Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de fornecedores em telecomunicações: como garantir a contratação de um bom serviço?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

October 17, 2022

October 17, 2022

October 17, 2022

O objetivo por trás de uma boa gestão de fornecedores em telecomunicações é garantir à empresa contratante o melhor serviço possível de telefonia fixa, internet, telefonia e dados móveis.

Dependendo do porte e do segmento, também podem ser contratadas soluções voltadas para comunicação sem fio, sistemas e produtos de processamento, obtenção de aparelhos de comunicação, soluções em nuvem de transmissão de dados, entre outras.

Aqui, vale lembrar que o sistema de telecomunicação em um negócio não visa apenas garantir o uso de canais de comunicação com o meio externo, ou para comunicação interna. Há diversas soluções relacionadas a esse segmento que podem fomentar o crescimento do negócio.

Por exemplo, a criação de uma área de atendimento ao cliente — tanto telefônico quanto por e-mail, chat ou outros meios — requer softwares, parte elétrica, cabeamentos e equipamentos próprios para esse fim, de modo que essa estrutura contribua para entrega de um suporte de excelência aos consumidores da marca. 

Ou seja, a gestão de fornecedores em telecomunicações pode atingir várias frentes e objetivos distintos. A questão é que, para chegar aos resultados esperados, alguns desafios precisam ser enfrentados.

Neste artigo, falaremos sobre três dos obstáculos mais significativos e como ferramentas próprias para esse tipo de gerenciamento podem contribuir para aprimorá-lo.

Os 3 principais desafios da gestão de fornecedores em telecomunicações

Todo setor econômico tem adversidades específicas para resolver quanto o assunto é gerenciamento de provedores de serviços e produtos. No que se refere à gestão de fornecedores em telecomunicações, os que mais se destacam são:

  • garantir a infraestrutura do sistema de telecom;

  • acompanhar inovações e tendências desse mercado;

  • analisar custo-benefício.

Garantir a infraestrutura do sistema de telecom

Uma das principais atribuições da gestão de fornecedores em telecomunicações é assegurar que o serviço contratado seja qualificado o suficiente para evitar interrupções.

Como as soluções oferecidas por empresas telecom, como também podem ser chamados esses provedores, têm como propósito implementar recursos para sinal de internet, telefone móvel e telefone fixo, a perda de sinal pode comprometer o fluxo de trabalho da empresa.

Por exemplo, hoje, praticamente todos os softwares empresariais dependem da internet para funcionar. Ou seja, o armazenamento de dados que antes eram feitos em servidores internos, ou nos próprios computadores, atualmente é feito na nuvem.

Considerando isso, é função da equipe de compras e procurement identificar fornecedores de qualidade, que tenham boa reputação no mercado, a fim de evitar que a companhia sofra com a interrupção de serviços de telecomunicação.



Acompanhar inovações e tendências desse mercado

De acordo com um estudo divulgado no site CNN Brasil, o qual foi feito pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em parceria com a consultoria de negócios Deloitte e com o governo brasileiro, a tecnologia 5G pode trazer R$ 590 bilhões em benefícios para o Brasil, por ano, até 2031.

Além de entregar aos usuários uma internet muito mais rápida, essa nova tecnologia tem a capacidade de automatizar e conectar diferentes equipamentos e aparelhos, por isso, é tão promissora.

Para as empresas, a tecnologia 5G ajuda a aumentar a produtividade e, por reflexo, os lucros do negócio.

Por razões como essa é que, na hora de fazer uma gestão de fornecedores em telecomunicação realmente eficaz, é fundamental considerar a tendência e a capacidade do provedor de entregar soluções modernas e atualizadas.

Analisar custo-benefício

Como dissemos, a oferta básica de uma empresa de telecomunicação consiste na entrega de serviços de internet, telefonia móvel e telefonia fixa para os clientes empresariais. No entanto, a atuação dessas companhias se expandiu ao longo dos anos. 

Agora, é possível encontrar também soluções para serviços de roaming, transmissão de dados via rede, sistema de armazenamento em nuvem, entre muitas outras.

Considerando esse novo cenário, cabe ao time de gestão de fornecedores em telecomunicações analisar quais serviços são realmente necessários para a empresa e o custo-benefício dessa contratação. 

Entretanto, vale lembrar que saving a qualquer custo pode comprometer o relacionamento com os fornecedores e a qualidade dos produtos e/ou serviços recebidos.


Comprador do passadoComprador do futuroPrioridadesSaving a qualquer custo, com redução da base de fornecedores.Saving combinado com resiliência, inovação e diversificação da base de fornecedores.SistemaQuer um um único sistema controlando tudo.Quer um hub central que se conecta com outros apps e sistemas facilmente.FornecedorESG não dá ROI.ESG, D&I, inovação e diversificação.

A ideia, portanto, é buscar resolver a carência do negócio no que se refere à telecomunicação, mas sem afetar o planejamento financeiro da companhia negativamente.

Indo ao contrário disso, é fundamental também pensar no relacionamento com esse fornecedor como uma abordagem estratégica, que contribua fortemente para o crescimento da empresa.



Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.



A Linkana pode ajudar a aprimorar a gestão de fornecedores em telecomunicações?

A Linkana é o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede. Nossa base de dados de perfis compartilhados permite que compradores analisem fornecedores ativos e novos em alguns cliques. 

Com isso, criamos e geramos valor com insights de informações comerciais, de risco, qualidade e diversidade, utilizados em processos de cadastro, onboarding, sourcing e análise de spend.

Confira os diferenciais desse software:

  • PERFIS DE FORNECEDORES CERTIFICADOS O Supplier Open Profile da Linkana padroniza a definição de dados relevantes de fornecedores de acordo com as melhores práticas de mercado, trazendo efeito de rede para o envio e análise de dados entre vários compradores, com informações ESG e de D&I.


  • BASE DE DADOS VIVA E UNIFICADA → Devolvemos o controle dos dados para os fornecedores de maneira inteligente, onde dados públicos são atualizados automaticamente ou enviados uma única vez, evitando informações incompletas, obsoletas ou duplicadas.


  • FUNDAÇÃO DE DADOS INTEGRADA → Impulsionamos o retorno do investimento (ROI) de ferramentas de e-procurement, centralizando dados de fornecedores em uma fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada com todos os sistemas de gestão.


Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo


Os clientes da Linkana conseguem reduzir em até 90% o tempo gasto com cadastro e onboarding de fornecedores. Somado a isso:

  • tomam decisões baseadas em dados;

  • identificam rapidamente fornecedores diversos;

  • centralizam todas as etapas de homologação em um único ambiente.


Quer ter a Linkana também na sua empresa? Então preencha agora mesmo o formulário abaixo.


Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market