Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Linkana ou planilha de Excel: por que softwares são sempre melhores?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

September 8, 2022

September 8, 2022

September 8, 2022

Em uma comparação rápida entre Linkana ou planilha de Excel como ferramentas para realizar o gerenciamento de fornecedores, já dá para imaginar que contar com um software desenvolvido especialmente para isso traz muito mais praticidade, otimização e precisão aos processos, concorda?

No entanto, dependendo do porte da empresa, é comum que os gestores iniciem essa atividade com os recursos que têm disponíveis e, nesse caso, o Excel tende a ser o mais acessível e comum para essa função.

Porém, é preciso pensar em outros fatores na hora de escolher um recurso para a fazer o gerenciamento de terceiros de um negócio, por exemplo, a escalabilidade dessa área.

Por mais que planilhas feitas nesse programa de computador possam ser bastante completas, e até mesmo gerar relatórios, conforme a empresa cresce a tendência é que ela não atenda mais a nova demanda do negócio, dificultando o trabalho dos profissionais da área de compras e procurement.

Se considerarmos que a gestão de fornecedores deve ser tratada como um dos pilares estratégicos de crescimento de uma companhia, o cuidado com esse gerenciamento se torna mais relevante. 

O motivo é que identificar e firmar parcerias com terceiros qualificados é essencial para garantir que o fluxo de trabalho e/ou de produção da empresa não seja interrompido. 

Quando falhas desse tipo acontecem, o cliente final é o mais atingido, o que reflete diretamente no relacionamento que tem com a marca e, por consequência, no faturamento da companhia.

Diante de tudo o que foi explanado, é possível compreender por que usar um software de gestão de fornecedores para sua empresa, certo? 

Porém, a dúvida agora é qual o melhor para gerenciar os provedores do seu negócio: Linkana ou planilha Excel?

Continue a leitura e descubra a resposta! 

Linkana ou planilha de Excel: como escolher?

Uma das melhores maneiras de decidir entre usar Linkana ou planilha de Excel para fazer a gestão de terceiros da sua empresa é conhecendo os pontos positivos e negativos dessas ferramentas.

Esse paralelo ajuda a ter uma visão mais ampla dos prós e dos contras de ambos os recursos, e a relacionar essa percepção às necessidades do seu negócio.

Linkana

A Linkana é o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede. As funcionalidades desse sistema tornam a homologação de terceiros muito mais dinâmica, prática e eficiente, indo de ponta a ponta desse processo.

Para se ter uma ideia dos resultados que podem ser obtidos com essa plataforma, entre as histórias de sucesso da Linkana está a CBA, Companhia Brasileira de Alumínio, pertencente ao grupo Votorantim.

A companhia em questão reduziu de 30 para 6 dias o tempo gasto para homologação de fornecedores depois que passou a usar esse software.

Outra grande empresa que segue essa linha é a Nivea, marca pertencente ao grupo Alemão Beiersdorf, que diminuiu em 65% esse mesmo tempo.

Vale destacar que, em uma visão geral, as companhias que usam a Linkana como solução para gerenciamento de terceiros, reduzem em até 90% o tempo gasto com cadastro e homologação.



Vantagens da Linkana

Mas além da questão do tempo, existem várias outras vantagens que podem ser obtidas ao usar essa plataforma de gestão de provedores. Na lista de benefícios que mais se destacam estão:

  • centralização de todo o processo em um mesmo lugar;

  • armazenamento de dados em nuvem;

  • solução no formato SaaS (Software as a Service), que dispensa instalação em equipamentos;

  • redução da burocracia;

  • redução dos custos operacionais;

  • mitigação de riscos;

  • aumento da eficiência e produtividade dos times;

  • geração de dados que ajudem nas tomadas de decisão.


Entenda mais sobre esse último tópico lendo este artigo: "Como usar a tomada de decisão baseada em dados na sua empresa e ter resultados satisfatórios?"

