Qual a importância da gestão de fornecedores para sua empresa?

Falar sobre a importância da gestão de fornecedores em uma empresa parte do princípio de que esse é um processo fundamental para assegurar a saúde financeira da organização, alcançar as metas estabelecidas, obter a lucratividade esperada, assegurar a reputação e potencializar a valorização da sua marca.

Quanto a isso, é válido dizermos também que a expansão de uma companhia depende de diversos fatores, entre os quais se destaca a qualidade de suas parcerias e a forma como o negócio aborda os riscos pertinentes a essa estratégia.

Esses são apenas alguns dos motivos pelos quais realizar uma gestão de fornecedores com excelência na sua empresa é tão importante. 

Ao longo da rotina do negócio, sempre terão demandas com fontes externas. Nesse ponto, o cuidado de montar uma cadeia de suprimentos eficiente e com potencial de dar o aporte estratégico para o crescimento é um objetivo estratégico obrigatório.

Venha expandir seu conhecimento sobre a importância da gestão de fornecedores, demonstrada por meio de seis benefícios principais para a realização desse processo. 

Mais que isso, confira também como é possível se apoiar em bons parceiros para obter o crescimento empresarial.

O que é gestão de fornecedores?

A gestão de fornecedores é uma atividade de gerenciamento que tem por objetivo identificar as práticas e diretrizes adotadas por uma empresa para analisar demandas de suprimentos, qualificar fornecedores, estabelecer metas e negociar pedidos a fim de encontrar o melhor custo-benefício com total conhecimento sobre os riscos da operação.

Executada pelo departamento de compras e de procurement, essa gestão tem como propósito encontrar parcerias confiáveis e aptas para o atendimento da demanda de abastecimento de produtos, insumos, matéria-prima e/ou serviços para sua empresa.

Ao mesmo tempo, esse gerenciamento preza pela garantia de uma postura ética, de acordo com os princípios da governança corporativa e boas práticas de compliance.

Dessa forma, a gestão de fornecedores visa garantir o cumprimento dos parâmetros estabelecidos e assegurar a eficiência da cadeia de suprimentos, que, por sua vez, objetiva   atender as necessidades da operação de rotina e dar suporte para a expansão estratégica da companhia contratante.

Extra! Não deixe de conferir nosso guia completo da gestão de fornecedores e entenda todas suas etapas e aplicações desse tipo de gerenciamento.

Qual a verdadeira importância da gestão de fornecedores?

A gestão de fornecedores é importante, pois ajuda na antecipação de riscos inerentes a esse tipo de contratação e no fortalecimento da organização perante o mercado

Além disso, esse gerenciamento pode proporcionar aumento da competitividade e colocar a empresa na vanguarda do seu segmento.

Quanto a isso, destacamos que uma atuação estratégica e inteligente tem o intuito de agregar valor para a empresa, adquirindo ganhos financeiros e de reputação, que permitam a expansão dos negócios. Todavia, para atingir objetivos dessa natureza, é essencial contar com os parceiros certos. 

Ao se dedicar no gerenciamento dos parceiros da cadeia de suprimentos, a companhia se posiciona como uma marca que defende e busca o compliance, exigindo a conformidade na atuação dos seus fornecedores e promovendo uma conduta ética dentro e fora da sua estrutura física.

Elevar o nível de exigência para as empresas fornecedoras parcerias também estimula o mercado a crescer e encontrar novas soluções. Muitos cases de transformação digital em empresas são prova disso. 

Como é o caso do Magazine Luiza, que se tornou um dos marketplaces e varejistas de maior relevância no mercado nacional ao revolucionar seus investimentos e adotar uma estratégia digital completa. 

Além de estabelecer um padrão de qualidade mais alto, a companhia também teve grande impacto na forma como os revendedores interagem com os seus variados canais de atendimento.

