Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Como encontrar fornecedores em medicina diagnóstica? 4 dicas úteis

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

3 de fevereiro de 2023

3 de fevereiro de 2023

3 de fevereiro de 2023

Saber como encontrar fornecedores em medicina diagnóstica deixa de ser um desafio quando as empresas compreendem o que procuram. Tratando-se do ramo laboratorial, clínico e hospitalar, todo cuidado é pouco na hora de recorrer aos materiais e insumos, uma vez que o resultado final é o cuidado com a saúde dos pacientes.

Se você não souber selecionar os fornecedores para seu setor, provavelmente arcará com custos, sofrerá com a falta de matéria-prima em situações emergenciais e receberá avaliações negativas em sites de reclamação. Por isso, é preciso ficar atento na hora de buscar os parceiros corretos.

Neste cenário, é essencial buscar fornecedores que:

  • mantenham a segurança na tramitação de diagnósticos;

  • conheçam as tecnologias mais modernas;

  • sejam eficientes e transparentes;

  • atendam às legislações vigentes;

  • entre outros fatores.

Mas, não se preocupe, pois todo o processo pode ser simplificado com a leitura deste artigo. Aqui, vamos mostrar como e onde encontrar fornecedores em medicina diagnóstica que estão preparados para atender às necessidades do seu negócio. Confira!

Dica de leitura: Gestão de fornecedores em medicina diagnóstica: como fazer?

Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

Afinal, como encontrar fornecedores em medicina diagnóstica? 

A seguir, listamos 4 formas de encontrar bons fornecedores em medicina diagnóstica. 

1. Faça pesquisas online 

A internet é um ótimo espaço para começar a procurar por fornecedores ligados à medicina diagnóstica. Você pode pesquisar nos principais motores de busca por termos que se referem ao fornecimento do setor e, depois, filtrar as principais possibilidades.

Para isso, uma dica é usar combinações de palavras-chave para aumentar sua busca. Por exemplo, tente usar termos como “fornecedores para medicina diagnóstica”, bem como “distribuidores”, “equipamentos de raio-x” e “materiais para prevenção”, entre outros.

2. Aposte nas indicações de outros empreendedores

Uma ótima forma de buscar bons fornecedores é pedir referências de outros empreendedores do segmento. Portanto, invista no relacionamento com os profissionais da sua área de atuação e troque conhecimentos e indicações com eles.

Para se ter uma ideia, no Brasil, existem mais de 26 mil unidades de serviço de apoio de diagnose e terapia, conforme os dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde do Ministério da Saúde (CNES/MS). Ou seja, são unidades que realizam atividades que auxiliam o processo de diagnóstico ou complementam o tratamento dos pacientes.

Em suma, o que não faltam são empresas do ramo que podem ajudá-lo a identificar bons fornecedores do mercado.

3. Participe de eventos do ramo

Estar em feiras e eventos relacionados ao setor de atuação da companhia é uma boa maneira de melhorar o networking e conhecer novos fornecedores. 

Uma característica dessas ocasiões são os estandes montados pelas empresas para apresentar aos visitantes seus portfólios de soluções. Esse é um caminho para conhecer de perto o que está sendo oferecido, tirar dúvidas pessoalmente e reduzir o tempo de busca por bons fornecedores.

4. Use a ferramenta de consulta da Linkana

A Linkana pode ser sua aliada na hora de buscar formas de como encontrar fornecedores para medicina diagnóstica. Nós disponibilizamos a ferramenta Consulta CNPJ, que já tem mais de 500 mil acessos e milhares de procuras realizadas todos os dias! 

Por meio dela, é possível acessar diversos dados cadastrais do fornecedor em potencial e, com isso, analisar com precisão importantes questões que podem afetar a negociação e o nível de comprometimento com entrega e qualidade.

