Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Como consultar o CEPIM de fornecedores e por que fazer essa pesquisa?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

July 12, 2023

July 12, 2023

July 12, 2023

Saber como consultar o CEPIM de fornecedores é mais um recurso para proteger sua empresa dos riscos característicos desse tipo de contratação. Um dos motivos é que, se uma entidade está nessa lista, esse é um indicativo de ela tem problemas de gestão que podem afetar o seu negócio, caso seja contratada.

Isso porque o CEPIM é o Cadastro de Entidades Privadas Sem Fins Lucrativos Impedidas, sistema que aponta empresas com essas características que estão impossibilitadas de firmar contratos, convênios ou outras relações comerciais com órgãos da Administração Público.

Se o fornecedor que pretende contratar estiver listado nesse cadastro, é preciso se atentar ao fato que isso pode gerar diversos transtornos para o seu negócio. 

Um bom exemplo é o aumento do risco de desabastecimento, situação que impacta seu fluxo de entrega de produtos e serviços e, consequentemente, o relacionamento com os clientes e o faturamento da empresa.

Por razões como essas é que é tão importante aprender como consultar o CEPIM e quais ferramentas usar para essa verificação. Sobre isso, falaremos agora, neste artigo. Então, siga a leitura e confira tudo sobre o tema!

O que é CEPIM?

CEPIM é a sigla para Cadastro de Entidades Privadas Sem Fins Lucrativos Impedidas. Consiste em um sistema que faz parte do Portal da Transparência da Controladoria-Geral da União (CGU) que aponta quais empresas com essas características não podem firmar parcerias com a Administração Pública Federal.

Explicando de outro modo, trata-se de um cadastro com nomes de entidades privadas sem fins lucrativos que, por motivos variados, estão impedidas de receber repasses, firmar parcerias e/ou participar de novos convênios com órgãos públicos federais.

Neste ponto, também é interessante você saber o que é certidão CEPIM, documento que atesta se há ou não registro do CNPJ pesquisado nesse cadastro e em outros.

Emitido pela CGU, esse certificado se chama oficialmente "Certidão Negativa Correcional CGU-PJ, CEIS, CNEP e CEPIM" e, como você pôde ver, engloba também outros registros, que são:

  • sistema CGU-PJ: aponta dados de processos administrativos, em andamento, junto ao Poder Executivo Federal;

  • CEIS, Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas: relaciona pessoas físicas e jurídicas que sofreram sanções que impedem contratos e a participação em licitação com a Administração Pública;

  • CNEP, Cadastro Nacional de Empresas Punidas: apresenta negócio que sofreram punições previstas na Lei Anticorrupção (Lei n° 12.846/13

Seja pelo sistema CEPIM ou pela certidão, um dos principais objetivos da criação desse recurso é elevar o nível de transparência da gestão pública perante a sociedade. Porém, ele também é bastante útil para melhorar o gerenciamento da sua supply chain.

Aproveite e leia também: "O que é Sintegra? Entenda como funciona o sistema integrado"

Como a consulta ao CEPIM melhora a gestão de fornecedores?

Descobrir como consultar o CEPIM melhora a gestão de fornecedores da sua empresa, pois a prática aponta princípios, como idoneidade e comprometimento de ONGs, Organizações Não Governamentais, que pretende contratar, ajudando a mitigar riscos.

Por exemplo, imagine que uma determinada ONG oferece os insumos que você precisa para sua linha de produção. Há um claro interesse pela contratação, todavia, ela está listada no Cadastro de Entidades Privadas Sem Fins Lucrativos Impedidas por não cumprir uma das cláusulas contratuais firmadas com a Administração Pública.

Esse problema pode até ter sido pontual. Porém, chama a atenção para o risco de isso acontecer também com sua empresa.

Assim, ao verificar esse comportamento previamente, você tem a chance de avaliar se vale a pena assumi-lo, ou se buscar por outro fornecedor é mais seguro para o seu negócio.

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Como consultar o CEPIM de maneira simples e rápida?

Uma das melhores formas de como consultar o CEPIM é utilizando o Linkana Network, rede B2B de busca de perfis universais de fornecedores da Linkana.,

Essa solução exclusiva da Linkana, além de oferecer a consulta ao Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas, também viabiliza as seguintes pesquisas:

  • dados cadastrais e comerciais

  • verificação de quadro societário;

  • informações de diversidade e inclusão;

  • Linkana ESG Rating com consultas de trabalho escravo, trabalho infantil, CEIS, CNEP, CEPIM e mais.

O que mais a Linkana oferece para melhorar sua gestão de fornecedores?

Agora que você sabe mais sobre o Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas e a como emitir certidão CEPIM, resta apenas conhecer o que mais a Linkana oferece para aprimorar a gestão de fornecedores da sua empresa e, com isso, mitigar riscos.

A Linkana é a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques. 

Com isso, aceleramos radicalmente processos de onboarding, de análise e de monitoramento de fornecedores — graças aos dados dos fornecedores já preenchidos por eles ou por outra empresa —, permitindo o uso de dados e insights compartilhados entre as maiores corporações do Brasil.

Diferenciais da Linkana

Quanto aos diferenciais, somente a Linkana oferece:

  • PERFIL UNIVERSAL DO FORNECEDOR → Com os perfis de fornecedores compartilhados da Linkana, dados e documentos de fornecedores são reaproveitados em rede, compartilhando informações atualizadas entre múltiplos compradores e acelerando processos de forma automatizada e sem burocracia.

  • MELHORES INSIGHTS → Nossos scores, ratings e certificações proprietários são construídos e compartilhados com a inteligência das maiores corporações do Brasil, garantindo aderência às melhores práticas e exigências de mercado.

  • PLUG N' PLAY →  Conecte seu sistema legado, ERP ou e-procurement com nossa fundação de dados de fornecedores, tornando-a sua fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada em questão de minutos.

Extra! Confira o que Leo Cavalcanti, CEO e cofundador da Linkana, disse sobre perfis de fornecedores certificados!

https://www.youtube.com/watch?v=JzgyPBzCH6E

Que tal conferir, na prática, como tudo isso funciona? Preencha agora mesmo o formulário abaixo, converse com um dos nossos especialistas e descubra!

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market