Software de gestão de fornecedores: entenda o que é e para que serve!

A gestão empresarial avançou muito na última década. Não só tivemos novos mecanismos legais para assegurar a relevância do compliance, como a Lei Anticorrupção e a LGPD, como também sentimos os efeitos da transformação digital no setor.

Um desses efeitos pode ser notado em softwares de gestão de fornecedores, que permitem gerenciamento ágil e eficiente dos parceiros que compõem a cadeia de suprimentos de uma organização.

Beneficiados pelo avanço da inteligência artificial, essas ferramentas digitais são muito interessantes. Além de organizar documentos e informações com maior praticidade, sem precisar dispor de espaço físico para tal, eles também servem para realizar a gestão de riscos da supply chain com máxima precisão.

Para mostrar os benefícios e como funciona um software de gestão de fornecedores, nada melhor do que contar com um guia completo sobre a plataforma da Linkana, que é a ferramenta perfeita para análise de compliance e monitoramento da base de parceiros.

Quer saber mais? Então continue lendo e veja como obter uma demonstração gratuita do nosso software!

O que é um software de gestão de fornecedores?

Um software de gestão de fornecedores, como é o caso da Linkana, é uma ferramenta digital que permite conduzir o processo de homologação de potenciais parceiros de uma companhia, além de oferecer recursos para monitorar seu desempenho e operação a fim de mitigar riscos.

Na prática, é como uma plataforma de gerenciamento onde se reúne tudo que for relevante sobre uma empresa candidata a participar da cadeia de suprimentos. Desde informações básicas de contato à documentos que comprovam seu compliance e capacidade de atender a demanda exigida.

O objetivo desse serviço é diminuir a burocracia enfrentada pelo setor de procurement na qualificação de fornecedores, conseguindo mitigar riscos e manter a assertividade estratégica sem que isso custe o investimento de tempo e dos recursos financeiros da sua equipe.

Para que serve o software de gestão de fornecedores?

Pensando pela maneira correta de realizar a gestão de fornecedores, sabemos que é essencial desenvolver um planejamento estratégico completo, com todas as demandas da empresa e a matriz de risco inerente à sua operação.

A partir daí, o departamento de compras deve iniciar sua busca por terceiros que possam suprir essas necessidades e possibilitar a realização lucrativa da sua atividade-fim. 

Para isso, é muito importante identificar se a estrutura e capacidade produtiva pode atender os parâmetros qualitativos e quantitativos estabelecidos para cada item. 

Mas não para por aí, também é essencial fazer a análise de compliance dos potenciais candidatos e negociar apenas com aqueles que atuam de acordo com a ética e os princípios da governança corporativa.

Com a amplitude de dados processados nessa operação, assim como a grande variedade de riscos que precisam ser considerados, uma atividade totalmente “mão na massa” exige um grande investimento e sempre pode gerar perdas de dados ou falhas humanas.

A solução passa a ser o software de gestão de fornecedores, que idealmente conta com tecnologias diversas para automatizar processos internos, servindo de atalho para que a empresa encontre ofertas mais confiáveis e com o melhor custo-benefício possível.

Ao cobrir a atuação que fisicamente ficaria alocada na própria empresa e exigiria uma equipe bem maior, essa plataforma digital toma menos tempo e espaço, levando o foco para a atividade principal e a garantia do sucesso de uma companhia.

Vantagens de investir no software de gestão de fornecedores

De modo geral, um software de gestão de fornecedores compreende uma adição de peso ao arsenal da sua empresa para lidar com parceiros comerciais e garantir que cada negociação seja capaz de agregar valor ao produto final e conferir vantagens estratégicas para a organização.

Quando comparada a ferramentas focadas apenas em procurement, que são direcionadas apenas a processos transacionais, esse tipo de sistema se mostra mais completo e interessante

Isso porque é capaz de lidar com todas etapas de uma parceria, desde a análise de compliance e processo de homologação, até a negociação dos pedidos, acompanhamento de performance e monitoramento de aptidão do fornecedor sob a perspectiva da governança corporativa.

Em resumo, podemos listar os 10 principais benefícios de softwares de gestão de fornecedores como:

  1. automação de processos e redução da burocracia;
  2. otimização da gestão de riscos;
  3. fortalecimento da cultura de compliance na cadeia de suprimentos;
  4. redução de custos e riscos gerais;
  5. ganho de eficiência e agilidade para homologação e monitoramento de fornecedores;
  6. aumento do foco no planejamento e execução da estratégia de negócios;
  7. flexibilidade para personalizar parâmetros de avaliação;
  8. proteção de dados e gestão de documentos com mais praticidade;
  9. facilitação do controle de histórico do fornecedor, cobrança de prazos e envio de notificações;
  10. operação mais segura, eficiente, ágil e confiável para todos os envolvidos.

Como funciona o software de gestão de fornecedores da Linkana?

Chegou a hora de apresentar como a Linkana funciona. Conheça 5 recursos principais que o nosso software de gestão de fornecedores oferece para que sua empresa conduza o gerenciamento da supply chain com mais eficiência e qualidade!

1. Cadastro simplificado com apenas 1 clique

O primeiro passo é cadastrar os seus fornecedores na plataforma do software, o que não poderia ser mais simples e intuitivo. Mesmo que você conte com o mínimo de informações sobre um potencial parceiro, como o CNPJ por exemplo, já é possível registrar o candidato e analisar sua operação.

2. Análise automatizada de compliance

Através de tecnologias de machine learning e Robot Process Automation, o software de gestão de fornecedores da Linkana faz a consulta automatizada de mais de 50 bases públicas, servindo como uma pré-análise de compliance para filtrar os candidatos que não cumprem os requisitos mínimos.

3. Gestão de documentos facilitada

Todos os documentos e certificações levantadas na pré-análise e posteriormente, quando ocorrer a solicitação de dados privados sobre as empresas que desejam participar do processo seletivo, são registrados pelo software e podem ser consultados pela equipe autorizada com praticidade e segurança.

Vale lembrar ainda que o convite à fornecedores e as notificações também são realizadas por meio da plataforma, uniformizando seu canal de contato.

4. Acompanhamento de desempenho e eficiência

Uma vez formada a base de fornecedores homologados, o software ainda permite acompanhar sua performance e medir a eficiência alcançada no atendimento dos pedidos realizados. 

5. Gestão de base ativa

Com a possibilidade de criar alertas personalizados e gatilhos direto no software de gestão de fornecedores, é possível gerenciar a base ativa, monitorando a validade de documentos e solicitando a atualização de certificados sempre que for necessário.

A Linkana oferece demonstração gratuita!

Chegou a hora de garantir maior eficiência para sua operação, contando com o software de gestão de fornecedores da Linkana. Com ele, o controle está na sua mão e o foco está na estratégia!

Leo Cavalcanti

Leo Cavalcanti

Advogado, especialista em Planejamento Tributário e Finanças, soma mais de 05 anos de experiência com rotinas de auditoria empresarial e tributária, além de conhecimento em controladoria e práticas de departamento jurídico corporativo. Atualmente é CEO e um dos co-fundadores da Linkana.
logo linkana

Ferramenta

Consulta de CNPJ

Encontre o CNPJ e mais 10 outros dados de fornecedores em segundos.

logo linkana

Podcast

Procurement Hero

Líderes e referências do mercado de procurement batem um papo sobre tecnologia, dados e tendências.

logo linkana

Ebook

Gestão de Fornecedores

Descubra como fazer um gestão de fornecedores inteligente e guiada por dados na sua empresa!