Dica! Você pode aproveitar a inovação que a tecnologia oferece para a gestão de fornecedores com a Linkana, uma plataforma completa para homologar e gerenciar os membros da sua cadeia de suprimentos. 

Automatize a sua gestão de fornecedores
Use a tecnologia a seu favor, reduza os custos do seu setor de compras e pare de perder tempo com gestão de documentos, prazos e análises financeiras.

6 benefícios do gerenciamento de fornecedores

Para tornar ainda mais clara a importância da gestão de fornecedores, reunimos os seis principais benefícios que podem ser conquistados por meio dessa prática. 

Você perceberá que os fatores positivos gerados pelo gerenciamento adequado da cadeia de suprimentos são notáveis em curto, médio e longo prazo. Eles também variam de uma simples economia no momento da negociação até a consolidação de um padrão de qualidade respeitável. São eles:

  • redução de gastos relacionados à aquisição de suprimentos;

  • conquista de vantagens competitivas;

  • mitigação de riscos;

  • manutenção de padrões de qualidade;

  • proteção completa da operação;

  • otimização do planejamento estratégico.

Redução de gastos

Podemos começar a listar os benefícios de uma boa gestão de fornecedores com a redução de gastos relativos à aquisição de suprimentos. 

Ao conduzir o processo e identificar somente os fornecedores aptos a manter o nível de qualidade e atender a demanda da empresa, as compras realizadas ficam muito mais assertivas.

Sem realizar gastos desnecessários, e com mais chances de encontrar o melhor custo-benefício nas suas negociações, a companhia pode gerar uma economia significativa para sua operação, com a alternativa de reinvestir esses valores no próprio crescimento.

Conquista de vantagens competitivas

A gestão de fornecedores também serve para desenvolver a operação dos seus parceiros, uma prática que estimula a evolução do mercado, aumenta a relevância da própria organização e ainda aumenta sua competitividade em processos licitatórios e negociações.

Da mesma forma que um parceiro confiável tem preferência nas negociações, quando a contratante age de acordo com as diretrizes de compliance nas suas transações, ela recebe prioridade na hora de ser atendida pelos fornecedores, podendo conseguir descontos, incentivos e flexibilização nos pedidos.

Mitigação de riscos

Mitigar riscos na cadeia de suprimentos é um dos grandes focos dessa operação. Depender de terceiros para conquistar a satisfação dos seus próprios clientes é uma ameaça que precisa ser administrada para que não prejudique o desempenho da sua empresa.

Além disso, a atividade de terceiros pode trazer muitos riscos operacionais para a contratante, o que pode ser evitado com uma gestão de fornecedores assertiva, que analisa o compliance e a eficiência dos possíveis candidatos à formação da cadeia de suprimentos, antes de formalizar qualquer pedido.

Manutenção de padrões de qualidade

Todo esse cuidado possibilita estabelecer e assegurar um padrão de qualidade final para sua atividade. Deixando bem claro as diretrizes e exigências para os fornecedores, a contratante tem um respaldo para fazer exigências e garantir a manutenção do nível dos suprimentos entregues.

Proteção completa da operação

Por meio da gestão de fornecedores também é possível garantir a fluidez e segurança da rotina da empresa, evitando interrupções e demais problemas causados por terceiros. 

Por exemplo, como a capacidade produtiva do fornecedor é levantada antes de fechar negócio, você já pode calcular o ressuprimento e manter uma margem de segurança, trabalhando com múltiplos parceiros para cada item de necessidade.

Otimização do planejamento estratégico

Por fim, vale ressaltar a importância da gestão de fornecedores para a expansão dos negócios. Seguindo o raciocínio apresentado no tópico anterior, é possível ver que a demanda de suprimento de cada parceiro pode ser calculada para o momento atual, como também para uma eventual alteração na estratégia.

Imagine um cenário no qual sua empresa tem uma versão padrão de determinado produto e planeja lançar uma versão premium do mesmo item, utilizando componentes similares e outros de qualidade elevada.

