Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Master Data Management (MDM): como se aplica à gestão de fornecedores?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

June 13, 2023

June 13, 2023

June 13, 2023

Master Data Management (MDM) — ou Gestão de Dados Mestres, em português — são conjuntos de processos utilizados para identificar as informações mais relevantes a serem utilizadas na estratégia de uso de dados de uma empresa.

Explicando de outro modo, consiste no uso de softwares que facilitam o gerenciamento dos chamados dados mestre, que são todos os identificadores de um negócio, e que têm como principal característica não mudarem, ou mudarem pouco, com o passar do tempo.

Por serem dados de referência, os dados mestres são fundamentais para tomadas de decisão. Entretanto, para terem essa aplicabilidade, precisam ser centralizados, organizados, categorizados, sincronizados e enriquecidos antes de serem utilizados.

É neste momento que entra a Gestão de Dados Mestre, processo que realiza todas as etapas que acabamos de mencionar, gerando benefícios como redução no tempo de análise dos dados e aumento da produtividade dos times.

Trazendo esse conceito para a gestão de fornecedores, o Master Data Management (MDM) ajuda em diversos pontos, sendo um dos que se destaca a mitigação dos riscos característicos dessa contratação.

Como isso é possível? Siga a leitura deste artigo e confira agora essas e outras informações sobre esse tema!

O que é Master Data Management (MDM)? 

Master Data Management (MDM) pode ser definido como o uso de diferentes processos para extrair e identificar os dados mais relevantes que gestores e tomadores de decisão podem usar em favor da empresa.

A Gestão de Dados Mestre, como é chamada em português, tem como principal objetivo tratar dos dados mestre, que são aqueles que identificam uma companhia, a exemplo de informações relacionadas à localização, descrição dos produtos e/ou serviços fornecidos, e outras similares.

Os dados mestre costumam ser divididos por categoria, tais como:

  • dados humanos: dados que se transformam em informações relativas à interação humana de uma companhia, como número de funcionários e de clientes atendidos;

  • dados de essência (core): se referem à natureza da empresa, ou seja, ao que ela fornece, quais produtos e/ou serviços comercializa, e outros relacionados;

  • dados organizacionais: dizem respeito à estrutura da organização, tais como ativos, gestão de contas, entre outros;

  • dados geográficos: apontam informações relativas à localização do negócio, por exemplo, cidades e estados que atende, locais onde estão sua sede e filiais.

Como funciona a MDM na prática?

Como você deve estar imaginando, o volume de informações geradas a partir dos dados mestre é bastante significativo. Lidar com todos de uma única vez demanda tempo, e se não houver um gerenciamento adequado, pode fazer com que bases e referências importantes se percam.

Justamente para evitar isso, e facilitar o gerenciamento e utilização das informações extraídas, é que existe o Master Data Management, processo aplicado sobre os dados mestre para:

  • gerenciar;

  • centralizar;

  • organizar;

  • categorizar;

  • localizar;

  • sincronizar;

  • enriquecer.

Aqui, vale destacar que tudo isso acontece conforme as regras e estratégias da empresa, a fim de contribuir para tomadas de decisão baseadas em dados.

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Quais as vantagens do MDM?

O MDM gera diversas vantagens para a empresa. Entre as que mais se destaca estão:

  • melhora a governança de dados: por extrair e entregar dados e informações legíveis, confiáveis, relevantes e devidamente organizados;

  • aumenta a produtividade: visto que reduz o tempo necessário para identificar quais dados usar entre tantos dados mestre pertinentes à gestão da empresa;

  • ajuda a elevar o nível de satisfação do cliente: pois os dados e informações gerados são usados de forma mais ampla, contribuindo para a definição de estratégias mais pontuais e favoráveis para o negócio e seus consumidores;

  • contribui para aumentar a receita: decorrente da vantagem anterior e do aprimoramento dos processos, que foram ajustados por meio de decisões tomadas com base em dados, ou seja, mais precisas;

  • aprimora a compliance: visto que ajuda a verificar se os agentes relacionados às operações da companhia, a exemplo dos fornecedores, estão em conformidade com leis, normas e cumprindo obrigações legais; 

  • otimiza a gestão de fornecedores: pelo fato de deixar mais claro quais dados mestre dessas empresas estão disponíveis para utilização, acesso mais rápido a quais produtos/serviços fornecem, entre outras informações relacionadas.

Qual a relação entre MDM e gestão de riscos de fornecedores?

Por falar em fornecedores, é importante você saber que há uma relação bastante clara e direta entre MDM e gestão de risco desses agentes.

Essa ligação parte do princípio de que a Gestão de Dados Mestre aumenta a transparência dos dados, elimina os que estão incorretos, desatualizados ou duplicados. Ou seja, promove a higienização e ajuda no enriquecimento de dados, entre outras aplicações.

Aplicado ao processo de Know Your Customer (KYC) — conheça seu cliente, em português — ajuda a garantir que as informações base apresentadas pelas empresas fornecedoras são verdadeiras e confiáveis.

Com isso, é possível mitigar diversos riscos, por exemplo:

  • lidar com um fornecedor que está problemas no CNPJ (inativo, suspenso, entre outros);

  • que não tem mão de obra suficiente para atender o volume de fornecimento contratada;

  • que está localizado em região que compromete a logística de entrega e, consequentemente, pode afetar o fluxo de abastecimento do seu negócio.

Qual ferramenta usar para melhorar a gestão de dados de fornecedores?

Agora que ficou claro o que é MDM, as vantagens, e como se aplica na gestão de riscos de fornecedores, resta apenas saber qual ferramenta usar para esse processo, concorda?

A solução da Linkana é ideal para esse gerenciamento, pois nosso sistema conta com tecnologias como Machine Learning, Inteligência Artificial e Big Data que automatizam esse processo, deixando-o muito mais rápido, dinâmico e eficaz.

Uma das grandes vantagens do software da Linkana é que ele oferece funcionalidades que vão de ponta a ponta na gestão de fornecedores, que são:

Extra! Entenda mais sobre perfis certificados de fornecedores neste vídeo exclusivo de Leo Cavalcanti, CEO e cofundador da Linkana!

https://www.youtube.com/watch?v=JzgyPBzCH6E

O que mais a Linkana oferece para sua empresa?

A Linkana é a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques. 

Com isso, aceleramos radicalmente processos de onboarding, de análise e de monitoramento de fornecedores — graças aos dados dos fornecedores já preenchidos por eles ou por outra empresa —, permitindo o uso de dados e insights compartilhados entre as maiores corporações do nosso país.

Os diferenciais que você só encontra na nossa solução são:

  • PERFIL UNIVERSAL DO FORNECEDOR → Com os perfis de fornecedores compartilhados da Linkana, dados e documentos de fornecedores são reaproveitados em rede, compartilhando informações atualizadas entre múltiplos compradores e acelerando processos de forma automatizada e sem burocracia.

  • MELHORES INSIGHTS → Nossos scores, ratings e certificações proprietários são construídos e compartilhados com a inteligência das maiores corporações do Brasil, garantindo aderência às melhores práticas e exigências de mercado.

  • PLUG N' PLAY →  Conecte seu sistema legado, ERP ou e-procurement com nossa fundação de dados de fornecedores, tornando-a sua fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada em questão de minutos.

Quer ter tudo isso na sua empresa? Então preencha agora mesmo o formulário abaixo e agende uma demonstração.

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market