Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Como encontrar fornecedores para a construção civil? Confira!

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

17 de janeiro de 2023

17 de janeiro de 2023

17 de janeiro de 2023

O projeto de uma obra necessita de bons materiais, cujo custo não comprometa o andamento da operação. Logo, saber como encontrar fornecedores para a construção civil ajuda a otimizar essas ações, uma vez que os profissionais gabaritados sabem o melhor caminho para garantir a qualidade de uma edificação.

Nesse sentido, existem diversos fatores que devem ser considerados na hora de decidir quem fornecerá os materiais e serviços, como o tipo de material entregue, a forma de negociar os preços e a reputação de mercado, entre outros fatores.

E é por isso que, neste artigo, queremos ajudá-lo a descobrir como achar bons fornecedores para a construção civil. Acompanhe o artigo até o final.

Boa leitura!

Por que escolher bons fornecedores para a construção civil?

A construção civil ainda vive um período de baixa taxa de juros decorrente da pandemia de Covid-19, mas o mercado tem mostrado que a área passa por um processo de crescimento, o que evidencia a procura de novos investidores.

De acordo com as informações da FGV (Fundação Getúlio Vargas), o PIB da construção civil, no primeiro trimestre de 2022, subiu 0,8% na comparação com o mesmo período de 2021. Ou seja, se o setor se sustentar positivamente até o final do exercício, fechará dois anos de crescimento acima da economia.

Em outras palavras, essa expectativa de elevação demonstra que o mercado segue aquecido e, por isso, deve-se priorizar a qualidade do que se comercializa.

De modo geral, bons preços não representam um diferencial único na escolha da empresa. Isso pode ser atraente para o bolso, mas não é o fator principal.

Nessa linha, é importante saber se o fornecedor escolhido realmente irá contribuir para a obra e se será confiável para projetos a longo prazo. Suas obrigações envolvem: as especificações técnicas, a qualidade do material e, consequentemente, a preservação da obra e a segurança dos colaboradores.

E, como toda obra lida com vidas humanas, a edificação deve garantir durabilidade e cuidado com os moradores e trabalhadores. Nisso, priorizam-se materiais de boa usabilidade.

Pensar em como achar bons fornecedores para a construção civil também se faz necessário para evitar prejuízos por conta da falta de insumos e equipamentos, bem como evitar os prejuízos e desperdícios por danos com produtos inferiores.

Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

Como encontrar fornecedores para a construção civil? 

Para que você possa contar com fornecedores confiáveis e que cumpram os prazos acordados, listamos 3 maneiras de encontrá-los no mercado. Mas, antes de partir para a busca, não deixe de considerar as necessidades do negócio, ok?

1. Participe de eventos do setor

Vale a pena participar de feiras do ramo, a exemplo da FEICON. Tido como o “maior evento de construção civil e arquitetura do Brasil”, a ocasião reúne expositores que podem ser seus futuros fornecedores para: acabamentos, estruturas, instalações e externos, incluindo:

  • tintas;

  • revestimentos;

  • sistemas construtivos;

  • máquinas e equipamentos;

  • aquecimento e refrigeração;

  • automação e segurança;

  • teto, cobertura e fachada;

  • portas, janelas e acessórios. 

2. Peça a opinião de outros clientes

Conversar com quem já contratou os fornecedores é uma ótima opção para conhecer os serviços dos possíveis parceiros. Outra sugestão é buscar opiniões pela internet. Sites como o Reclame Aqui geram referências sobre os serviços ao mostrar o nível de satisfação dos clientes.

3. Faça contato com fabricantes

Se você busca conhecer fornecedores de qualidade, uma forma é conversar diretamente com fabricantes de materiais do ramo. Geralmente, eles têm contato com parceiros e podem indicá-los para empresas. 

4. Faça pesquisa online

Buscar no Google “fornecedores para construtoras” ou “fornecedores para construção civil” pode ser o primeiro passo para encontrar parceiros em potencial. Logo nos primeiros resultados da busca, é provável que você já tenha opções viáveis para começar a avaliar.

Porém, essa é uma pesquisa que exige tempo para verificar se realmente atendem à demanda. E isso nos leva ao próximo tópico, visto que há soluções que contribuem para que o time de compras ganhe tempo e assertividade na seleção dos futuros fornecedores. 

5. Use ferramentas tecnológicas

Sistemas tecnológicos podem ser cruciais para facilitar a busca por fornecedores, uma vez que as ferramentas entregam dados importantes, como, por exemplo, saber se a empresa está ativa e legalizada no mercado. 

Neste aspecto, com o Consulta CNPJ da Linkana, você pode filtrar empresas por: CNAE, tipo de trabalho, CNPJ, estado, cidade e categoria. 

Esta é uma ferramenta gratuita que já tem mais de 500 mil acessos e milhares de procuras realizadas todos os dias! 

Com a solução, é possível acessar diversos dados cadastrais do fornecedor em potencial e, com isso, analisar com precisão importantes questões que podem afetar a negociação, e até mesmo o nível de comprometimento com entrega e qualidade.

Isso ajuda a mitigar os riscos na cadeia de suprimentos, evitando golpes e fraudes que trariam prejuízos financeiros, reputacionais e afins. 

Como a Linkana ainda pode ser útil para encontrar fornecedores?

Além dessas funcionalidades que ajudam a saber como encontrar fornecedores para construção civil, a Linkana conta com um sistema que atribui pontos aos pilares de uma empresa, identificando o risco ambiental, social e de governança.

Trata-se do Linkana ESG Rating. Por meio de pontuações atribuídas a critérios ambiental, social e de governança, você   verifica se o fornecedor está ou não condizente com práticas voltadas para esse fim, incluindo:

  • conformidade e licenciamento ambiental;

  • diversidade e igualdade de oportunidades;

  • processo falimentar ou recuperação judicial.

Dica de leitura: Gestão de fornecedores para construção civil: como fazer?

Conheça mais sobre a Linkana!

A Linkana é o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede, que otimiza o sourcing, onboarding e análise de spend com uma base de dados unificada de perfis de fornecedores certificados para cadastro, risco, qualidade e diversidade.

Nossos diferenciais são:

  • PERFIS DE FORNECEDORES CERTIFICADOS → O Supplier Open Profile da Linkana padroniza a definição de dados relevantes de fornecedores de acordo com as melhores práticas de mercado, trazendo efeito de rede para o envio e análise de dados entre vários compradores, com informações ESG e de D&I.

  • BASE DE DADOS VIVA E UNIFICADA → Devolvemos o controle dos dados para os fornecedores de maneira inteligente, onde dados públicos são atualizados automaticamente ou enviados uma única vez, evitando informações incompletas, obsoletas ou duplicadas.

  • FUNDAÇÃO DE DADOS INTEGRADA → Impulsionamos o retorno do investimento (ROI) de ferramentas de e-procurement, centralizando dados de fornecedores em uma fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada com todos os sistemas de gestão.

Para ter a solução completa na sua empresa, basta preencher o formulário abaixo agora mesmo!

Gostou da ideia? Entre em contato com um dos nossos especialistas para tirar suas dúvidas. Esperamos por você!

Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement