Compras

Compras

Compras

O que faz um assistente de compras? Conheça melhor essa função essencial!

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

25 de outubro de 2021

25 de outubro de 2021

25 de outubro de 2021

Você sabe o que faz um assistente de compras e por que esse profissional é tão importante? Ele faz parte de uma das áreas mais estratégicas das empresas, pois lida diretamente com a cadeia de suprimentos, analisa cotações e realiza negociações com o melhor custo-benefício.

Para isso, as organizações demandam de bons funcionários que:

  • tenham as habilidades necessárias para serem bem-sucedidos nas transações rotineiras do setor;

  • saibam encontrar as melhores soluções para a compra de produtos;

  • mantenham uma boa relação com fornecedores. 

Saiba melhor o que faz um assistente de compras, confira as competências necessárias para este cargo e conheça como é o mercado de trabalho da profissão!

O que faz um assistente de compras e quais as suas funções?

A principal função de um assistente de compras é auxiliar e prestar suporte ao comprador e ao gestor da área nas transações comerciais, gestão e distribuição dos produtos. Por conta disso, esse profissional faz parte de um mercado em expansão e com muito potencial. 

Entre as atribuições do cargo estão: 

  • auxiliar no processo e planejamento de compras da empresa;

  • emitir pedidos e notas fiscais;

  • fazer levantamento de preços;

  • negociar valores e serviços; 

  • acompanhar entregas e qualidade dos produtos;

  • preencher relatórios de tarefas operacionais da área;

  • identificar necessidades de compras da empresa;

  • buscar os fornecedores que oferecem as melhores condições de negócio;

  • consultar, cadastrar e contratar serviços de fornecedores e transportadores;

  • fazer o controle das compras. 

O que faz um assistente de compras ser fundamental  para as organizações são suas habilidades de boa comunicação e relacionamento com fornecedores, a capacidade de fazer análises do mercado para auxiliar na tomada de decisões e também sua disposição de buscar sempre o melhor custo-benefício para as transações da empresa. 

Além disso, o assistente de compras deve saber lidar muito bem com a tecnologia para cumprir com qualidade e maestria as suas funções. Isso porque  preciso usar as melhores ferramentas disponíveis, como softwares de e-procurement, que gerem economia, ganhos operacionais e auxiliem na relação com fornecedores.

O software da Linkana, por exemplo, facilita o trabalho do assistente de compras na hora de cadastrar e homologar os fornecedores, ao simplificar, agilizar e garantir a segurança de todo esse processo, além de mitigar os riscos na cadeia de suprimentos

Foi assim com o case de sucesso da Nivea. A sua área de compras teve um aumento de 70% na volumetria de dados coletados automaticamente sobre cada fornecedor e zerou o número de inconsistências nas informações reunidas com o uso da Linkana. Veja como o nosso software funciona na prática solicitando uma demonstração gratuita!

Qual deve ser a formação de um assistente de compras?

Além de entender o que faz um assistente de compras, é importante saber qual é a formação desejada para iniciar nessa carreira.

É possível se inserir no mercado apenas com o ensino médio completo, mas é altamente recomendável ter uma graduação ou curso técnico em alguma das profissões listadas abaixo:

  • Administração;

  • Administração de Empresas;

  • Engenharia de Produção;

  • Tecnologia em Logística;

  • Ciências Contábeis.

Essas são as principais áreas de formação das pessoas que trabalham como assistente de compras, de acordo com o site Vagas.

Já o perfil dos assistentes de compras no Brasil, segundo o site Catho, é o seguinte:

  • 83% têm graduação;

  • 41% têm graduação em Administração de Empresas;

  • 23% têm inglês intermediário.

Para além de uma graduação, é interessante que o assistente de compras invista em habilidades como o uso do excel, tenha uma boa comunicação interpessoal e capacidade de organização e também saiba noções de cálculo e administração. 

Outras competências desejáveis para um bom trabalho nesta área são a proatividade, a inteligência emocional e a capacidade de buscar soluções vantajosas para a empresa nas negociações do dia a dia com os fornecedores.

Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

Como é o mercado de trabalho para assistentes de compras ?

Esse profissional está inserido na hierarquia da área de compras, que do cargo mais baixo ao mais alto é a seguinte:

  • auxiliar;

  • assistente;

  • analista;

  • comprador (júnior, pleno e sênior);

  • gestor.

O salário de assistente de compras varia de R$ 1.500 a R$ 3.000 no Brasil e a maioria das vagas disponíveis é de empresas localizadas no estado de São Paulo. Já o salário líquido deve ser calculado com base no valor acordado. Além disso, podem ser acrescidos bônus, comissões e horas extras.

Esse é um mercado com grandes chances de evolução na carreira, por isso vale a pena investir em especializações, no aprimoramento das habilidades e na dedicação constante para adquirir experiência dentro da área. 

De acordo com o site Vagas, a trajetória mais comum dos assistentes de compras é progredir para as seguintes funções:

  • comprador (16%);

  • analista de compras (5%);

  • assistente financeiro (2%).

Ainda segundo a mesma fonte, esse é um cargo que está com alta demanda no mercado brasileiro. Apenas entre junho de 2020 e maio de 2021 houve um aumento de 55,54% nas contratações formais. Ou seja, é uma excelente oportunidade para recém-formados que buscam uma profissão com possibilidades de crescimento.

Entendeu o que faz um assistente de compras e a sua importância para as empresas? A sua atuação, em conjunto com os demais colaboradores da área, é responsável por garantir as melhores negociações para uma organização e manter o fluxo de transações comerciais em harmonia. 

Esse também é um cargo essencial para a área de compras ter a melhor relação possível com fornecedores e assegurar negociações vantajosas na cadeia de suprimentos. 

Para auxiliar e melhorar ainda mais o trabalho do assistente de compras, trazendo resultados econômicos e eficazes para o seu negócio, é possível utilizar o software da Linkana

A Linkana acelera, simplifica e mitiga os riscos envolvidos no processo de cadastro, qualificação e homologação de fornecedores. Com o uso de bots e inteligência artificial, esse software organiza e analisa uma série de documentos para que a sua empresa identifique potenciais riscos e faça as melhores escolhas para a sua cadeia de suprimentos. 

Além disso, ele permite acompanhar os fornecedores durante os trabalhos para garantir que estejam dentro das normas legais e seguindo as boas práticas de compliance. 

Faça uma demonstração gratuita do software agora mesmo, basta preencher o formulário para agendarmos uma reunião.

Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement