Resources

Compliance

Compliance

Compliance

KYP (Know Your Partner): como conhecer parceiros de negócio?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

December 1, 2023

December 1, 2023

December 1, 2023

KYP (Know Your Partner) é um processo de compliance que tem por objetivo levantar as informações necessárias sobre a idoneidade de pessoas físicas e jurídicas, a fim de fechar parcerias comerciais mais seguras e com menos riscos para a sua empresa.

Em português, essa sigla significa "conheça seu parceiro", e esse procedimento ajuda a verificar se os potenciais parceiros de negócio que pretende contratar têm perfis e posturas de comprometimento com leis, normas e práticas lícitas.

Como você deve estar imaginando, não tem como falar de parcerias sem pensar em fornecedores, não é mesmo? 

Para formar uma cadeia de suprimentos sólida e confiável, é essencial que essas empresas sejam idôneas, que atendam às legislações vigentes, e que se alinhem aos valores da sua companhia, a exemplo dos princípios ESG.

Quando os fornecedores não trabalham dessa forma, os riscos para sua empresa são bem maiores. 

No caso, estamos falando das ameaças financeiras, jurídicas, reputacionais, de desabastecimento, entre diversas outras com as quais você pode ter que lidar se não se preocupar com a credibilidade desses parceiros.

O conceito KYP (Know Your Partner) surge justamente para ajudar você a proteger o seu negócio, garantindo a contratação apenas de fornecedores que atendam protocolos de segurança, compliance e transparência em suas atividades.

Está se perguntando como fazer isso, na prática? Então, siga a leitura deste artigo e confira como conhecer seu parceiro de negócio agora mesmo!

O que é KYP (Know Your Partner)?

KYP (Know Your Partner) — em português, conheça seu parceiro — pode ser definido como uma prática que inclui diversas ações e iniciativas que resultam na obtenção de informações e históricos dos potenciais parceiros de negócio que pretende trazer para sua empresa. 

O principal objetivo dessa prática é avaliar o risco que esse possível relacionamento comercial pode trazer para o seu negócio. Somado a isso, também permite verificar se são necessários cuidados e cláusulas extras na celebração de contratos, de acordo com as características do parceiro que foram identificadas.

Idealmente, o processo de KYP (Know Your Partner) deve fazer parte de todas as fases dessa parceria. Isto é, não se trata de uma prática a ser adotada apenas antes da contratação.

Ao longo de um relacionamento empresarial, é fundamental continuar acompanhando o parceiro e verificando seus comportamentos e condutas. Afinal, por mais que a contratação pareça idônea no começo, nada impede que, com o passar do tempo, a pessoa física ou jurídica contratada deixe de cumprir alguma lei, por exemplo.

Quando isso acontece, seu negócio fica exposto a diversos riscos, ainda que indiretamente. Por motivos como esses é que a pesquisa de KYP deve ser uma constante nos processos de compliance e due diligence da sua companhia.

Dica de leitura: "O que é uma Pessoa Politicamente Exposta? Entenda conceito e riscos"

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.


Qual a finalidade das políticas KYP, KYS e KYC?

Além do KYP (Know Your Partner), há outras siglas nesse contexto que você precisa conhecer, que são KYS e KYC.

KYS significa Know Your Supplier, que na tradução para o nosso idioma quer dizer “conheça seu fornecedor”

Essa prática tem ainda mais relação com a estruturação de uma cadeia de suprimentos segura, visto que seu objetivo é verificar a idoneidade, o comprometimento legal e a transparência de empresas fornecedoras.

KYC é a abreviação do termo em inglês Know Your Client, que em português significa “conheça seu cliente”

Consiste em uma prática voltada para companhias que têm envolvimento direto com a parte financeira dos clientes, a exemplo de bancos, fintechs, instituições de pagamento e outros tipos de serviços financeiros

As três políticas (KYP, KYS e KYC) têm por finalidade garantir a compliance de quem contrata esses parceiros

Ao adotá-las, é possível elevar o nível de proteção do negócio nos âmbitos jurídicos, financeiros, reputacionais, prevenir fraudes e golpes, entre outras situações que tendem a afetar a imagem, a lucratividade e o crescimento da companhia.

Como o KYP ajuda as empresas?

O Know Your Partner ajuda as empresas em diversos aspectos. Por exemplo, é possível usar o KYP em combate a fraudes e golpes financeiros. Somado a isso, essa prática é importante, pois contribui para:

  • confirmar se o parceiro realmente trabalha em conformidade com leis e normas gerais a todas as companhias, e também às específicas do ramo de atuação;

  • analisar antecedentes e histórico operacional e de relacionamento, bem como suas referências de mercado;

  • realizar uma análise de crédito e verificar a situação financeira do parceiro, incluindo a possibilidade de recuperação judicial e até mesmo de falência;

  • certificar se o potencial contratado não está envolvido em práticas e atividades ilícitas, tais como sonegação fiscal, lavagem de dinheiro, uso de mão de obra escrava e trabalho infantil;

  • confirmar se a cultura e modo de atuação do parceiro se alinha aos valores e princípios do negócio;

  • evitar descumprimento de cláusulas contratuais e risco de desabastecimento.

Como conhecer seu parceiro de fornecimento?

Assim como comentamos logo na abertura deste artigo, não tem como falar sobre conhecer o parceiro de negócio sem pensar na gestão de fornecedores, concorda?

Partindo desse ponto de vista, a melhor forma de levantar todas as informações necessárias para confirmar a idoneidade de empresas que pretende trazer, ou que já estão na sua cadeia de suprimentos, é contando com a ajuda de um software específico para esse tipo de gerenciamento.

O sistema da Linkana ajuda você e seu time de compras e procurement a analisar e homologar fornecedores em poucos segundos, e não mais em semanas.

Utilizando nossos Perfis Universais de Fornecedores e o Linkana Supplier Rating com informações padronizadas de cadastro, risco, ESG e D&I, você toma decisões de fornecimento da mesma forma que fazem as maiores corporações do Brasil!

Confira este vídeo com Leo Cavalcanti, CEO e cofundador da Linkana, como nosso sistema de gestão de fornecedores em rede funciona.

Conheça a Linkana!

A Linkana é a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil! Nossa base de dados de Perfis Universais de Fornecedores acelera radicalmente processos de onboarding, de análise e de atualizações de fornecedores — graças aos dados dos fornecedores já preenchidos por eles ou por outras empresas.

Isso permite o uso de dados e insights compartilhados entre as maiores corporações do nosso país.

Quer entender, na prática, como nossa solução funciona? Então preencha agora mesmo o formulário abaixo.

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market