da Linkana para a sua empresa? 

Então preencha agora mesmo o formulário abaixo!


Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market