Você deve apenas digitar o nome da empresa ou o CNPJ no campo de pesquisa e, em segundos, terá em mãos as seguintes informações:

  • dados fiscais;

  • razão social;

  • nome fantasia;

  • situação cadastral;

  • porte;

  • cidade e estado;

  • data de abertura;

  • optante do MEI ou optante Simples;

  • natureza jurídica;

  • capital social;

  • quadro societário;

  • matriz e filiais;

  • endereço completo;

  • CNAE principal e secundárias.

Todos esses dados você recebe de forma rápida e gratuita. Além disso, o sistema traz outras funções relevantes, como a emissão de certidões. 

Bônus: encontre fornecedores que atendem ao modelo ESG

Após encontrar fornecedores com a consulta de CNPJ, use o Linkana ESG Rating para conferir as pontuações dos pilares ESG, identificando o risco ambiental, social e de governança para que você tome decisões assertivas ao fechar parcerias comerciais.

Critérios para avaliar após a seleção de fornecedores

Para além de encontrar fornecedores, vale a pena analisar os seguintes fatores:

1. Observe as legislações vigentes 

Alguns fatores devem ser considerados em como encontrar fornecedores para medicina diagnóstica, para que você não tenha problemas na justiça após a contratação.

Em primeiro lugar, é preciso ter certeza de que eles estejam em conformidade com as regras determinadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o órgão fiscalizador da área da saúde brasileira.

Além disso, o serviço de medicina diagnóstica deve ser adequado à LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados, que serve para garantir a tramitação do fluxo de informações dos pacientes.

Para uma boa gestão de terceiros na LGPD, essa lei deve ser cumprida, pois a não execução implica multas de até 2% do faturamento e no risco de abertura de processos por parte dos titulares dos dados. Portanto, identifique o cumprimento das normas dos fornecedores e a legalidade da sua empresa.

2. Tenha ciência sobre o uso de tecnologias 

A transformação digital tem trazido avanços significativos, seja na administração das unidades de saúde ou no diagnóstico e tratamento de doenças.

Por sinal, as cirurgias robóticas, os prontuários eletrônicos e as impressoras de órgãos 3D já fazem parte do cotidiano de clínicas mais robustas.

Fornecedores que disponibilizam novidades tecnológicas ou que tenham conhecimento sobre o uso para auxiliar médicos e outros profissionais podem ganhar pontos na sua avaliação. Pense nisso!

3. Avalie os custos dos equipamentos 

Os equipamentos relacionados à medicina diagnóstica são de alto custo, pois requerem tecnologia avançada e manutenção constante.

Aparelhos para raio-x, mamografia, ultrassom, ressonância magnética e tomografia computadorizada são alguns dos mais utilizados.

Além do mais, a alta tributação, assim como a importação, comprometem o planejamento das empresas. Por isso, é relevante ter uma noção dos custos de cada fornecedor de acordo com o tipo de material que o negócio trabalha e, assim, fazer comparativos.

No entanto, tenha em mente que o barato não necessariamente se traduz em qualidade, podendo se tornar um grande prejuízo a curto prazo.

Tenha com você o nosso ebook de Programa de Diversidade de Fornecedores para que sua empresa busque o melhor caminho para implementar do jeito certo.

Como gerenciar seus fornecedores de medicina diagnóstica?

Além da Consulta CNPJ da Linkana e do ESG Rating, que servem para a pesquisa detalhada de dados dos fornecedores, nós disponibilizamos outros serviços que englobam tanto o monitoramento quanto a certificação dos possíveis parceiros. 

Aproveite funcionalidades, como:

A DASA, por exemplo, é a maior rede de saúde integrada do Brasil e líder em medicina diagnóstica, sendo conhecida como uma das histórias de sucesso da Linkana

Portanto, além de buscar saber como encontrar fornecedores em medicina diagnóstica, aprenda a fazer uma gestão de parceiros com a Linkana.

Preencha agora mesmo o formulário abaixo e viabilize o sucesso do seu negócio!

Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement