Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Como encontrar fornecedores para a construção civil? Confira!

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

January 17, 2023

January 17, 2023

January 17, 2023

O projeto de uma obra necessita de bons materiais, cujo custo não comprometa o andamento da operação. Logo, saber como encontrar fornecedores para a construção civil ajuda a otimizar essas ações, uma vez que os profissionais gabaritados sabem o melhor caminho para garantir a qualidade de uma edificação.

Nesse sentido, existem diversos fatores que devem ser considerados na hora de decidir quem fornecerá os materiais e serviços, como o tipo de material entregue, a forma de negociar os preços e a reputação de mercado, entre outros fatores.

E é por isso que, neste artigo, queremos ajudá-lo a descobrir como achar bons fornecedores para a construção civil. Acompanhe o artigo até o final.

Boa leitura!

Por que escolher bons fornecedores para a construção civil?

A construção civil ainda vive um período de baixa taxa de juros decorrente da pandemia de Covid-19, mas o mercado tem mostrado que a área passa por um processo de crescimento, o que evidencia a procura de novos investidores.

De acordo com as informações da FGV (Fundação Getúlio Vargas), o PIB da construção civil, no primeiro trimestre de 2022, subiu 0,8% na comparação com o mesmo período de 2021. Ou seja, se o setor se sustentar positivamente até o final do exercício, fechará dois anos de crescimento acima da economia.

Em outras palavras, essa expectativa de elevação demonstra que o mercado segue aquecido e, por isso, deve-se priorizar a qualidade do que se comercializa.

De modo geral, bons preços não representam um diferencial único na escolha da empresa. Isso pode ser atraente para o bolso, mas não é o fator principal.

Nessa linha, é importante saber se o fornecedor escolhido realmente irá contribuir para a obra e se será confiável para projetos a longo prazo. Suas obrigações envolvem: as especificações técnicas, a qualidade do material e, consequentemente, a preservação da obra e a segurança dos colaboradores.

E, como toda obra lida com vidas humanas, a edificação deve garantir durabilidade e cuidado com os moradores e trabalhadores. Nisso, priorizam-se materiais de boa usabilidade.

Pensar em como achar bons fornecedores para a construção civil também se faz necessário para evitar prejuízos por conta da falta de insumos e equipamentos, bem como evitar os prejuízos e desperdícios por danos com produtos inferiores.

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Como encontrar fornecedores para a construção civil? 

Para que você possa contar com fornecedores confiáveis e que cumpram os prazos acordados, listamos 3 maneiras de encontrá-los no mercado. Mas, antes de partir para a busca, não deixe de considerar as necessidades do negócio, ok?

1. Participe de eventos do setor

Vale a pena participar de feiras do ramo, a exemplo da FEICON. Tido como o “maior evento de construção civil e arquitetura do Brasil”, a ocasião reúne expositores que podem ser seus futuros fornecedores para: acabamentos, estruturas, instalações e externos, incluindo:

  • tintas;

  • revestimentos;

  • sistemas construtivos;

  • máquinas e equipamentos;

  • aquecimento e refrigeração;

  • automação e segurança;

  • teto, cobertura e fachada;

  • portas, janelas e acessórios. 

2. Peça a opinião de outros clientes

Conversar com quem já contratou os fornecedores é uma ótima opção para conhecer os serviços dos possíveis parceiros. Outra sugestão é buscar opiniões pela internet. Sites como o Reclame Aqui geram referências sobre os serviços ao mostrar o nível de satisfação dos clientes.

3. Faça contato com fabricantes

Se você busca conhecer fornecedores de qualidade, uma forma é conversar diretamente com fabricantes de materiais do ramo. Geralmente, eles têm contato com parceiros e podem indicá-los para empresas. 

4. Faça pesquisa online

Buscar no Google “fornecedores para construtoras” ou “fornecedores para construção civil” pode ser o primeiro passo para encontrar parceiros em potencial. Logo nos primeiros resultados da busca, é provável que você já tenha opções viáveis para começar a avaliar.

Porém, essa é uma pesquisa que exige tempo para verificar se realmente atendem à demanda. E isso nos leva ao próximo tópico, visto que há soluções que contribuem para que o time de compras ganhe tempo e assertividade na seleção dos futuros fornecedores. 

5. Use ferramentas tecnológicas

Sistemas tecnológicos podem ser cruciais para facilitar a busca por fornecedores, uma vez que as ferramentas entregam dados importantes, como, por exemplo, saber se a empresa está ativa e legalizada no mercado. 

Neste aspecto, com o Consulta CNPJ da Linkana, você pode filtrar empresas por: CNAE, tipo de trabalho, CNPJ, estado, cidade e categoria. 

Esta é uma ferramenta gratuita que já tem mais de 500 mil acessos e milhares de procuras realizadas todos os dias! 

Com a solução, é possível acessar diversos dados cadastrais do fornecedor em potencial e, com isso, analisar com precisão importantes questões que podem afetar a negociação, e até mesmo o nível de comprometimento com entrega e qualidade.

Isso ajuda a mitigar os riscos na cadeia de suprimentos, evitando golpes e fraudes que trariam prejuízos financeiros, reputacionais e afins. 

Como a Linkana ainda pode ser útil para encontrar fornecedores?

Além dessas funcionalidades que ajudam a saber como encontrar fornecedores para construção civil, a Linkana conta com um sistema que atribui pontos aos pilares de uma empresa, identificando o risco ambiental, social e de governança.

Trata-se do Linkana ESG Rating. Por meio de pontuações atribuídas a critérios ambiental, social e de governança, você   verifica se o fornecedor está ou não condizente com práticas voltadas para esse fim, incluindo:

  • conformidade e licenciamento ambiental;

  • diversidade e igualdade de oportunidades;

  • processo falimentar ou recuperação judicial.

Dica de leitura: Gestão de fornecedores para construção civil: como fazer?

Conheça mais sobre a Linkana!

A Linkana é o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede, que otimiza o sourcing, onboarding e análise de spend com uma base de dados unificada de perfis de fornecedores certificados para cadastro, risco, qualidade e diversidade.

Nossos diferenciais são:

  • PERFIS DE FORNECEDORES CERTIFICADOS → O Supplier Open Profile da Linkana padroniza a definição de dados relevantes de fornecedores de acordo com as melhores práticas de mercado, trazendo efeito de rede para o envio e análise de dados entre vários compradores, com informações ESG e de D&I.

  • BASE DE DADOS VIVA E UNIFICADA → Devolvemos o controle dos dados para os fornecedores de maneira inteligente, onde dados públicos são atualizados automaticamente ou enviados uma única vez, evitando informações incompletas, obsoletas ou duplicadas.

  • FUNDAÇÃO DE DADOS INTEGRADA → Impulsionamos o retorno do investimento (ROI) de ferramentas de e-procurement, centralizando dados de fornecedores em uma fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada com todos os sistemas de gestão.

Para ter a solução completa na sua empresa, basta preencher o formulário abaixo agora mesmo!

Gostou da ideia? Entre em contato com um dos nossos especialistas para tirar suas dúvidas. Esperamos por você!

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market