Resources

Gestão de Dados

Gestão de Dados

Gestão de Dados

Higienização de base de dados de fornecedores: como e por que fazer?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

June 28, 2022

June 28, 2022

June 28, 2022

A higienização de base de dados de fornecedores é um processo que objetiva "limpar" as informações contidas no cadastro de uma empresa. A ideia é verificar, por exemplo, se há dados repetidos, faltantes, incompletos ou desatualizados.

Ao fazer uma limpeza da base de dados, fica muito mais fácil padronizar essas informações e gerenciá-las de maneira mais assertiva e, com isso, ter acesso a dados realmente confiáveis para serem utilizados no dia a dia.

Mas qual é a importância dessa atividade? Bem, podemos começar relembrando que uma tomada de decisão baseada em dados gera muito mais segurança para os gestores, bem como contribui para a obtenção de resultados melhores e mais significativos para o negócio.

Porém, para alcançar esse objetivo, é essencial que as informações contidas no banco de dados de fornecedores da companhia sejam reais, seguros e compatíveis com o atual momento do possível provedor.

Quanto a isso, é preciso ter em mente também que informações empresariais podem mudar constantemente — e isso facilmente acontece. Um número de telefone novo, a troca do funcionário responsável pela parceira, mudança de endereço do fornecedor, ajuste do tipo de serviço prestado, entre outros pontos, quando não atualizados, podem deixar o time de procurement 'na mão' e afetar seriamente a dinâmica da empresa.

Por motivos como esses é que é tão importante fazer a higienização de base de dados de fornecedores periodicamente. Para saber como fazer isso e outros momentos que essa atividade pode impactar o seu negócio, basta continuar a leitura deste artigo!

Como fazer a higienização de base de dados de fornecedores?

Como dissemos, a higienização de base de dados de fornecedores consiste na verificação das informações contidas no sistema da empresa sobre esses provedores, a fim de identificar e resolver problemas como:

  • dados duplicados;

  • desatualizados;

  • desorganizados;

  • incompletos;

  • fora do padrão.


Pelo fato de sistemas desse tipo serem abastecidos com uma série de informações, muitas vindas de diferentes fontes, é comum que algumas venham inconclusivas ou que sejam inseridas de forma errada.

Ainda que esse problema seja comum, a pergunta que fica é: como higienizar a base de dados adequadamente? 

Obviamente, em empresas de grande porte fazer esse processo manualmente é algo praticamente impossível, visto que, geralmente, a quantidade de fornecedores cadastrados é bastante alta.

Dessa forma, a maneira mais indicada de fazer a limpeza da base de dados é utilizando a tecnologia. Por meio de soluções que contam com recursos como Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data, por exemplo, essa atividade se torna muito mais rápida, eficiente e precisa.

O software de gestão de fornecedores da Linkana conta com funcionalidades que ajudam na higienização de dados, tais como:

  • Análise de dados públicos e risco: permite automatizar a coleta de informações, validar pendências e a monitorar informações cadastrais;

  • Gestão de base ativa: atualiza automaticamente dados públicos, controla documentos vencidos e emite alertas de pendências.


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Como coletar dados atualizados dos fornecedores?

Mas para fazer a higienização de base de dados de fornecedores é preciso ter acesso às informações atualizadas, concorda? E de quais maneiras essa coleta pode ser feita?

Uma das alternativas é, a cada novo contrato firmado com o parceiro de negócio, aproveitar para verificar se algum dado foi modificado e, com base nisso, realizar a alteração no sistema utilizado.

É possível também enviar por meio eletrônico, com o e-mail, um formulário próprio para captação de informações. 

Outra forma de verificar se as informações de um fornecedor estão certas ou não é consultando seu CNPJ. Isso pode ser feito facilmente com a ferramenta  “Consulta CNPJ” da Linkana. Digitando o nome da empresa a ser consultada ou o número do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica você obtém informações como:

  • situação cadastral;

  • endereço;

  • CNAE;

  • data de abertura;

  • nome dos sócios;

  • porte do empreendimento, entre outras.


Dica! Aproveite que está aqui e baixe agora mesmo este e-book exclusivo “Como fazer uma gestão de fornecedores inteligente e guiada a dados na sua empresa

Por que higienizar a base de dados? Qual a importância?

Como dissemos logo no início deste artigo, a higienização da base de dados de fornecedores é essencial para dar mais segurança às tomadas de decisão referentes à contratação desses parceiros.

A ideia com essa atividade é garantir que o cadastro de fornecedores da empresa esteja sempre atualizado, de modo que isso facilite o dia a dia dos profissionais dessa área em diferentes momentos, a exemplo de quando é preciso contratar um novo provedor de forma emergencial.

Quando o sistema contém informações precisas, reais e completas, a identificação de qual fornecedor está apto para atender à necessidade que surgiu é feita em menos tempo. Com essa questão resolvida, as chances de o fluxo de trabalho da companhia sofrer um impacto negativo diminui e, consequentemente, sua cadeia de suprimentos não sofre as consequências.

Aqui, é vital destacar que problemas nessa dinâmica afetam não apenas os processos internos do negócio, mas também os resultados entregues aos clientes. Produtos e/ou serviços com perda de qualidade e entregas fora do prazo são alguns dos pontos que levam à insatisfação dos consumidores finais e tendem a influenciar seriamente o relacionamento entre eles e a marca.

Somado a tudo isso, vale destacarmos também que a higienização de base de dados de fornecedores, feita periodicamente, contribui para:

  • proteger a empresa de possíveis fraudes praticadas por terceiros;

  • atribuir mais veracidade às informações registradas no sistema de cadastro;

  • aprimorar a análise de riscos de fornecedores;

  • aumentar a produtividade do time de procurement;

  • reduzir custos operacionais e até possíveis perdas financeiras.

Como a Linkana pode ajudar nesse processo?

O software de gestão de fornecedores da Linkana conta com funcionalidades que automatizam a coleta de dados, realiza atualizações automáticas, monitora informações cadastrais, entre outras funções semelhantes, como já descrevemos.

Mas, além disso, essa solução também é voltada para:

  • homologação e avaliação de fornecedores;

  • análise de gastos;

  • mitigação de riscos e muito mais!


Tudo isso é feito de forma integrada e totalmente segura, garantindo uma gestão de fornecedores completa, dinâmica e precisa de ponta a ponta.

Faça como estes casos de sucesso Nubank, Mitre, Nivea, Cervejaria Ambev e Porto Seguro. Resolva todos os problemas de procurement do seu negócio com a solução da Linkana.

Preencha o formulário abaixo agora mesmo e confira como isso é possível! 

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market