Com uma gestão de fornecedores eficiente, é possível antecipar os parceiros que podem acompanhar a mudança e atender a nova demanda, obtendo uma vantagem estratégica importante para encurtar o processo e conquistar melhores resultados em menor tempo.

Como contar com bons fornecedores para crescer?

A partir dessas vantagens, fica claro que a gestão de fornecedores tem a capacidade de dar total aporte para o crescimento de uma organização. Afinal, essa é uma etapa essencial para formar uma estratégia vencedora e promover a evolução e valorização da marca.

Mas para chegar nesse objetivo, é fundamental utilizar as ferramentas certas, entre as quais podemos destacar a aplicação da Inteligência Artificial, com tecnologias que agilizam e asseguram bons resultados no gerenciamento de empresas fornecedoras.

É o que faz a Linkana, por meio do uso de recursos tecnológicos com Machine Learning e Robot Process Automation (RPA) para realizar a análise automatizada de documentos públicos de empresas, tornando muito mais rápido e eficiente a inicialização do processo de qualificação de fornecedores.

O que mais a Linkana tem a oferecer para o seu negócio?

A Linkana é a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques. 

Com isso, aceleramos radicalmente processos de onboarding, análise e monitoramento de fornecedores, utilizando dados e insights compartilhados entre as maiores corporações do Brasil.

As funcionalidades que você encontra no nosso sistema são:

Essa última função, inclusive, é a única que resolve a maior falha de procurement do momento, que é a ausência de uma base de dados de fornecedores compartilhada nesse mercado.

Por meio de uma solução inspirada no conceito Open Finance, os mais de 6 mil perfis de fornecedores cadastrados em nossa rede são compartilhados entre todos os usuários do nosso software.

A esses perfis demos o nome de Perfil Universal do Fornecedor, que consiste em um cadastro padronizado de dados relevantes de fornecedores, de acordo com as melhores práticas de segmento, trazendo efeito de rede para o envio e análise de dados entre vários compradores, com informações ESG e de D&I.

Utilize a fundação de dados de fornecedores compartilhados da Linkana e obtenha vantagens como:

  • redução do tempo necessário para encontrar empresas fornecedoras para o seu negócio; 

  • diminuição da carga de trabalho do time de compras e procurement, resultando no aumento da produtividade desses profissionais;

  • estruturação de um relacionamento com fornecedores mais rapidamente;

  • acesso facilitado a diversas informações e dados públicos devidamente preenchidos e atualizados, e muito mais!

Garanta uma gestão de fornecedores descomplicada e eficiente para sua empresa com a Linkana. Basta preencher agora o formulário abaixo para conferir como!

Leo Cavalcanti

Leo Cavalcanti

Advogado, especialista em Planejamento Tributário e Finanças, soma mais de 05 anos de experiência com rotinas de auditoria empresarial e tributária, além de conhecimento em controladoria e práticas de departamento jurídico corporativo. Atualmente é CEO e um dos co-fundadores da Linkana.

Artigos Populares

Ebook

Diversidade de Fornecedores

Tenha acesso a um guia completo de como estruturar o seu programa de diversidade de fornecedores. Veja erros, acertos, cases de sucesso e boas práticas do mercado!

logo linkana

Podcast

Procurement Hero

Líderes e referências do mercado de procurement batem um papo sobre tecnologia, dados e tendências.

Teste
Descubra se você é um comprador do futuro!

Tenha acesso a um guia completo de como estruturar o seu programa de diversidade de fornecedores.Veja erros, acertos, cases de sucesso e boas práticas do mercado!

logo linkana

Ferramenta

Consulta de CNPJ

Encontre o CNPJ e mais 10 outros dados de fornecedores em segundos.

logo linkana

Ebook

Gestão de Fornecedores

Descubra como fazer um gestão de fornecedores inteligente e guiada por dados na sua empresa!