Funcionalidades da Linkana

Todas essas vantagens são decorrentes das funcionalidades oferecidas pelo sistema da Linkana, as quais englobam: 

  • portal de fornecedores: aceite e definição de políticas de risco, preenchimento de formulários diretamente na plataforma;

  • alertas e monitoramento: acompanhamento em tempo real de alterações das informações de cadastro dos fornecedores;

  • avaliação de desempenho: análise da performance dos terceiros, como forma de verificação se o acordado está sendo cumprido;

  • verificações automáticas: consulta a bases públicas, com a possibilidade de cruzar informações e dados com fontes internas e externas;

  • análise de fornecedores ativos: identificação de fornecedores diversos e inclusivos, grupos minoritários e empresas economicamente desfavorecidas. 


Planilha de Excel

O Excel é um editor de planilhas criado pela Microsoft. Essa ferramenta viabiliza a criação de tabelas, controles, gráficos, e diversos outros tipos de arquivos que envolvam especialmente questões numéricas.

Por meio de uma planilha de Excel é possível organizar dados por ordem crescente ou decrescente, fazer os mais diversos cálculos de forma automática, utilizar fórmulas matemáticas diversas, entre diversas outras funcionalidades.

Por mais que seja um recurso ainda bastante utilizado por diversas empresas, não há registros de cases de sucesso para comprovarmos a eficácia desse editor, ao contrário do que acontece com o sistema da Linkana, por exemplo.

Vantagens da planilha de Excel

Uma das vantagens da planilha de Excel é que dá para utilizar a versão gratuita do editor diretamente pela web. Os tipos de planilhas que podem ser criados são praticamente ilimitados, o que permite seu uso em diferentes atividades e controles.

Somado a esses pontos, outro benefício é a possibilidade de criar planilhas personalizadas, de acordo com a necessidade da área que a utilizará.

No entanto, é preciso ter em mente que, para extrair o máximo dessa solução, é preciso entender bem as suas funções e saber desenvolver a planilha desde o início, já que não se trata de um sistema pronto que pode, simplesmente, ser parametrizado.

Funcionalidades da planilha de Excel

Entre as funcionalidades que você pode encontrar nesse editor estão:

  • operações lógicas;

  • pesquisas e referências;

  • estruturação de banco de dados;

  • fator condicional de cálculos;

  • inclusão de data e hora;

  • fórmulas financeiras;

  • funções estatísticas;

  • diferentes fórmulas matemáticas;

  • função contagem;

  • conversão de fórmulas.


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Qual a diferença da análise de dados entre Linkana e planilha de Excel?

Tomadas de decisão baseadas em dados são fundamentais para a obtenção de bons resultados em uma empresa, concorda? As resoluções que têm esse embasamento se tornam muito mais precisas do que aquelas embasadas em achismos e suposições, visto que trabalham com algo realmente concreto.

Agora, imagine precisar analisar um alto volume de dados em uma planilha de Excel. Além de demorado e pouco funcional, esse recurso pode ser extremamente lento e ainda aumentar as chances de erros. Afinal, basta que uma célula seja modificada, ainda que sem querer, para que todo o resultado fique comprometido.

Por outro lado, fazer isso com a solução da Linkana é simples, rápido, prático e muito eficiente. Como se trata de um sistema próprio para a gestão de fornecedores, todas as funcionalidades acontecem automaticamente, em poucos segundos, com apenas alguns cliques.

Enriquecimento de dados e higienização também são processos muito mais fáceis de fazer em um sistema como o da Linkana, do que em uma planilha feita no Excel.

Linkana ou planilha de Excel: qual utilizar?

Após todas essas informações, deve ter ficado bem mais fácil decidir entre Linkana ou planilha de Excel, não é mesmo?

Apenas para relembrar, enquanto o Excel requer vasto conhecimento para ser utilizado de forma ampla, e de não ser uma solução específica para compras procurement, a Linkana é um sistema completo, intuitivo, de fácil manuseio, e criado pontualmente para essa área. 

A Linkana é o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede, que otimiza o sourcing, onboarding e análise de spend com uma base de dados unificada de perfis de fornecedores certificados para cadastro, risco, qualidade e diversidade.

Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo.

Quer saber como ter essa solução aí, na sua empresa? Basta preencher o formulário abaixo agora mesmo.


Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market