Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

O que é data value de fornecedores e qual a importância?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

June 13, 2022

June 13, 2022

June 13, 2022

Data Value de fornecedores pode ser definido como o resultado da avaliação dos dados desses parceiros de negócio, o qual é obtido por meio de diferentes análises, com o propósito de mitigar potenciais problemas que podem afetar a cadeia de suprimentos de uma empresa.

Quanto a isso, é preciso ter em mente que uma supply chain eficiente, com processos alinhados de ponta a ponta, é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Isso porque, caso essa vertente não esteja funcionando adequadamente, a companhia corre um sério risco de não conseguir atender às suas demandas.

Essa falha, por consequência, leva à insatisfação dos clientes finais, ao comprometimento da imagem da marca e, por fim, a uma potencial queda no faturamento.

Mas não basta ter diversos dados nas mãos e não usá-los a favor do negócio. A ideia, portanto, é fazer uma boa análise do desempenho do fornecedor, por meio da verificação de métricas que ajudem a alcançar resultados mais expressivos, satisfatórios e com as menores perdas possíveis para todos os envolvidos.

Ainda não sabe como fazer isso? Então continue a leitura deste artigo para conferir o que é data value, o que é supplier performance data, e qual a importância desses levantamentos e análises.

O que é data value de fornecedores?

Data value, em português, significa valor de dados. Por essa definição é possível entender que se trata do resultado obtido por meio da análise e interpretação dos dados gerados por algo.

Seguindo essa linha de raciocínio, compreende-se, portanto, que data value de fornecedores — ou data value supplier — são informações que podem ser retiradas do estudo e da observação do grande leque de dados produzidos por um fornecedor.

Certamente, você já deve ter ouvido a famosa frase “dados são o novo petróleo”. Dita pelo matemático e arquiteto Clive Humby, ela indica que as informações que uma empresa consegue ter diariamente são tão valiosas quanto esse combustível. Entretanto, assim como o petróleo, se os dados não forem devidamente refinados, nada pode ser feito com eles.

Em outras palavras, isso significa que somente após submeter os dados a um processo de refinamento (leia-se estudo e diagnóstico) será possível obter insights que podem ser usados a favor do negócio.

No caso dos fornecedores, especificamente, quer dizer encontrar comportamentos e históricos que podem afetar negativamente a cadeia de suprimentos da empresa, tais como risco de falência do parceiro de negócio, desempenho operacional, capacidade de cumprimento de prazos, entre outros critérios relacionados.

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

O que é supplier performance data?

Seguindo o trajeto do data value de fornecedores, chegamos ao supplier performance data, que na tradução significa dados de desempenho do fornecedor.

Esse gerenciamento é fundamental para mensurar, analisar e administrar a performance de um fornecedor.

O objetivo por trás dessa gestão é identificar potenciais riscos gerados por essa parceria, encontrar meios de mitigá-los, reduzir custos, retrabalho, perdas financeiras e garantir a melhoria contínua da cadeia de suprimentos da empresa.

Pela análise do desempenho do fornecedor é possível levantar diversas informações. Alguns bons exemplos são:

  • capacidade de atender às solicitações no prazo;

  • qualidade dos serviços prestados;

  • cumprimento integral dos contratos firmados;

  • mudanças de valores cobrados, considerando determinados períodos, como anual;

  • impacto do preço do fornecedor no custo final da companhia contratante.


Uma forma de ter acesso a essas respostas é por meio da aplicação e análise de métricas de performance do fornecedor, sendo as duas mais relevantes:

  • desempenho de entrega;

  • comparação entre preços e margem de lucro.

Métricas de supplier performance data

Desempenho de entrega

Essa métrica pode ser utilizada para avaliar a performance do fornecedor e, com isso, buscar melhores condições para essa parceria.

Umas das informações que pode ser extraída dessa análise é a verificação da taxa de cumprimento de prazos. Isso é importante porque entregas fora da data prevista tendem a impactar os demais processos da empresa, resultando em um verdadeiro “efeito dominó” que, no final, afeta negativamente o relacionamento com o cliente final.

Mas além da questão do atendimento de prazos, é possível verificar  as quantidades entregues. Envios com volume abaixo do solicitado elevam os custos operacionais, visto que é necessário mais entregas para atender à demanda pretendida.

Comparação entre preços e margem de lucro

E por falar em custos, essa métrica de supplier performance data permite à empresa fazer uma comparação de preços, a fim de garantir margens de lucros mais expressivas.

Basicamente, consiste em uma comparação que permite identificar qual fornecedor gera o melhor custo-benefício, garantindo que esse gasto não atinja a lucratividade do negócio, nem seja necessário repassar para o preço final do produto, o que pode afetar o poder competitivo da marca.

Dica extra! Baixe agora mesmo este e-book exclusivo: “Como fazer uma gestão de fornecedores inteligente e guiada a dados na sua empresa

Por que trabalhar dados de fornecedores é tão importante?

Agora que você sabe o que é data value de fornecedores e também o que é supplier performance data, deve ter ficado mais claro qual a importância de analisar e interpretar os dados dos seus fornecedores, certo?

Apenas para deixar essa questão mais evidente, vale destacar que essa estratégia é uma das melhores maneiras de mitigar riscos, reduzir perdas financeiras e de garantir processos realmente eficientes.

Por meio da análise de informações reais, e não de suposições, é possível prever cenários, criar estratégias e adotar mudanças que evitem que a cadeia de suprimentos da empresa seja afetada de forma negativa.

A ideia, portanto, é ter uma visão ampla e concreta da atuação e potencial de desempenho dos fornecedores e, com base nisso, obter insights que ajudem a empresa a melhorar o relacionamento com os seus clientes finais e a crescer.

Como fazer uma coleta de dados eficiente?

A forma mais indicada de fazer uma coleta de dados eficiente é utilizando ferramentas próprias para isso, as quais permitam que a gestão de fornecedores seja centralizada em um único ambiente.

Com o software da Linkana você faz a homologação e a avaliação de fornecedores de maneira rápida e precisa, e ainda garante um monitoramento automatizado. 

Foi o que fez a Mitre, incorporadora e construtora que desenvolve empreendimentos de médio e alto padrão, principalmente na região da Grande São Paulo.

Quer ter uma gestão de fornecedores baseada em dados? Então preencha o formulário abaixo e confira como isso é possível!

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market