Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Como encontrar fornecedores em medicina diagnóstica? 4 dicas úteis

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

February 3, 2023

February 3, 2023

February 3, 2023

Saber como encontrar fornecedores em medicina diagnóstica deixa de ser um desafio quando as empresas compreendem o que procuram. Tratando-se do ramo laboratorial, clínico e hospitalar, todo cuidado é pouco na hora de recorrer aos materiais e insumos, uma vez que o resultado final é o cuidado com a saúde dos pacientes.

Se você não souber selecionar os fornecedores para seu setor, provavelmente arcará com custos, sofrerá com a falta de matéria-prima em situações emergenciais e receberá avaliações negativas em sites de reclamação. Por isso, é preciso ficar atento na hora de buscar os parceiros corretos.

Neste cenário, é essencial buscar fornecedores que:

  • mantenham a segurança na tramitação de diagnósticos;

  • conheçam as tecnologias mais modernas;

  • sejam eficientes e transparentes;

  • atendam às legislações vigentes;

  • entre outros fatores.

Mas, não se preocupe, pois todo o processo pode ser simplificado com a leitura deste artigo. Aqui, vamos mostrar como e onde encontrar fornecedores em medicina diagnóstica que estão preparados para atender às necessidades do seu negócio. Confira!

Dica de leitura: Gestão de fornecedores em medicina diagnóstica: como fazer?

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Afinal, como encontrar fornecedores em medicina diagnóstica? 

A seguir, listamos 4 formas de encontrar bons fornecedores em medicina diagnóstica. 

1. Faça pesquisas online 

A internet é um ótimo espaço para começar a procurar por fornecedores ligados à medicina diagnóstica. Você pode pesquisar nos principais motores de busca por termos que se referem ao fornecimento do setor e, depois, filtrar as principais possibilidades.

Para isso, uma dica é usar combinações de palavras-chave para aumentar sua busca. Por exemplo, tente usar termos como “fornecedores para medicina diagnóstica”, bem como “distribuidores”, “equipamentos de raio-x” e “materiais para prevenção”, entre outros.

2. Aposte nas indicações de outros empreendedores

Uma ótima forma de buscar bons fornecedores é pedir referências de outros empreendedores do segmento. Portanto, invista no relacionamento com os profissionais da sua área de atuação e troque conhecimentos e indicações com eles.

Para se ter uma ideia, no Brasil, existem mais de 26 mil unidades de serviço de apoio de diagnose e terapia, conforme os dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde do Ministério da Saúde (CNES/MS). Ou seja, são unidades que realizam atividades que auxiliam o processo de diagnóstico ou complementam o tratamento dos pacientes.

Em suma, o que não faltam são empresas do ramo que podem ajudá-lo a identificar bons fornecedores do mercado.

3. Participe de eventos do ramo

Estar em feiras e eventos relacionados ao setor de atuação da companhia é uma boa maneira de melhorar o networking e conhecer novos fornecedores. 

Uma característica dessas ocasiões são os estandes montados pelas empresas para apresentar aos visitantes seus portfólios de soluções. Esse é um caminho para conhecer de perto o que está sendo oferecido, tirar dúvidas pessoalmente e reduzir o tempo de busca por bons fornecedores.

4. Use a ferramenta de consulta da Linkana

A Linkana pode ser sua aliada na hora de buscar formas de como encontrar fornecedores para medicina diagnóstica. Nós disponibilizamos a ferramenta Consulta CNPJ, que já tem mais de 500 mil acessos e milhares de procuras realizadas todos os dias! 

Por meio dela, é possível acessar diversos dados cadastrais do fornecedor em potencial e, com isso, analisar com precisão importantes questões que podem afetar a negociação e o nível de comprometimento com entrega e qualidade.

Você deve apenas digitar o nome da empresa ou o CNPJ no campo de pesquisa e, em segundos, terá em mãos as seguintes informações:

  • dados fiscais;

  • razão social;

  • nome fantasia;

  • situação cadastral;

  • porte;

  • cidade e estado;

  • data de abertura;

  • optante do MEI ou optante Simples;

  • natureza jurídica;

  • capital social;

  • quadro societário;

  • matriz e filiais;

  • endereço completo;

  • CNAE principal e secundárias.

Todos esses dados você recebe de forma rápida e gratuita. Além disso, o sistema traz outras funções relevantes, como a emissão de certidões. 

Bônus: encontre fornecedores que atendem ao modelo ESG

Após encontrar fornecedores com a consulta de CNPJ, use o Linkana ESG Rating para conferir as pontuações dos pilares ESG, identificando o risco ambiental, social e de governança para que você tome decisões assertivas ao fechar parcerias comerciais.

Critérios para avaliar após a seleção de fornecedores

Para além de encontrar fornecedores, vale a pena analisar os seguintes fatores:

1. Observe as legislações vigentes 

Alguns fatores devem ser considerados em como encontrar fornecedores para medicina diagnóstica, para que você não tenha problemas na justiça após a contratação.

Em primeiro lugar, é preciso ter certeza de que eles estejam em conformidade com as regras determinadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o órgão fiscalizador da área da saúde brasileira.

Além disso, o serviço de medicina diagnóstica deve ser adequado à LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados, que serve para garantir a tramitação do fluxo de informações dos pacientes.

Para uma boa gestão de terceiros na LGPD, essa lei deve ser cumprida, pois a não execução implica multas de até 2% do faturamento e no risco de abertura de processos por parte dos titulares dos dados. Portanto, identifique o cumprimento das normas dos fornecedores e a legalidade da sua empresa.

2. Tenha ciência sobre o uso de tecnologias 

A transformação digital tem trazido avanços significativos, seja na administração das unidades de saúde ou no diagnóstico e tratamento de doenças.

Por sinal, as cirurgias robóticas, os prontuários eletrônicos e as impressoras de órgãos 3D já fazem parte do cotidiano de clínicas mais robustas.

Fornecedores que disponibilizam novidades tecnológicas ou que tenham conhecimento sobre o uso para auxiliar médicos e outros profissionais podem ganhar pontos na sua avaliação. Pense nisso!

3. Avalie os custos dos equipamentos 

Os equipamentos relacionados à medicina diagnóstica são de alto custo, pois requerem tecnologia avançada e manutenção constante.

Aparelhos para raio-x, mamografia, ultrassom, ressonância magnética e tomografia computadorizada são alguns dos mais utilizados.

Além do mais, a alta tributação, assim como a importação, comprometem o planejamento das empresas. Por isso, é relevante ter uma noção dos custos de cada fornecedor de acordo com o tipo de material que o negócio trabalha e, assim, fazer comparativos.

No entanto, tenha em mente que o barato não necessariamente se traduz em qualidade, podendo se tornar um grande prejuízo a curto prazo.

Tenha com você o nosso ebook de Programa de Diversidade de Fornecedores para que sua empresa busque o melhor caminho para implementar do jeito certo.

Como gerenciar seus fornecedores de medicina diagnóstica?

Além da Consulta CNPJ da Linkana e do ESG Rating, que servem para a pesquisa detalhada de dados dos fornecedores, nós disponibilizamos outros serviços que englobam tanto o monitoramento quanto a certificação dos possíveis parceiros. 

Aproveite funcionalidades, como:

A DASA, por exemplo, é a maior rede de saúde integrada do Brasil e líder em medicina diagnóstica, sendo conhecida como uma das histórias de sucesso da Linkana

Portanto, além de buscar saber como encontrar fornecedores em medicina diagnóstica, aprenda a fazer uma gestão de parceiros com a Linkana.

Preencha agora mesmo o formulário abaixo e viabilize o sucesso do seu negócio!

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market