Resources

Gestão de Dados

Gestão de Dados

Gestão de Dados

Inteligência Artificial na coleta de dados de fornecedores: por quais motivos utilizar?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

June 29, 2022

June 29, 2022

June 29, 2022

O uso da Inteligência Artificial na coleta de dados de fornecedores é um importante artifício para conseguir de forma rápida e otimizada informações precisas e relevantes desses potenciais parceiros de negócio.

Essa tecnologia também permite que esses dados se mantenham limpos, organizados e atualizados, visto que um dos recursos que pode ser usado nesse processo é Machine Learning, uma das vertentes da Inteligência Artificial que "aprende" tarefas humanas que as realiza automaticamente — mas outras soluções também estão envolvidas e podem ser utilizadas para esse fim.

Trazendo essa solução como meio para aprimorar a gestão de fornecedores é possível, por exemplo, identificar de maneira automática sites de fornecedores com potencial para atender a sua empresa. 

E qual a vantagem? Aplicações de IA como essa aumentam a produtividade dos profissionais de procurement e tornam a busca por bons provedores muito mais ágil e eficaz, contribuindo para melhorar todo o fluxo operacional do negócio.

Mas essa é apenas uma das razões pelas quais utilizar Inteligência Artificial na coleta de dados é importante para uma companhia. Continue a leitura deste artigo e confira como usar a IA para essa tarefa e em quais pontos ela pode beneficiar a sua empresa.

Quais podem ser as aplicações da Inteligência Artificial na coleta de dados de fornecedores?

De acordo com a "Pesquisa do Diretor de Compras Global 2021" da Deloitte, a indicação para os Chief Procurement Officers, CPOs, é investir em tecnologia de última geração para aprimoramento desse setor. Segundo o levantamento, soluções digitais avançadas têm o poder de impactar diretamente o sucesso de uma companhia. 

Como sugestão de quais tecnologias investir, o estudo aponta que empresas de alto desempenho são 18 vezes mais propensas a utilizarem recursos de Inteligência Artificial

Uma das razões é que a IA e soluções digitais relacionadas a ela agregam mais valor em análises e diagnósticos, contribuindo para que os profissionais de procurement tenham uma visão mais ampla e precisa dos dados dos fornecedores, gerando mais agilidade e sincronia nos processos que envolvem suas redes de fornecimento.

Considerando essa percepção, é possível dizer que a Inteligência Artificial na coleta de dados de fornecedores pode ser utilizada em diversas atividades, como:

  • realização de pesquisas digitais em linguagem natural (semelhante à humana);

  • criação de filtros para facilitar a localização de informações úteis para a escolha dos fornecedores;

  • higienização automática de dados, eliminando informações duplicadas, incorretas, ilegíveis e mais;

  • preenchimento automático de cadastros, dispensando a necessidade de interação humana;

  • análise de endereços para separação de potenciais fornecedores considerando suas localizações geográficas.


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Tipos de tecnologias que fazem parte da Inteligência Artificial

Ainda nesse cenário, é interessante que você conheça também quais são as tecnologias que fazem parte do universo da Inteligência Artificial. Esse tipo de informação pode deixar mais claro quais podem ser as aplicações da IA em uma gestão de dados de fornecedores.

Dito isso, as tecnologias que fazem parte desse contexto são:

  • Machine Learning: ou aprendizado de máquina, são soluções que fazem computadores aprender algo tendo como base análise de dados e padrões de comportamento;

  • Deep Learning: ou aprendizado profundo, pode ser considerado uma evolução do Machine Learning, visto que treina computadores para realizar tarefas antes feitas apenas por humanos;

  • Processamento de Linguagem Natural: PLN, tecnologia que permite computadores se comunicarem com pessoas utilizando linguagem humana.


Aproveite e confira:  "Como a inteligência artificial em supply chain ajuda a aprimorar a cadeia de suprimentos?"

Por que utilizar IA na coleta de dados de fornecedores?

Os motivos para utilizar Inteligência Artificial na coleta de dados de fornecedores são os mais diversos, e todos ajudam a melhorar essa tarefa. Somente com esses exemplos de aplicações que acabamos de citar, já é possível ter uma boa ideia quanto às vantagens, concorda?

Mas para deixar esses benefícios mais claros, listaremos agora os mais relevantes quanto ao uso da IA em processos de procurement, especificamente no que se refere à gestão de dados. São eles:

  • captação automatizada de informações, aumentando a abrangência e o volume de dados coletados;

  • correção mais rápida e precisa de informações incorretas;

  • preenchimento automático de perfis, reduzindo a necessidade de mão de obra humana e possíveis falhas características de processos manuais;

  • redução do tempo gasto para formação de cadastros;

  • aumento da produtividade dos times;

  • crescimento da eficiência do fluxo de supply chain;

  • mitigação de riscos, visto que as informações são processadas e validadas automaticamente;

  • aumento do potencial competitivo, considerando que os gestores poderão tomar decisões baseados em dados


Dica! Baixe agora mesmo este e-book exclusivo: "Guia completo — Como fazer uma gestão de fornecedores inteligente e guiada a dados na sua empresa"

Como usar a Inteligência Artificial na coleta de dados de fornecedores?

Para usar a IA para coleta de dados de fornecedores é preciso contar com um sistema voltado para essa área que utiliza essa tecnologia, como é o caso do software de gestão de fornecedores da Linkana.

Entre as funcionalidades dessa ferramenta estão a análise de dados públicos e risco, e a gestão de base ativa.

Na análise de dados públicos e risco é possível:

  • automatizar a coleta de dados dos fornecedores;

  • monitora as informações cadastrais, risco e compliance;

  • validar pendências presentes nos cadastros.

Já na gestão de base ativa, as equipes de procurement podem:

  • realizar a atualização automática de dados públicos;

  • controlar documentos por vencimento;

  • parametrizar alertas de pendências.


Mas o software da Linkana não se limita a essas funcionalidades. Na verdade, trata-se de uma solução voltada para gestão de fornecedores de ponta a ponta, com recursos que vão desde a homologação até a finalização do contrato com esse parceiro de negócio, tais como:

  • avaliação de performance de fornecedores;

  • análise de riscos.


Devido a recursos como esses que grandes empresas como CBA, Nivea, Mitre, entre diversas outras, escolheram a solução da Linkana para resolver seus problemas de procurement e torná-lo mais estratégico.

Gostaria de otimizar a gestão de fornecedores, centralizar todas as informações em um único lugar, ter dados em tempo real e tudo isso em uma plataforma SaaS 100% em nuvem, sustentável e totalmente segura? Então preencha agora mesmo o formulário abaixo e confira como!

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market