Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Como trocar o fornecedor de energia migrando para o Mercado Livre de Energia?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

October 10, 2022

October 10, 2022

October 10, 2022

Conhecer as vantagens e desvantagens do Mercado Livre de Energia é fundamental se você tem interesse em trocar de fornecedor de energia

No Ambiente de Contratação Livre (ACL), ambiente em que o Mercado Livre está, consumidores podem contratar energia diretamente de empresas geradoras ou comercializadoras de energia elétrica. 

Um levantamento feito pelo Ibope e pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) mostra que 80% dos entrevistados gostariam de ter a oportunidade de escolher seu fornecedor de energia elétrica

Existem algumas regras para realizar esse processo, assim como prós e contras. Explicaremos esses pontos neste artigo para você considerar se vale a pena ou não migrar para o Mercado Livre de Energia. 

Continue lendo e saiba mais!

Como trocar e escolher um novo fornecedor de energia? 

O setor energético brasileiro está segmentado em dois ambientes: o Ambiente de Contratação Regulada (ACR), também chamado Mercado Cativo, e o Ambiente de Contratação Livre (ACL), mencionado anteriormente.

No ACR, os consumidores cativos podem contratar energia apenas das concessionárias definidas pelo governo, o que não permite escolher preço ou período de contratação, por exemplo. 

Por outro lado, ao migrar para o Mercado Livre de Energia é possível escolher o fornecedor de energia e negociar preços, prazo, volume e forma de pagamento diretamente com eles. Consequentemente, os consumidores conseguem preços melhores e reduzem os custos com essa despesa. 

Dentre as principais regras para fazer a migração, destacamos: 

  • fazer parte da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE); 

  • enquadrar-se em uma das três categorias abaixo:

    • Consumidor Livre: ter demanda mínima de 1,5 MW;

    • Consumidor Especial: ter demanda entre 500 kW e 1,5 MW e pode adquirir energia de fontes renováveis;

    • Comunhão: fazer comunhão de cargas com outras unidades consumidoras para atingir o mínimo necessário de 500 kW.

Aqui você confere quais são todas as regras do Mercado Livre de Energia.

A seguir, vamos mostrar as vantagens e desvantagens do Mercado Livre de Energia para você considerar se a migração faz sentido para a realidade da sua empresa ou não. 

Vantagens e desvantagens do Mercado Livre de Energia

Para começar, mostraremos as vantagens do Mercado Livre de Energia. Veja quais são elas.

Possibilidade de negociar a compra de energia diretamente com o fornecedor

Cabe ao consumidor escolher qual fornecedor tem o melhor custo-benefício para o que ele precisa naquele momento, o que significa maior liberdade de escolha

Enquanto no Mercado Cativo o consumidor não pode escolher o fornecedor e o período de contratação, no Mercado Livre de Energia é possível negociar todos os detalhes da contratação com o fornecedor de sua preferência.

Redução de custos

O Mercado Livre de Energia é altamente competitivo, então os preços são mais atrativos e, com isso, é possível economizar até 35% com os gastos de energia elétrica. Desse modo, as empresas conseguem reduzir os custos com essa despesa. 

É claro que, para isso, é essencial monitorar as oscilações do mercado para identificar os melhores momentos de compra, assim como fazer orçamentos com diferentes fornecedores. 

Leia também: Gestão de fornecedores: o guia completo dos principais motivos para se fazer, ferramentas e benefícios práticos (ROI)

Contratação de energia sob medida

É possível contratar energia considerando a expectativa de consumo da empresa durante o período de vigência do contrato. Inclusive, essa é uma das principais vantagens do Mercado Livre de Energia, pois proporciona maior previsibilidade de custos

Além disso, é possível contratar energia para o “futuro”, ou seja, fechar um contrato para os próximos anos, o que também garante um maior controle do orçamento e facilita a gestão financeira empresarial.

Vale mencionar que os contratos permitem prever sazonalidades, o que significa readequar o fornecimento de energia para períodos em que a empresa demanda mais eletricidade.

Aquisição de energia de fontes renováveis

Os consumidores livres podem comprar energia de fontes renováveis, como eólica, solar e de biomassa. Isso é importante para diminuir o impacto ao meio ambiente, assim como reduzir a emissão de gases que agravam o efeito estufa.

Ou seja, as empresas contribuem para a sustentabilidade ao contratar energia dessas fontes.

Confira 9 exemplos de sustentabilidade corporativa para sua empresa observar ao escolher fornecedores.

Até aqui mostramos algumas das vantagens do Ambiente de Contratação Livre, então agora vamos às desvantagens do Mercado Livre de Energia.

Exposição à variação de preços

No Mercado Livre de Energia, existe uma volatilidade de preços. Para evitar se expor a isso, o ideal é fazer uma análise criteriosa da demanda de energia para definir o volume que deve ser contratado. 

Essa análise considera o histórico de consumo e também projeta qual o volume esperado para o período da contratação. Isso reduz o risco de ter que contratar energia fora do contrato e se expor ao Preço de Liquidação de Diferenças (PLD)

Ao fechar o contrato, o preço acordado é válido durante todo o período de contratação. Contudo, caso seja necessário contratar energia adicional, o consumidor ficará exposto à volatilidade dos preços por conta do PLD, referência para valorar a energia no Mercado de Curto Prazo (MCP).

Saiba mais sobre o PLD e como ele é calculado no vídeo abaixo: 

https://www.youtube.com/embed/4qgrqRl48oU

Contratação de volume inadequado para o consumo 

Planejamento e estratégia são as palavras de ordem ao operar no Mercado Livre de Energia. 

Ao contratar um volume inadequado de energia, corre-se o risco de sofrer um déficit e ter que comprar energia no MCP, explicado acima, ou sofrer a incidência de multa por exceder o limite previamente acordado.

Para aproveitar todas as vantagens do Mercado Livre de Energia e não ser impactado pelas desvantagens, o ideal é contar com o suporte de uma empresa gestora

Ter o apoio de uma consultoria permite migrar para o ACL com segurança, cumprir todas as obrigações legais, fazer uma análise mais precisa da demanda de energia a ser contratada, e obter as melhores condições e preços na contratação de energia.

Aproveite e veja aqui qual a importância de uma consultoria no Mercado Livre de Energia.

Esperamos que você tenha entendido como trocar de fornecedor de energia e também quais são as vantagens e desvantagens do Mercado Livre de Energia.

Esse artigo foi escrito pela Esfera Energia, empresa referência nacional em gestão de energia no Mercado Livre de Energia.

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market